Qual melhor técnica usada para desenvolver o emocional para o individuo com Transtorno Personalidade

7 respostas
Qual melhor técnica usada para desenvolver o emocional para o individuo com Transtorno Personalidade Esquizóide?
Entende-se por "esquizóide" alguém que tem poucas, ou nenhuma, relações sociais, com estilo de vida mais solitário e pouca tonalidade emocional.
Tais pessoas não apresentam sofrimento psíquico em função disso, porém podem causar alguma frustração nos familiares. É preciso entender que o desejo de ver alguma socialização e maior expressão emocional, muitas das vezes, é do familiar e não do paciente.
De qualquer maneira, o paciente costuma ter alguns interesses específicos que servem como gancho para promover alguma interação social.
Diferentes tipos de abordagens psicológicas podem servir como suporte, mas sem a pretensão de "desenvolver o emocional", servem principalmente ao familiar para promover uma convivência harmoniosa.

Olá!
O Transtorno de Personalidade Esquizóide (TPE) é caracterizado pela falta de interesse em relações sociais, tendência ao isolamento, introspecção, frieza emocional e elaborada atividade intelectual.O que para qualquer pessoa é evidente, abrir-se ou fechar-se ao contato, para o esquizóide é um enigma. O próprio contato assume contornos ameaçadores.
Deste modo, em psicoterapia, o objetivo é compreender e evitar o sentimento de ameaça. Atuando com paciência, tolerando as lentidões e interrupções de comunicação, espera-se criar um espaço de intimidade na relação paciente/terapeuta, desenvolvendo, assim, o contato emocional. O prognóstico, isto é, a resposta ao tratamento, depende da gravidade da angústia. Quando o contato analítico é possível, o prognóstico é positivo. Ou seja, sendo ouvido em suas dificuldades, a pessoa pode se desenvolver emocionalmente de maneira satisfatória. Espero ter ajudado! Fico à disposição para outros esclarecimentos.
Um abraço,
Fiama
O ideal é realizar psicoterapia, levando em consideração que há várias tecnicas e modalidades que oferem ajuda às dificuldades de relacionamento típicas do transtorno de personalidade esquizóide.
É muito importante que escolha um terapeuta que lhe faça sentir seguro o suficiente para enfrentar as dificuldades típicas deste diagnóstico.
De qualquer forma, o diagnóstico é apenas uma diretriz, o psicoterapeuta vai ajudar a sua pessoa, ajudando a integrar na sua personalidade dificuldades pessoais que são únicas para cada pessoa.
Olá, para tal transtorno a técnica ideal é psicoterapia cognitivo-comportamental focada na flexibilização de pensamentos e crenças disfuncionais de ameaça.
As personalidades com traços esquizotímicos ou esquizóides,são forjadas pelos que tendem à se esquvar diante das experiências fortalecedoras da vida, preferindo buscar instrução sôbre as mesmas, utilizando o intelecto e reprimindo os sentimentos. O desenvolvimento emocional é diretamente proporcional à disposição íntima de enfrentar e vencer os episódios existenciais. Cada episódio ou etapa vencida, leva-nos a alcançar determinado nível de "conhecimentos-experienciais"que ditam uma idade afetiva. As psicanálises de orientação finalista adotam estes fundamentos na sua abordagem terapêutica.
Olá! procure um bom Psiquiatra. Paz e Bem!
Os indivíduos com transtorno de Personalidade Esquizótipica vivenciam os relacionamentos interpessoais como problemáticos, sentindo desconforto na interação com outras pessoas. Expressam infelicidade, entretanto são apáticos em relação ao contato íntimo. Assim, não têm amigos íntimos, sua rede de contatos é limitada, restringindo-se ao ciclo familiar. Sentem-se complementarmente desconfortáveis em situações sociais.