Qual o melhor pão para ser consumido , para quem tem gastrite e uma leve esofagite?

4 respostas
Qual o melhor pão para ser consumido , para quem tem gastrite e uma leve esofagite?
Alimentação recomendada para pacientes com gastrite e esofagite de refluxo deve estar direcionada a um maior fracionamento do número de refeições; com porções menores. Reduzir o consumo de irritantes gástricos: bebidas ricas em cafeína, doces concentrados, pimenta, e alimentos flatulentos( batata doce, repolho, pimentão, pepino, couve-flor, entre outros ) Dar preferência a pães integrais( sem presença de castanhas e muitas sementes )pão de aveia, quinoa, chia ou até mesmo nas versões zero glúten com presença de fibras ( seriam os mais indicados ). Procure uma nutricionista para lhe prescrever um plano alimentar adequado( afinal para cura da gastrite e refluxo a dietoterapia é essencial ).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde!
Importante priorizar o consumo de alimentos integrais e de origem vegetal, carregados de fibras, vitaminas e minerais. Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal. Deverá também excluir da dieta condimentos picantes e especiarias irritantes à mucosa esofágica (pimenta do reino, pimenta malagueta, hortelã, canela, menta). Evitar refeições volumosas, principalmente à noite. Procure um nutricionista para uma orientação individualizada. Abraços!
O ideal é o fracionamento das refeições, com menor volume de cada uma delas. Aumentar consumo de frutas e vegetais e evitar consumo de alimentos irritantes da mucosa, como pimenta, canela, gengibre, cafeina. Leites e derivados tb podem piorar o quadro.
Evite tb industrializados, preferindo um pão caseiro com farinha de aveia e amêndoas.
O tipo de pão vai depender da causa da gastrite e esofagite. Se houver alguma hipersensibilidade (alergia) ao trigo, é possível que seja necessário utilizar alternativas sem glúten. Contudo, é algo extremamente individual. De uma forma geral, alimentos integrais trazem mais benefícios à saúde e prevenção de doenças, sendo as melhores alternativas. Mais do que se preocupar com os pães, na ausência de alergias, é evitar os alimentos que podem agredir o estômago, como café, alguns chás (com cafeína, em especial), pimenta, bebidas gaseificadas, excesso de açúcar, etc., além de evitar ficar muito tempo com estômago vazio. Por outro lado, o estresse crônico tende a aumentar a produção de ácido clorídrico e poderá piorar o quadro geral.

Especialistas

Leonardo da Cruz Peixoto

Leonardo da Cruz Peixoto

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Carolina Fischer Cunha

Carolina Fischer Cunha

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Leopoldo

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Bruno Dias Cavalcanti Ribeiro

Bruno Dias Cavalcanti Ribeiro

Especialista em clínica médica

Timbaúba

Luiz Cariello

Luiz Cariello

Cirurgião geral

Vila Velha

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1528 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.