Qual o melhor tratamento para um paciente com sintomas de ansiedade generalizada, baixíssima auto-estima,

11 respostas
Qual o melhor tratamento para um paciente com sintomas de ansiedade generalizada, baixíssima auto-estima, problemas de concentração e organização, descrença nos efeitos de medicação, pensamentos suicidas e dificuldade em aceitar ajuda por acreditar que nada irá reverter esse quadro?
Como você relatou, o sintoma e a descrença andam de mãos dadas. O sintoma é uma forma de encontrar uma válvula de escape para algo que borbulha no inconsciente, e como tal, não tem a intenção de abrir mão deste lugar. Infelizmente os sintomas apesar de prestarem um serviço ao psiquismo também trazer sofrimento ao corpo e é por isto que o desejo do paciente é importante para qualquer processo que venha a produzir algo diferente deste sintoma, quem sabe um sintoma melhor possa já representar uma situação mais aprazível de vida? Que tal tentar? Busque ajuda quando acreditar que você é a peça chave no tratamento.

Olá. Recomendo fortemente a associação entre a a terapia de abordagem cognitivo-comportamental e o tratamento medicamentoso.
Pelo o que você descreve, parece sentir que não há saída para o que está vivendo.

E isso faz com que se mantenha no mesmo lugar ao não procurar ajuda.

É possível sim encontrar outros caminhos para o que está acontecendo.

E escrever aqui perguntado sobre o que é possível fazer é um primeiro passo para isso, além de mostrar que alguma esperança de melhora é percebida por você.

Procure um profissional da área psi, em especial os que tratam pela fala.

Por aí vai poder falar sobre tudo o que tem vivido e terá chances de descobrir muito mais a seu respeito e encontrar novas maneiras de lidar com o que vive.

Até mais!
não ficou muito claro para mim se a pergunta é sobre você ou sobre alguém que você conhece. No primeiro caso, concordo com o que falaram - um psicólogo com certeza é fundamental e um psiquiatra talvez também venha a ser necessário. No segundo caso, se o que precisa é convencer alguém, às vezes uma consulta pontual com um psicólogo pode ajudá-lo(a) a construir uma argumentação que possa obter resultados positivos.
Olá!
Como a colega recomendou a Terapia Cognitiva-Comportamental associada ao Tratamento Psiquiátrico apresenta ótimos resultados. Um abraço.
Existem várias técnicas terapêutica que podem te ajudar!Acredito que o melhor tratamento será aquele que você se sentir mais confortável. Considere o fato de existirem profissionais quem tem como propósito de vida ajudar apessoas como você. Talvez uma técnica que atue no campo energético pode ajudar muito nesse primeiro momento. Não desista jamais!
Olá. Sugiro a Terapia Cognitivo Comportamental associada com o a consulta Psiquiátrica. Na terapia tem-se a psicoeducação a respeito das queixas acima, o paciente entende o que está sentindo como também a importância do uso de medicamentos se necessário. Nas sessões ocorre a reestruturação cognitiva dos pensamentos disfuncionais, refletindo assim na mudança do comportamento e emoções. É uma abordagem que tem tido sucesso em muitos casos como no acima relatado. Abraço
Primeira observação: Você precisa acreditar que alguma coisa possa te " salvar". Acreditar no tratamento, no médico, no psicólogo é fundamental para que o tratamento tenha êxito. Caso contrário, você está jogando do outro lado - do lado da doença. Após ter superado esta fase da negação, sugiro Terapia Cognitivo-Comportamental com medicação adequada. Espero ter ajudado!
Olá! Concordo com os colegas... deve procurar ajuda profissional de um psiquiatra e psicólogo. O psiquiatra poderá avaliar os sintomas, diagnosticar e medicar se for necessário. Já o psicólogo irá ajudar no processo de autoconhecimento, auxiliando a elevar a autoestima, compreender os sentimentos, os motivos de não aceitar ajuda e acreditar na melhora.
Olá!
Acredito que o melhor tratamento pode ser um processo psicoterapêutico, de médio a longo prazo. São muitas queixas, que precisam de tempo para serem devidamente esclarecidas e trabalhadas. Sei que o processo de aceitar ajuda pode não ser dos mais fáceis, mas o primeiro passo é muito importante em busca de uma melhora consistente da sua saúde mental.
Olá recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida. O psicoterapeuta poderá ajudar você a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autora da sua nova história.