Qual o papel que a terapia psicanalista pode exercer em um bipolar (tipo 1)?

30 respostas
Qual o papel que a terapia psicanalista pode exercer em um bipolar (tipo 1)?
Se um paciente estiver totalmente estabilizado, pode fazer psicanálise para ser analisado e encontrar explicações para seus comportamentos de acordo com o referencial da metapsicologia. No tratamento do transtorno bipolar, não há evidências de que a psicanálise seja útil.

Gostaria de ouvir de um psicanalista daqui, já que acredito ser o próprio profissional a melhor pessoa a definir seus objetivos técnicos; mas, em meu entender não há atuação pretendida pela psicanálise, em uma crise psicótica, objetivando trazer benefício objetivo ao paciente. Imagino que possa haver benefício ao estudo clínico/compreensão de um caso.
Olá, como vai?
A partir da sua pergunta pude pensar algumas coisas. Bipolar tipo 1 é um diagnóstico psiquiátrico dado por um médico que avaliou uma pessoa. Este diagnóstico pode ser útil para informar um outro médico ou orientar uma conduta medicamentosa. No entanto, este diagnóstico não informa o psicanalista sobre quem é a pessoa que está diante dele. Um psicanalista trabalha cotidianamente fazendo diagnóstico, mas um diagnóstico psicanalítico que é fundamentado em aspectos diferentes do diagnóstico do psiquiatra. Ele é baseado na relação estabelecida com o profissional na sessão, na história de vida da pessoa e nas condições psíquicas da pessoa no momento da consulta. Se você tem vontade de se cuidar através da psicoterapia, sugiro que visite um profissional psicanalista, psicólogo ou terapeuta que pratique esta modalidade de atendimento. Assim você poderá conhecer como funciona e ter sua experiência. Entendo que todo mundo pode se beneficiar de um bom acompanhamento psicanalítico ou psicoterapeutico.
Boa noite! A psicanálise, visa auxiliar o paciente a se implicar e se apoderar de sua condição de ser; o que pode parecer simples mas, não é tão simples assim. Descobrir em si potenciais para vir a ser o que se é, ao invés de somente existir (ser e existir são condições diferentes e implicam responsabilidades diferentes). Na sociedade atual, não é incomum encontrar pessoas inertes na condição do existir, o que à longa data, em alguns casos, pode resultar em distúrbios emocionais importantes.
A psicanálise não visa buscar explicações para os comportamentos e sim, possibilitar ao paciente, paulatinamente, uma ampliação do pensar sobre si mesmo e suas escolhas; conferindo e auxiliando para a autossuficiência e liberdade de ser e fazer escolhas.
A psicanálise é útil em casos de transtorno bipolar, uma vez que o mesmo pode vir de fatores tanto genéticos quanto ambientais, existe um prognóstico de favorecer na manutenção da qualidade de vida diária. Do contrário os pacientes assim diagnosticados, estariam fadados ao uso de psicotrópicos como medida de controle, independente da qualidade de vida e, não é isso que como profissional, entendo como saúde mental.
É "imprescindível" que o paciente, mesmo em análise pessoal, faça acompanhamento com médica (o) Psiquiatra, para interação medicamentosa (esta parte totalmente de responsabilidade do profissional designado).
Resumidamente, o acompanhamento conjunto de uma boa Médica (o) Psiquiatra e uma Psicanalista, pode ser de grande auxílio para controle do transtorno e qualidade de vida.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! Não há um papel pré definido, a conduta do psicanalista varia de acordo com cada caso, respeitando sua singularidade. Como bem levantando pela Luciana, este profissional trabalha para além do diagnóstico do paciente. Ele levará em consideração todos aspectos levantados em sessão, suas significações, experiências de vida, posição subjetiva entre outros.
Boa noite. Como já foi dito acima, a Psicanálise, ao menos nas condições que é praticada hoje em dia, uma a duas vezes por semana, não é suficiente para dar conta de uma situação aguda, seja num caso de bipolaridade ou outro caso de psicose qualquer, daí a necessidade de acompanhamento medicamentoso e, algumas vezes de internação. Entretanto, na minha experiência com pacientes que passaram por essa situação, tenho constatado que o acompanhamento psicanalítico tem se revelado de bastante utilidade. Alguns pacientes conseguem voltar a ter uma vida comum, retornando às suas atividades anteriores de trabalho ou estudo. Acredito que isso se deva a um melhor entendimento do próprio funcionamento e aceitação de sua singularidade. Costumo dizer que qualquer pessoa que já passou por uma crise psíquica tem o receio, consciente ou não, de que ela se repita (Winnicott, 1963). Em análise o paciente vai perceber que nem tudo o que ele sente é sinal de doença e que muitos do seus sentimentos são comuns a todos os seres humanos.
O papel da psicanálise é em ouvir o sujeito independente do tipo de queixa. Não temos viés medico ou comportamental. É pela fala e pelas intervenções no setting analítico que o tratamento se dá.
A psicanálise entende que um paciente é mais que um diagnóstico. Cada sujeito é único e tem a sua história singular. Ela possibilita, através da escuta do sujeito, falar sobre inclusive o que o levou a receber esse diagnóstico e, em alguns casos, é possível inclusive revertê-lo.
A psicanálise não promete nada, é uma possibilidade. É um trabalho junto ao paciente, através da sua escuta, que possibilitará a ele se a ver com aquilo que é de sua história.
Ali está uma pessoa que, possivelmente, tem questões a serem tratadas e para isso, com a vontade do paciente em ver suas questões, a colaboração e entendimento dos familiares e o compromisso com sua análise, é possível sim ao paciente se responsabilizar com aquilo que lhe diz respeito.

O tratamento do paciente com diagnóstico do transtorno bipolar tipo I envolve acompanhamento psiquiátrico, combinação de medicamentos, psicoterapia. O tratamento pode durar toda a vida. A psicoterapia psicanalítica, a depender da abordagem, pode promover um ambiente confiável e acolhedor o que possibilitará ao paciente entrar em contato com sua própria história e poder dar um novo sentido a ela.
Caso já esteja com o tratamento medicamentoso sugiro que procure um psicanalista da sua região e agende um atendimento. Boa sorte!
A psicanálise irá investigar, proporcionar o auto conhecimento do paciente, mesmo em transtornos de bipolaridade. Ao desenvolver um surto psicótico seja pela euforia ou crises agudas de de pressão, o paciente tem que ser medicado. Aliás só apenas com o diagnóstico bipolar já precisa estar tbm sendo acompanhado por um profissional psiquiatra.
Ao longo do tratamento o desejo da busca pela cura e a estabilizacao, farão com que as sessões de psicanálise sejam eficazes sim. A psicanálise atinge a camada mais profunda do analisando, quando este independente de sua patologia, busque o lado interior de si mesmo. É eficaz sim!!!!! Otima
A psicanálise irá trabalhar o sujeito como todo atuando nos processos inconscientes em observação dos sintomas. Neste caso a bipolaridade é tratada como um sintoma, o qual é produzido por mecanismos do inconsciente produzidos a partir das primeiras relações.
O tratamento se dará através da fala pelo método da associação livre.
Espero ter ajudado!
Se o paciente já foi diagnosticado, faz uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra, ele (o médico especialista que está tratando a patologia) é a pessoa mais indicada a decidir qual tipo de terapia o paciente deve utilizar de acordo com singularidades inerentes à seu paciente.

Olá, bom dia!
Além dos depoimentos que os colegas Psicanalistas mencionaram acima, o tratamento psicanalítico oferece ferramentas para que o paciente possa:
- Trabalhar os conteúdos recalcados do paciente para que fique livre das emoções negativas quanto a fatos passados.
- Na conscientização da necessidade de aderir ao tratamento de forma eficaz, levantando as consequências de não fazê-lo.
- Auxiliar o paciente na aceitação de sua patologia.
- Trabalhar a resiliência para lidar com as situações adversas da vida, visto que são inevitáveis, fortalecendo assim seu limiar às frustrações, evitando gatilhos para disparo das crises e da própria doença.
Porém, diferentemente da psiquiatria, o
diagnóstico psicanalítico não tem relação direta e
sistemática com uma descrição psicopatológica de “quadros
clínicos”. Na psicanálise, o diagnóstico busca identifica
estruturas de sentido, definidas pelo mecanismo que marca o
trajeto edípico de cada sujeito: neurose, psicose e
perversão
A Psicanálise ajuda muito os pacientes que recebem o diagnóstico de Bipolaridade tipo 1. Eu recomendo. Caso queria agende a sua sessão com um psicanalista de seu interesse para descobrir se o tratamento pode te trazer benefícios.
O trabalho da terapia associado aos medicamentos são indicados, portanto, uma parceria psicólogo e psiquiatra vão ajudar nas suas questões, trazendo, com o decorrer dos tratamentos, melhora na condição de vida de modo geral.
Voce deve ter um psquiatra e um acompanhamento terapeutico.
Boa noite.
Todas as respostas dos colegas psicanalistas são pertinentes.
Do momento que se estabelece a relação de confiança entre o analisando e o analista, os diagnóstico que são trazidos ficam em segundo plano.
A psicanálise trabalha com o material que se coloca em cada sessão.
Continue seu tratamento com o psiquiatra e procure um Psicanalista com quem desenvolva empatia ,certamente vai lhe ajudar muito a elaborar ferramentas para enfrentar todos os sintomas que se apresentem.
Acredito que a psicanálise vem complementar a ação medicamentosa do paciente. Uma vez estabilizado, o paciente, assim como outro qualquer, fará uso da terapia no sentido de se encontrar como pessoa, entendendo os seus conflitos pessoais, trazendo uma qualidade melhor de vida ao paciente.
o psicanalista ira ouvir a queixa . É pela fala e pelas intervenções no setting analítico que o tratamento se dá.
Olá,

O maior ganho que a Psicanálise tem a produzir é o de uma compreensão profunda acerca do que se é e os modos de lidar com os mais diversos tipos de sofrimentos, sejam eles por ordem de algum diagnóstico ou não.

Em relação a Bipolaridade, o trabalho tem como enfoque o que o sujeito entende de seu diagnóstico e a reflexão acerca dos modos possíveis e individuais para lidar com o que se apresenta como doloroso.

Espero ter auxiliado.

Estou à disposição!
O objetivo da análise é possibilitar ao sujeito a criação de novos significados sobre si mesmos além daqueles estabelecidos pelos padrões médicos e sociais. A análise conduz o sujeito à criação de si mesmo a partir do dispositivo da linguagem. Isso não significa necessariamente a extinção do sintoma, mas a ressignificação dele na vida.
Olá! É fundamental manter acompanhamento com psiquiatra. A psicanálise é muito útil para que o paciente identifique e trabalhe suas questões emocionais inconscientes e, nesse caso específico, o processo analítico possibilita a conscientização acerca das situações que podem deflagrar as crises (para que ele possa se manter mais tempo longe delas) e da necessidade de prosseguir no tratamento.

A terapia psicanalítica que busca compreender a dinâmica da mente inconsciente e os conflitos internos que podem estar relacionados a problemas de saúde mental. Em casos de transtorno bipolar tipo 1, a terapia psicanalítica pode ser uma ferramenta importante para ajudar a pessoa a compreender as causas subjacentes de seus sintomas e a lidar com os desafios emocionais associados a essa condição.

A terapia psicanalítica pode ajudar a pessoa com transtorno bipolar tipo 1 a desenvolver habilidades de coping, identificar e gerenciar os fatores desencadeantes de suas crises, e desenvolver estratégias para lidar com as diferentes fases do transtorno. Além disso, poderá ajudar a pessoa a desenvolver uma maior auto-consciência e autoconhecimento, o que pode ser útil para melhorar a capacidade de gerenciar seus sintomas.

No entanto, é importante lembrar que o transtorno bipolar tipo 1 é uma condição médica complexa que geralmente requer tratamento multidisciplinar, incluindo medicamentos, terapia comportamental, e outras abordagens. A terapia psicanalítica pode ser uma parte importante desse tratamento.
A terapia psicanalítica pode ser útil para pessoas com transtorno afetivo bipolar de diversas maneiras. Aqui estão algumas das formas como a terapia psicanalítica pode ajudar:

Compreender a origem dos sintomas: através da terapia, é possível explorar as causas subjacentes da condição, incluindo eventos traumáticos ou questões emocionais não resolvidas.

Melhorar a auto-consciência: a terapia psicanalítica pode ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de seus pensamentos, emoções e comportamentos, o que pode ajudá-la a controlar melhor sua condição.

Aprender a lidar com questões emocionais: a terapia psicanalítica pode ajudar a pessoa a lidar com questões emocionais complexas, como raiva, culpa e vergonha, que possam estar contribuindo para sua condição.

Aprender a lidar com estressores: a terapia psicanalítica pode ajudar a pessoa a identificar e lidar com estressores, como problemas de relacionamento ou questões financeiras, que possam desencadear episódios de mania ou depressão.

Lembre-se de que a terapia psicanalítica geralmente é apenas uma parte do tratamento para o transtorno afetivo bipolar. É importante trabalhar com um psiquiatra para garantir o uso adequado de medicamentos e outros tratamentos complementares.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A terapia psicanalítica pode ser extremamente útil para pessoas com transtorno bipolar tipo 1. Ela pode ajudar a pessoa a entender melhor suas emoções, pensamentos e comportamentos, bem como a identificar e lidar com os fatores desencadeantes de episódios maníacos e depressivos. A terapia também pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com o estresse, a ansiedade e outros sintomas relacionados ao transtorno bipolar. Além disso, a terapia psicanalítica pode ajudar a pessoa a desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida e ajudar a prevenir recaídas.
A terapia psicanalítica pode ser uma forma útil de tratamento complementar para uma pessoa com transtorno bipolar tipo 1. Embora a terapia não seja uma cura para o transtorno bipolar, pode ajudar a pessoa a gerenciar os sintomas da doença, melhorar sua qualidade de vida e reduzir a frequência e a intensidade dos episódios.

Na terapia psicanalítica, o foco é explorar a vida emocional, a história de vida e as experiências inconscientes da pessoa. O objetivo é ajudar o paciente a compreender melhor seus pensamentos e comportamentos e a desenvolver estratégias de enfrentamento mais eficazes para lidar com as emoções intensas que acompanham o transtorno bipolar.

A terapia psicanalítica também pode ajudar a pessoa a identificar padrões de pensamento e comportamento que podem contribuir para o ciclo de episódios depressivos. Por exemplo, a terapia pode ajudar a pessoa a entender como o estresse ou certos relacionamentos podem desencadear episódios maníacos ou depressivos.

É importante ressaltar que a terapia psicanalítica não é um substituto para o tratamento médico tradicional do transtorno bipolar, que geralmente inclui medicamentos estabilizadores do humor. No entanto, a terapia pode complementar esses tratamentos e ajudar a pessoa a gerenciar melhor sua condição. Psicanálise é do bem e faz bem!
A psicanálise pode contribuir ajudando o paciente a identificar gatilhos que possam desencadear suas crises e ajudar na construção de ferramentas sociais e psíquicas que contribuam para uma vida menos sofrida, com menos altos e baixos.
É importante que junto ao processo psicanalítico o paciente também faça um acompanhamento psiquiátrico. O melhor cenário, pela minha experiência, é quando ambos profissionais conseguem manter um diálogo sobre os rumos do tratamento e um bom processo de comunicação e empatia com o paciente.
Compreendo a sua preocupação e posso explicar o papel da terapia psicanalítica no tratamento do transtorno bipolar tipo 1. A terapia psicanalítica é uma abordagem que pode ser valiosa para indivíduos que enfrentam essa condição. Ela oferece um espaço seguro para explorar pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento, o que pode ajudar na gestão do transtorno bipolar de várias maneiras. Na terapia psicanalítica, os pacientes podem explorar seu mundo interior, incluindo questões não resolvidas e padrões de pensamento que podem estar relacionados aos episódios maníacos e depressivos. O autoconhecimento é um dos principais benefícios da terapia, permitindo que os pacientes reconheçam sinais precoces de episódios e aprendam a autorregular suas emoções. Além disso, a terapia psicanalítica aborda as relações interpessoais, o que é fundamental, pois o transtorno bipolar pode afetar significativamente as interações com amigos, familiares e colegas. Também pode ajudar na adesão ao tratamento médico, abordando possíveis resistências e promovendo a compreensão da importância do tratamento. É importante lembrar que a terapia psicanalítica é frequentemente combinada com tratamento médico, incluindo medicações estabilizadoras de humor, para proporcionar um cuidado abrangente. Cada indivíduo é único, e a abordagem terapêutica deve ser personalizada de acordo com suas necessidades específicas. Se tiver alguma dúvida adicional ou preocupação, estou aqui para fornecer apoio e esclarecimentos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 230
A psicanálise, como forma de terapia, pode desempenhar um papel significativo no tratamento de indivíduos com Transtorno Bipolar do Tipo 1, oferecendo uma abordagem complementar às intervenções médicas tradicionais, tais como a medicação. Este transtorno caracteriza-se por episódios de mania ou hipomania alternados com períodos de depressão, afetando significativamente a qualidade de vida e o funcionamento social e profissional do indivíduo.
Papel da Psicanálise
1. Compreensão Profunda do Sofrimento Psíquico
A psicanálise permite uma exploração profunda dos processos mentais inconscientes que podem estar na base dos sintomas bipolares. Isso inclui a análise dos conflitos internos, traumas passados, e padrões de relacionamento que podem influenciar a manifestação do transtorno. Ao trazer esses aspectos para a consciência, o indivíduo pode começar a entender e trabalhar sobre os fatores psíquicos que contribuem para a sua condição.
2. Estabilização Emocional
Embora a medicação seja primordial para a estabilização do humor, a psicanálise oferece um espaço seguro para expressar sentimentos e pensamentos que podem ser difíceis de compartilhar em outros contextos. Esse processo terapêutico pode ajudar a aliviar a intensidade dos estados emocionais extremos, proporcionando uma forma de regulação emocional que complementa o tratamento farmacológico.
3. Melhora na Autoestima e nas Relações Interpessoais
Pessoas com Transtorno Bipolar do Tipo 1 frequentemente experimentam dificuldades em suas relações interpessoais e uma deterioração da autoimagem. A terapia psicanalítica pode ajudar a melhorar a autoestima e a desenvolver habilidades relacionais mais saudáveis, promovendo uma maior compreensão de si mesmo e dos outros.
4. Prevenção de Recaídas
Através do reconhecimento e da gestão de sinais precoces de episódios de mania ou depressão, a psicanálise pode desempenhar um papel na prevenção de recidivas. A terapia pode ajudar o indivíduo a identificar padrões de pensamento e comportamento que precedem os episódios de alteração do humor, facilitando a implementação de estratégias para evitar sua escalada.
Considerações
É importante ressaltar que o sucesso da psicanálise, como parte do tratamento do Transtorno Bipolar do Tipo 1, depende de vários fatores, incluindo a severidade dos sintomas, a adesão à medicação prescrita, e a relação terapêutica estabelecida entre o analista e o paciente.
Em resumo, a psicanálise pode oferecer insights valiosos e suporte emocional para indivíduos com Transtorno Bipolar do Tipo 1, embora deva ser considerada parte de um plano de tratamento abrangente que inclui, de forma primária, a farmacoterapia e o acompanhamento médico regular. Recomenda-se a consulta com profissionais de saúde especializados para uma avaliação adequada e para a elaboração de um plano de tratamento personalizado.