Qual período de internação para cirurgia de correção do prognatismo? Tem idade máxima recomendada

4 respostas
Qual período de internação para cirurgia de correção do prognatismo? Tem idade máxima recomendada para este procedimento ? E o tempo de recuperação da cirurgia?
Meu caro, o período de internamento varia de acordo com o procedimento proposto, mas um período máximo de 48 horas é o que normalmente se faz. Isso se não houver nenhum problema.
Não existe idade máxima. O que temos que pensar é que é uma cirurgia muito traumática, que usa fraturas faciais programadas para alcançar seu objetivo.
A partir de 10/15 dias temos a involução de quase todo o edema e liberamos nossos pacientes para quase tudo. Para esportes que exponham nossos pacientes a traumas de face, devemos aguardar a consolidação das fraturas, que ocorre, em média, em 120 dias.

Antes de aderir a uma cirurgia podes fazer um tratamento natural, Demora um pouco mais mas as vantagens são compensadoras pois podes ter outros problemas associados como a respiração bucal ou alterações faciais que nem imaginavas possuir. O prognatismo pode ser tratado sem cirurgias assim que o problema é constatado ( 4,6, 8 anos ou mais). Sempre dei atenção a idade e hoje posso dizer que pode ser feito em qualquer idade.
Procure alguém que faça a Reabilitação DInâmica e Funcional dos Maxilares na sua cidade.
O tempo de internação varia entre 48 e 72 horas, após o procedimento. Ou seja não conta o dia da cirurgia. Este tempo é calculado conforme o tipo e proporção de edema ( Inchaço ), já que neste período de internação é realizada a diminuição gradativa da medicação, principalmente o corticite. Ao contrario do que o colega respondeu a cirurgia mesmo tratando-se de "fraturas" que chamamos de osteotomias, o que é muito diferente, não é dolorosa, e nem extremamente traumática. Costumo manter o paciente afastado do trabalho por 20 ou 30 dias, para evitar aquele efeito sanfona de incha e desincha. A restrição a esportes permanece por 3 a 4 meses, não pela possibilidade do trauma, mas pelo aumento de pressão arterial durante o exercício, o que também pode causar edemas recorrentes. Durante a atividade física, as vias aéreas se dilatam e a temperatura do corpo sobe, o que também pode prejudicar a recuperação.
A idade cirúrgica se inicia aos 17 ou 18 anos ( ou no término do crescimento ósseo )
Período de internação: geralmente 2 dias.
Idade recomendada: após o paciente completar o crescimento, porém sem idade limite, desde que tenha boa saúde geral.
Tempo de recuperação: eu recomendo uma semana em casa. Depois desse prazo, pode voltar para atividades normais, porém tomando algumas precauções como evitar atividades físicas de impacto e ter uma alimentação líquida e pastosa nas primeiras semanas.