Qual tipo de psicanalista devo procurar para tratar problemas de constipação e falta de sono relacionados

22 respostas
Qual tipo de psicanalista devo procurar para tratar problemas de constipação e falta de sono relacionados à ansiedade generalizada?
Olá. Se você já submete_ se ao tratamento emocional pela psicanálise, procure um profissional que conquiste sua confiança. Assim será formado o ele entre o profissional e você.
Se ainda não tem experiência no tratamento, procure uma orientação medica, a fim de fazer alguns exames laboratoriais.
Você será indicado a procurar um psiquiatra a fim de ser acompanhado se houver a necessidade de medicamentos, bem como psicoterapia.
Só então você deverá procurar um caminho mais conveniente para o seu caso
Todas as técnicas têm um motivo para serem aplicadas. Depois de conhecer as causas da ansiedade, o profissional te auxiliará na decisão da linha de atuação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade generalizada é caracterizada por uma expectativa difusa, e em geral pessimista sobre o futuro. Sensações como medo e insegurança são muito presentes. É bem possível que seja resultado de experiências traumáticas que não foram devidamente resolvidas. Daí, a sensação de que algo ruim está para acontecer ou que você não está preparado o suficiente para lidar com o que há de vir.

Você provavelmente necessitará de dois profissionais para te ajudar. O psicólogo e o psiquiatra.

O primeiro te ajudará a lidar com a ansiedade em si. Suas demandas, compreensão e estratégias de enfrentamento para uma vida com maior qualidade e, enfim, a resolutividade.

O psiquiatra te ajudará no aspecto funcional e medicamentoso. Sim. Muitas vezes necessitamos de medicação para atenuar os sintomas. Por isso os dois profissionais serão importantes no restabelecimento de sua saúde emocional.
Espero que fique tudo bem.

Olá.
A psicoterapia psicanalítica levantará questões da sua pregressa, muitas vezes a causa dos sintomas estão no inconsciente.
O melhor psicanalísta será aquele em que você sinta confiança para trabalhar tais questões. Nas primeiras consultas você ja poderá perceber o quanto se sente confortável para a continuidade do tratamento e caso nao se sinta, procure outro.
O vinculo terapêutico é de extrema importância para a continuidade do processo psicoterapêutico.

Olá! Caso sua dúvida seja referente à psicanálise lacaniana, freudiana, etc, qualquer uma delas é capaz de lhe auxiliar, pois todos os métodos de tratamento que utilizam a psicanálise, ou demais abordagens psicológicas estão aptas a trabalhar qualquer demanda e entre elas, a ansiedade generalizada. Caso seu interesse seja em procurar atendimento psicanalítico, não fique preso à corrente, e sim tenha em mente em procurar um bom profissional, e com o qual se identifique. Caso as primeiras experiências não sejam positivas, não desista e procure outro profissional, pois em alguns casos demoramos a encontrar a pessoa com a qual nos damos melhor!
Obs: Acho a escolha pela psicanálise uma excelente opção, pelo trabalho com o inconsciente e por levar em consideração, a relação dos sintomas e demandas. Abraços!

A pergunta certa seria QUE TIPO DE PSICOTERAPEUTA eu deveria procurar ou QUE LINHA DE PSICOTERAPIA. Ha muitas linhas. Eu acredito que o melhor profissoonal nao conhece apenas uma linha. Tenho dito que os melhores anestesistas dominam multiplas linhas, tecnicas. O mesmo em todas as profissoes. Fiz mestrado em Psicoterapia na Universidade do Texas. Meus mestres me ensinaram que eu deveria estudar todas as linhas possiveis. Sou professor titular de Psicologia ha 40 anos e tambem psicotrrapeuta. Tenho procurado aprender com todas as linhas. Aplico as que tem ajuda para a necessidade do paciente. Rogers, Karen Horney, Freud, Jung, Skinner, Reich, Perls, Frankle, etc tem belissimas contribuicoes. Escolha um profissional competente.

A constipação pode estar muito associada a conflitos emocionais, assim como a ansiedade. A constipação inclusive pode ser um sintoma dessa ansiedade. Procure um psicólogo e faça terapia, independente de sua abordagem (Psicanalista, Analista do Comportamento, ou Humanista), ele está apto para te atender. Em algumas casos, é bom associar a ida ao psicólogo com uma consulta ao psiquiatra. Procure um psicólogo para terapia, e esse poderá fazer o encaminhamento para psiquiatra se for o caso.

Primeiramente seu disgnóstico de "ansiedade generalizada, deve ter sido avaliado, sim? Para esta dedução ter sido considerada, outros sintomas fisiológicos devem estar ocorrendo com você. A importância da conduta médica se faz necessária em razão das alterações neuronais que desencadeiam seus sintomas, e assim, o ajuste medicamentoso para estabilizar sua queixa orgânica. Entretanto, os fatores psicológicos é que fazem esses sintomas se manifestarem, e sendo assim, é preciso que entenda a necessidade de um tratamento combinado: médico e psicoterapeutico. O psicanalista vai te ajudar a identificar e simbolizar o que seu corpo está falando mas sua mente não está conseguindo elaborar. Quando a mente nomeia o corpo não precisa falar! Procure um psicanalista para lhe ajudar a entender o que está fazendo você necessite de tanto controle, retenção e estado de alerta que não possa descansar.

Olá, procure um psiquiatra para avaliação é um psicólogo para acompanhamento. Até mais,

Entendo que qualquer psicanalista poderá lhe ajudar com tais sintomas. Contudo, na minha experiência para questões de Psicossomática recomendo psicanalistas da escola Inglesa, por esses estarem mais atentos a questão de amparo à pessoa que sofre.

Você pode procurar uma(um) psicóloga (o). Trabalho com uma abordagem chamada EMDR, que atuará na dessensibilização dos gatilhos automáticos da ansiedade e do estresse gerado por ela, bem como do reforço de variáveis positivas que o paciente dispõe. Sinta-se livre para saber mais em meu site: psicologasaopaulo.com .

Se as causas físicas para a constipação e a insônia já foram afastadas e você já tem o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada (causas físicas foram descartadas por médico via consulta e exames), qualquer bom psicólogo ou psiquiatra pode lhe ajudar a entender e a reduzir sua ansiedade para um padrão mais adaptativo. Só para esclarecer, tanto médico psiquiatra, quanto psicólogo (sendo psicanalista ou de qualquer outra abordagem), podem lhe ajudar a tratar essa ansiedade. Se for necessário entrar com medicação você precisará de um médico psiquiatra para lhe acompanhar com a questão da medicação (tipo de medicação, dosagem e duração do tratamento medicamentoso). Aí, fica a seu critério em fazer a psicoterapia com o psiquiatra ou com um psicólogo. Sugiro que você peça indicações de profissionais com familiares ou amigos ou faça uma pesquisa por aqui. Mais importante que a linha de trabalho do psicólogo é você se sentir à vontade com este para que se forme um bom vínculo.

Olá! O profissional para lhe ajudar será o Psicólogo, o psiquiatra ou o psicanalista.
Deixando claro que pode ser melhor trabalhado quando há psiquiatria com sua intervenção médica mais um psicoterapeuta, tanto o Psicólogo ou na psicanálise.
Onde o terapeuta entra com o suporte emocional para te ajudar a enfrentar a ansiedade, onde ao ouvir seu sofrimento te faz pensar em quais recursos, poderá ter para superar e minimizar a ansiedade.

Olá...você pode procurar um psicoterapeuta de sua confiança. Pode começar fazendo uma pesquisa aqui no Doctoralia ou pedir indicações de amigos, parentes e também do seu médico. Atente-se à empatia que você pode estabelecer com o profissional, e assim como qualquer outra área nem sempre o primeiro te encantará. É fundamental que você procure ajuda o quanto antes.
Abraços.

Deves primeiramente descartar a possibilidade de um problema orgânico passando por uma avaliação médica. E a partir daí, então, buscar o serviço psicológico, para que seja feita uma avaliação mais profunda da situação, para que se estabeleça um processo psicoterápico adaptado as tuas necessidades.

Seus sintomas são clínicos, ou seja, o profissional indicado para vc ser avaliada é primeiramente um médico, de preferência um psiquiatra. Quanto a "tipos" de psicanalistas, o que vc deve realizar após ser avaliado por um médico é ver com esse mesmo profissional a indicação de algum bom psicoterapeuta, independe de ser psicanalista ou não.

Bom dia.
Antes de tudo o mais importante é receberes um adequado diagnóstico.
Foi você que deduziu que seu problema é Ansiedade Generalizada ou foi um profissional da área da saúde mental que fez esse diagnóstico?
Se já estás em acompanhamento, sugiro que relate os sintomas ao profissional que está cuidando de você.
Se não estiveres em acompanhamento ainda, sugiro procurar um psicólogo. Caso necessário, o psicólogo poderá te encaminhar para um psiquiatra.

Estimo melhoras.
Atenciosamente.

Olá, embora o médico psiquiatra seja o profissional indicado caso queira e/ou precise de alguma prescrição de medicação, nem todos os casos precisam de medicação. Para fazer uma avaliação dessa questão sugiro que procure um psicoterapeuta (psicólogo ou psicanalista) que tenha alguma formação em adoecimento somatico (ou psicossomática), pois será o profissional que melhor poderá te ajudar a entender a relação entre a ansiedade e seus sintomas clínicos, e caso necessite, encaminhará para o psiquiatra.
Em minha formação fiz uma especialização fora do Brasil para me aprofundar especificamente na questão dos sintomas psicológicos relacionados ao adoecimento orgânico e vejo o quanto este tipo de trabalho faz diferença para as pessoas que atendo. Att, Ana Carolina

Olá psicanálise não é psicologia. Para esse seu problema o melhor é procurar por um Psicólogo, Psicoterapeuta cognitivo comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!

Olá!
Talvez vc esteja pensando em qual profissional procurar. O psicanalista é um profissional que utiliza as teorias da psicanálise na condução de seu trabalho psicoterápico. Eu sou um desses profissionais, caso queira.
Acho que vc deve consultar um profissional com quem possa desenvolver este tipo de trabalho, psicoterapia, e ele, se houver necessidade, te encaminhará a um psiquiatra, se for necessária alguma medicação para as suas questões

Ola! Vc deve buscar um psicoterapeuta independente se psicanalista, Cognitivo comportamental, Junguiano, Constelação Familiar etc! O importante é trabalhar suas questões emocionais e introduzir um estilo de vida mais saudável! Abraço

O tipo de psicanalista mais indicado, é aquele que ao conhecê-lo você percebe que ele irá cuidar bem de você. Quero dizer que a relação pessoal entre o profissional e você, deverá inspirar confiança e assim aumentar a sua vontade de melhorar. A psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud, que contribuiu enormemente para a compreensão dos conteúdos do inconsciente, que se manifestam na vida diária nas mais diversas formas. Além da psicanálise, existem outros métodos que também trabalham os aspectos do inconsciente presentes na sua queixa. Contudo a sua decisão de se cuidar mais, passar a assumir novas responsabilidades consigo mesmo, é o mais importante em qualquer tratamento.

Se faz necessário a avaliação médica e se descartado origen biológica sugiro
consequentemente tratamento na abordagem da psicologia comportamental. Já que o sintoma de constipação pode estar atrelado a "ansiedade generalizada. Considerando que fatores psicológicos podem desencadear doenças psicossomáticas . Att.

Especialistas

Léia Salazar

Léia Salazar

Psicólogo

Brasília

Bruna Staevie dos Santos

Bruna Staevie dos Santos

Psicólogo

Santa Maria

Mirian Morosini Sant Anna

Mirian Morosini Sant Anna

Psicólogo

Sapiranga

Livia Souza

Livia Souza

Psicólogo

Taubaté

Magda França Barros

Magda França Barros

Psicólogo

Taguatinga

Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Psicólogo

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 315 perguntas sobre Transtornos de Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.