Qual tratamento ideal para minha esposa que está com baixa auto-estima, insegura, ciúmes possessivos,

25 respostas
Qual tratamento ideal para minha esposa que está com baixa auto-estima, insegura, ciúmes possessivos, antipatia de mulheres (evita locais onde há mulheres bonitas como piscinas, mar e cachoeiras) e vivendo de passado? Isso está gerando brigas, depressão e até pensamentos de suicídio.
Olá! a Psicoterapia Cognitiva Comportamental e a Hipnoterapia é o recomendável...respondendo a sua pergunta. Paz e Bem!

Trabalho com a abordagem EMDR. Com essa abordagem é possível dessensibilizar e reprocessar traumas,como também trabalhar com situações de inseguranças devido aos apegos inseguro que são adquiridos nas fases iniciais do desenvolvimento. O EMDR foi considerado pela OMS como terapia mais eficaz para tratamento de traumas e com novos trabalhos científicos possibilitou a ferramenta de tratar de casos complexos onde não está visível a situação agressiva que originou o problema psicológico. Para atender nessa abordagem tem que ter certificação do EMDR Brasil. Procure psicólogo com essa abordagem que t em formação nível básico e aperfeiçoamento. Boa sorte.
Prezado,
Percebo uma importante preocupação com sua esposa. O ideal seria a mesma procurar acompanhamento médico pra descartar todas as possibilidades e alterações orgânicas, fisiológicas como por exemplo alterações na tireóide que possuem sintomas parecidos com a depressão. De qualquer forma, você como bom marido que quer bem da sua esposa, oriento que procure ajuda psicológica também para uma aproximação entre o casal, e para uma investigação e ajuste das questões de que estão levando a um conflito. Qualquer coisa estou a disposição. Grande abç.
Um bom caminho seria buscar um psicólogo para falar sobre o que lhe ocorre. As vezes as pessoas idealizam tanto o que gostariam de ser, e colocam esse ideal tão acima de qualquer possibilidade de chegar que o caminho mais certo é se deprimir. Isso, provavelmente não é de agora, há muito que se falar.
Confirmando o diagnóstico nomeado, psicoterapia (psicologo) e consulta com psiquiatra para medicação adequada.
Olá!A princípio acredito que seria importante procurar um psicólogo pois, com a psicoterapia , restaura-se autoestima,resgata-se habilidades sociais dentre outras necessidades que possam surgir; também na anamnese com o psicólogo ,em sendo necessário, será feito o encaminhamento ao médico especialista .
Depressao e doenca seria. Procure todas as fontes de ajuda possiveis: psicoterapia, medica, espiritual, nutricao, exercicios fisicos etc. Creio na ajuda psicoterapeutica. Encontre um profissional competente.
Sua esposa está com sintomas depressivos e pelo seu relato ideação suicida. Desta maneira, antes de procurar um psicólogo(a) sugiro que inicie tratamento psiquiátrico e se necessário introdução medicamentosa junto ao acompanhamento psicoterápico cognitivo comportamental que é mais assertivo nesta fase devido a falta de recursos psíquicos atuais da paciente. Bom lembrar que a depressão por si só mão mata no entanto, os sintomas depressivos podem levar a óbito tais como tentativas suicidas, desnutrição, até surtos psicóticos. Assim, precisa-se de intervenções imediatas para condutas mais assertivas e evitar uma quadro agudo e posteriormente uma internação. Boa sorte!
Seria interessante que, antes de recorrer a um psiquiatra ela fizesse pelo menos uma avaliação e algumas sessões de psicoterapia breve (nesse caso a abordagem cognitivo-comportamental é uma das mais recomendadas) para amenizar desde já os sintomas mais graves e prevenir possíveis comportamentos impulsivos com base nos pensamentos suicidas. Durante essas sessões o psicólogo já poderá avaliar se será ou não necessário indicar alguma medicação, que deverá ser prescrita por um psiquiatra. A psicoterapia é sempre o tratamento mais indicado para casos relacionados à baixa autoestima, pois o tratamento visa auxiliar o paciente a compreender mais profundamente o seu funcionamento psicológico e a desvendar as causas de seu sofrimento emocional assim como a descobrir e utilizar melhor seus próprios recursos de cura interna. Um bom tratamento poderá proporcionar mais saúde emocional para a sua esposa e consequentemente, para o seu relacionamento familiar, conjugal e social. Boa sorte!!
A psicoterapia Cognitivo-comportamental é indicado para o caso da sua esposa. Conforme você descreve, podemos sinalizar várias situações que ocorrem com ela para tratamento. A baixa autoestima, habilidades sociais, ciúmes, preza a eventos passados, depressão e suicídio. O psicólogo poderá avaliar melhor a situação, fazendo o psicodiagnóstico e verificando o melhor tratamento. Também poderá solicitar, caso necessário a consulta a um psiquiatra para possível medicação. A Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda da seguinte forma: por meio do atendimento psicoterapêutico e conciliado com o uso de técnicas a pessoa passara pela reestruturação cognitiva, o que ajudara no enfrentamento da situação, na regulação das emoções e a perceber o mundo, as pessoas e o futuro de outra maneira. "É preciso que haja, o apoio da família".
Como ela está tendo pensamentos suicidas, deve procurar um Psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação e, ao mesmo tempo, buscar ajuda psicóloga, uma vez que ela está insegura, a fim de encontrar valores e pontos positivos nela mesma.
Recomendo que procure um médico de confiança para fazer uma avaliação geral e afastar problemas clínicos, ou se houver necessidade iniciar um acompanhamento medicamentoso com Psiquiatra.

Mas iniciar um trabalho de Psicoterápia é essencial, pois através do autoconhecimento ela poderá elevar a sua autoestima e entender quais conflitos internos a levam a esse tipo de comportamento.

Assim ela poderá adquirir um maior equilibrio psicoemocional para um melhor convívio relacional familiar, social e profissional.

Abraços.
Com certeza um psicólogo poderá ajuda-la, mas ela deve ter interesse nessa ajuda. Um tratamento psicoterapêutico deve ocorrer de forma espontânea. Um abraço!
Sugiro que converse com a sua esposa e se ambos estiverem de acordo, agende uma avaliação com um (a) psicólogo (a). Tente lembrar desde quando esse comportamento começou. Se tem haver com a situação de convivência conjugal ou se ela já apresentava essas características antes de iniciar a vida a dois. Havendo necessidade, será indicado acompanhamento psiquiátrico, para uma avaliação médica e sendo necessário, iniciará tratamento medicamentoso. Com isso, a sua esposa poderá voltar a ter qualidade de vida. Espero ter ajudado.
Boa sorte!!!

Forte Abraço.

Dra Taisi Mousse.
Importância muito significativa ela ir em busca de terapia, irá ajuda.lá nas questões relacionadas a auto estima, o psicólogo poderá encaminhar-encaminhar-la ao psiquiatra se necessário para ele avaliar se o caso da depressão que vc cita em seu questionamento haveta necessidade de entrar com algum tipo de medicação, não descatando tb a possibilidade de procurar um clínico geral para fazer exames clínicos....me deixo a disposição. ..
Acredito que o primeiro profissional a avaliar o caso da sua esposa seja o Psicólogo. Caso tenha necessidade, ela será encaminhado para outros profissionais, afim de trabalharmos multidisciplinarmente. Isso faz com que ela tenha um retorno em curto prazo.

Att
Olá! O tratamento nesse caso é a psicoterapia. O processo objetiva modificar padrões disfuncionais de pensamento, sentimento, reações fisiológicas, ações, assim como elementos do próprio meio ambiente. Através desse processo, ela poderá modificar, por exemplo, o modo como se vê, como vê o mundo e o futuro. Essas modificações tendem a resolver o problema da depressão. De qualquer modo, uma avaliação inicial precisa ser realizada em consultório, para que o profissional possa saber o que está acontecendo com ela e identificar as variáveis que precisam ser modificadas. Espero ter ajudado! Boa sorte!
Olá! Ela já foi diagnosticada com depressão? Pois, segundo seu relato parece-me que a depressão vem como mais um sintoma e não o único sintoma em si. Há demanda de amor incessante, explosões de raiva, cobrança, manipulações, pensamentos e/ou tentativa de suicídio? Procure um psiquiatra para avaliar os sintomas e comportamentos (e medicar se for necessário) e um psicólogo para tratar as causas, pensamentos e comportamentos disfuncionais.Abraços!
Os sintomas citados referem necessidade de avaliação profissional.
Estes sintomas causam muito desconforto e sofrimento em quem sente e também em quem os acompanham, o que significa que a relação também pode esta sofrendo.
Em função deste fato, a psicoterapia individual seria um suporte importante e a a Terapia de casal também poderia ser associada a individual.
A avaliação psiquiátrica também seria indicada.
Sua preocupação de perceber os comportamentos de sua esposa e quere ajudá-la é muito importante, pois afeta de maneira geral ao casal.
Proponho se sua esposa tiver disposta e pérmitir a psicoterapia, que irá facilitar e conduzir de forma consciente e perceptiva neste processo terapêutico.
Talvez uma psicoterapia de casal para fortalecer mais esta união, irá ajudá-los bastante.
Atenciosamente!
Mônica Araujo/ Psicóloga/Neuropsicóloga
Sugiro que busque atendimento psicológico para confirmar ou descartar possíveis diagnósticos. Muitas vezes com a psicoterapia ela já pode apresentar grandes respostas. Através da análise ela poderá se conhecer melhor e compreender o que sente e o que a incomoda. Caso haja necessidade o profissional fará o encaminhamento para um psiquiatra. O mais importante neste momento é que ela compreenda e aceite que precisa de ajuda. Espero ter ajudado e fico feliz que esteja buscando respostas para ajudar sua esposa.
Olá!
Acredito que esta questão da baixa auto-estima não seja um sintoma recente. Esta é uma construção feita na infância e acho que deve ser melhor avaliada. Um processo psicoterápico, certamente, vai ajudá-la a entender isso e reconstruir sua auto-imagem.
Não acredito que seja necessária alguma medicação...
Sugiro que ela procure um psicoterapeuta.
Estudos e pesquisas sobre a eficacia da terapia cognitiva, tem demostrado que esta abordagem é uma das mais indicadas para o tratamento das depressões e tambem de outros transtornos emocionais.E uma abordagem que atende à resolução de problemas, onde o paciente aprende habilidades necessárias assim como as interpessoais que ajudam na comunicação. Outro aspecto sao as flexibilizações cognitivas proporcionando mudanças mais profundas e um empoderamento da auto estima assim como da autoconfiança .A TCC pode mensurar o perigo de suicidio através de testes aplicados para este fim. O tratamento medicamentoso junto , facilita o processo psicoterapico ,trazendo alivio dos sintomas
Certamente a melhor solução é buscar um Psicologo. A Terapia é um espaço onde não há julgamentos, um espaço para auto conhecimento, superação de barreiras, acolhimento e principalmente melhora na qualidade de vida.

Todos nos estamos suscetíveis a passar por questões desagradáveis, uma vez que a vida é extremamente dinamica, e cada ser humano é dotado de um temperamento e historia singulares, que compõe a subjetividade de cada um.
Olá!! Ela está precisando de ajuda profissional de um psicólogo para tratar e superar sua insegurança e sua baixa autoestima.