Quando era criança tinha a mania de mastigar a lingua me dava uma sensação boa, mas naturalmente par

39 respostas
Quando era criança tinha a mania de mastigar a lingua me dava uma sensação boa, mas naturalmente parou. Um dia desses um parente me lembrou que eu tinha esse hábito. É incrível mas instantaneamente a "mania" voltou! Desde então mastigo a lingua sem parar e agora piorou, eu peguei a mania de ficar passando a unha na linha, arranhando e está causando pequenas lesões e dor qdo eu como. Horrível, mas definitamente não consigo parar está incontrolável! Como posso tratar?
Boa tarde, é interessante buscar um acompanhamento psicológico para poder compreender o que leva a manter este comportamento. Normalmente as "manias" surgem para aliviar alguma tensão ou angustia, sendo assim antes de eliminar o comportamento é necessário compreender o que causou este. Espero ter ajudado, abraços...

Boa noite. Comportamentos compulsivos são, em grande parte, mecanismos desenvolvidos pela mente para o controle temporário da ansiedade. Existem algumas estratégias de manejo, mas provavelmente será difícil obter a remissão do transtorno de um modo mais completo sem ajuda especializada. Busque o auxílio de um psicólogo de sua confiança, para juntos traçarem um programa de tratamento. Com a psicoterapia adequada, as chances de cura são grandes. Abraços, e boa sorte.
Ao mastigar a lingua, e passar a unha você está se machucando. Por que será que está fazendo isso? Algo lhe leva a ter essa atitude. Se na infância você tinha uma sensação de alívio, hoje produz dor. Então seria bom você conversar sobre isso com um psicólogo, pois poderá associar com situações da sua vida, e isso que está incontrolável poderá ter um outro destino.
Talvez tentar entender o pq da necessidade de sentir essa dor, a terapia costuma ajudar busque uma que vc se sinta identificado.
Att.
Eduardo
Boa tarde!
Esses "rituais" servem para diminuir, de alguma forma, a sensação de angústia que algo possa estar te causando. Procure um profissional de psicologia para que junto com você, possa de guiar e te mostre como conviver com esses acontecimentos sem que te causem um mau maior. Fique bem.
Mauricio Cardoso.
Olá... O tratamento para isso é psicoterapia. A compulsividade não tem explicação lógica direta, porém, sua existência, tal como descreveu, produz transtornos e dores. Um bom profissional certamente irá ajudar bastante você!
Parece que algum gatilho psicológico que liga à esta ação foi reativado. Tudo indica que você pode ser beneficiado pela terapia EMDR a fim de que este gatilho seja dessensibilizado e você possa ter alívio. Um abraço!
Olá! Provocar a dor no corpo consequentemente leva a evitar outras dores psíquicas mais angustiantes. Procure um profissional de psicologia para que você possa trabalhar estes rituais. E procure também um médico especialista verificar as condições de sua saúde bucal. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá, pode estar ligado a uma ansiedade. Procure um psicólogo, ele vai te ajudar a identificar o que está causando isso e tentar criar outras alternativas para não fazer isso com a sua língua. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Olá! Provavelmente esta é a sua forma de lidar com a sua ansiedade, pois essas "manias" estão ligadas à ansiedade e deve ser tratada com psicoterapia.
Olá! É possível que houvesse alguma dinâmica psíquica "adormecida", e que ao te lembrarem disso (em combinação com outros fatores do seu contexto atual), isso terminou vindo à tona novamente.
Recomendo o tratamento através da psicoterapia, com um psicólogo. Nesse processo, será possível compreender essa dinâmica e transformar os fatores que fizeram com que ela surgisse novamente, para que, assim, ela desapareça (assim como o ato em si de mastigar a língua ou arranhá-la com a unha).
Fico a disposição caso deseje falar mais a respeito.
Olá, busque psicoterapia para este comportamento compulsivo. Comportamentos compulsivos repetitivos são na maioria das vezes inconscientes e automáticos portanto precisa de uma ajuda especializada para tratá-los. Sempre estão a serviço de aliviar uma forte ansiedade, tensão, tenhamos ou não consciência dela. Busque ajuda!
Olá!
É Importante buscar psicoterapia para entender esse seu sintoma compulsivo. Normalmente ele aparece para aliviar tensão ou ansiedade. A lembrança dessa sua "mania" da época pode ter relembrado a ansiedade que existia na epoca também, é preciso observar isso tudo em terapia! Boa sorte
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 100
Esta é uma solução que vc reencontrou para controlar alguma ansiedade. Seria indicado vc procurar um psicanalista de sua confiança.
Pode ser algo ligado a angústia, ansiedade, obsessão. O melhor a fazer é procurar um Psicólogo para entender a origem disso.
Bom dia! Busque ajuda de um especialista. Ele poderá ajudar a entender esses comportamientos e através de algumas intervenções a controla los .
As "manias" são subterfúgios para tensões e desequilíbrios internos. Busque avaliação psicológica para melhor avaliação e descoberta de técnicas para lidar com essa questão e com o gatilho que tenha ativado essa mania.
Olá, boa tarde, tudo bem?

Sobre sua pergunta, eu tenho uma possível hipótese de acordo com a Terapia Cognitivo-Comportamental (não que necessariamente que seja isso) mas, acredito que ...

Pode ser que possivelmente lá na sua infância, ocorreu uma possível crença central disfuncional sobre essa sensação de prazer que você sentia ao mastigar a sua língua, e o quanto era bom isso, mas conforme você foi crescendo, essa crença pode ter ''perdido o poder'' com o tempo, por diversos motivos.
Quando seus familiares começaram a falar sobre esses hábitos na infância, ocorreu um gatilho cognitivo e possivelmente você começou a retomar aquelas memórias antigas; até mesmo aquela sensação de curiosidade em relação ao prazer que você sentia, desta forma, fez com que possivelmente você reativasse a crença central que estava ''escondida''. Quando ela foi reativada, influenciou diretamente os seus pensamentos, suas emoções e seus comportamentos, como também, até mesmo suas reações fisiológicas que seu corpo sentia quando criança, dando vontade de sentir aquela sensação novamente, e assim influenciou para que você começasse a mastigar sua língua e ativar todo o processamento disfuncional cognitivo de antes.

Conforme o tempo foi passando, pode ser que possivelmente você tentou controlar essa crença central, porém, foi ativado outro pensamento automático disfuncional, para sentir uma sensação semelhante a esse prazer na língua (no caso do comportamento da unha na linha).

Sendo assim, é importante identificar, entender e alterar as crenças centrais, junto com a crença intermediária e os pensamentos automáticos disfuncionais que foram criados desde a sua infância, para que assim você consiga diminuir a frequência desses comportamentos, para não lhe atrapalhar mais.

Um grande abraço!
As pessoas diferem com relação à sua regulação emocional-comportamental diante de situações estressoras como por ex: estímulos com um alto grau de ambiguidade, ou aversivos. Situações de incerteza provocam um alto grau de intolerância que estimulam reações comportamentais que podem ser como tiques nervosos que parece ser o seu caso. Se vc procurar uma psicologa, conseguirá melhorar muito ,pois vai compreender o que esta lhe causando angustia, poderá aprender como resolver alguns problemas e se livrar deste sintoma desagradável. Boa sorte. Se quiser saber mais podemos conversar de forma privativa. Abraços
A primeira coisa que eu te diria é que sim, você consegue parar. Mas neste momento está difícil. Pode ser que mais uma vez este comportamento cesse de uma forma natural. No entanto, você está se deparando agora com um mistério sobre você mesma. Um sintoma pode ser um convite à investigação, ao auto-conhecimento. Qualquer coisa que eu te responda aqui teria a ver mais com o que eu li nos livros que com a sua experiência única, pessoal, irrepetível. Se o que está acontecendo com você instigar sua curiosidade sobre você mesma, procure um psicanalista. Quando a gente quer uma análise, a experiência costuma ser muito enriquecedora!
Um abraço.
Caso a dor esteja te trazendo um conforto, deve-se estudar o motivo deste conforto com a dor, pois, geralmente, essa dor está sendo utilizada para diminuir outra dor, até mesmo uma dor psicológica.
Os Transtornos compulsivos são repetições, sem causa aparente, é um distúrbio de ansiedade, que poderia ser tratado através de Psicoterapia e se caso com intervenção medicamentosa, um tratamento, não invalida o outro.
Procure um Psicologo para entender melhor o que está lhe perturbando.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Procure uma psicoterapia em uma linha comportamental. Pode ser que seja necessário entrar com medicação.
Passe por uma avaliação psicólogica para entender o que está gerando essa ansiedade q parece ter alívio mastigado a língua. Busque ajuda o quanto antes.
Algum gatilho parece ter sido ativado. Sugiro buscar profissionais que trabalhem com "terapia de processamento de memórias", um tratamento eficaz para estes casos. Existem vários métodos nesta área: AIM (Abordagem Integrada da Mente), Brainspotting, EMDR, Experiência Somática.
Este tipo de caso é comumente tratado em psicoterapia, não é necessário procurar um especialista e ou outros tratamentos. Estou a disposição para marcarmos uma consulta! Entre em contato para falarmos mais, grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 50
A simbiose com familiares e parentes faz com que o paciente fique sob a opinião e opressão deles, não se reconhecendo como ser único e seguro em si mesmo. A falta de autoconhecimento lhe sugestiona à crenças limitantes e causa uma ansiedade. Mas essa situação muda em contato consigo mesmo através de uma psicoterapia. Fica a dica!
Olá! É preciso entender que comportamentos compulsivos são, em grande parte, mecanismos desenvolvidos pela mente para o controle temporário da ansiedade, manejá-la fará toda diferença em sua rotina e na forma de agir frente a remissão desse hábito, busque a psicoterapia. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Normalmente essas manias surgem em função de agenciamentos do sentimento ansioso, é como se fosse um subterfúgio corporal que diminui a sensação de ansiedade estimulando uma parte física do corpo (algumas pessoas arrancam cabelos, fazem exercício em demasia, enfim).
Seria interessante compreender seus gatilhos e suas questões sobre ansiedade, isso poderia lhe auxiliar a médio/longo prazo.
Precisa entender o porque acontece, para à partir daí traçar técnicas de enfrentamento. Se possível, faça psicoterapia o mais breve possível, antes que se torne um problema crônico e consequentemente mais difícil de ser tratado.
Olá! Parece que esta é a maneira que seu corpo está expressando suas emoções, por meio de comportamentos compulsivos. Existe algum conflito interno? Alguma preocupação? A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite. Abraço!
podemos avaliar que este seu comportamento esteja relacionado a alguma demanda que de alguma maneira gere certa ansiedade frente a isto este seu comportamento alivia de certa maneira sua angustia que lhe traz um alivio. na terapia cognitiva comportamental trabalhamos estas questões para que você consiga lidar com seus pensamentos disfuncionais que causam as mudanças em seu humor, comportamento e nas suas reações fisiológicas.
Boa noite, é interessante procurar saber a origem desse comportamento, muitas vezes pode ser uma ansiedade, angústia, tensão, e era a forma que você conseguia "aliviar" quando era criança. e se não fosse a língua, seria um outro comportamento. Procure a ajuda de uma psicólogo, se possível com a abordagem Terapia Cognitivo Comportamental, para acessar as suas crenças e te ajuda a descobrir o que está por trás desse comportamento. Atenção: um comportamento passa a ser um problema quando se torna incontrolável, quando causa dor ou ferida, quando te incomoda de alguma forma. Isso é para todos. Espero ter te ajudado, fiquei bem!
Seria interessante investigar mais a fundo esse interesse pela sensação da dor. Se é incontrolável pode ter algo de Transtorno Obsessivo Compulsivo. O ideal seria agendar atendimento psicológico.
Esses hábitos tendem a se intensificar quando estamos ansiosos, há casos em que a pessoa se fere de forma a, mesmo que inconscientemente, "localizar a dor" e assim desviar a atenção da dor emocional. Com terapia é possível investigar qual a origem dessa ação, o que a está causando. Seria necessário passar por acompanhamento psicológico para entender melhor. Há diversos tipos de transtornos ligados a estas ditas manias, mas pode não ser um transtorno, mas algo na história ou na vida atual que não está resolvido.
Penso que a forma mais eficaz é buscar atendimento com psicólogo, pois geralmente esse tipo de comportamento é relacionado a ansiedade, sendo uma forma de a mente lidar com ela, o que sugere que há questões emocionais envolvidas. A psicoterapia vai te ajudar a entender essas questões e encontrar mecanismos para lidar com elas. Abraço
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência, a respeito do caso. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá, como vai? Este comportamento repetitivo que relata já estar se tornando um hábito, pode estar relacionado a uma ansiedade, que na infância vinha como forma de busca de prazer, já hoje tem causado sofrimento, sendo assim, é necessário buscar ajuda de um psicólogo o mais rápido para que possa entender o significado, de onde vem, o que gera/ qual função este comportamento está tendo em sua vida, e o motivo de estar repetindo na vida adulta.
Sou Luana, Psicóloga e me coloco a disposição.
@psiluanamarys
Consulte um profissional de saúde mental: Marque uma consulta com um psicólogo. Ele pode ajudá-la a entender as causas subjacentes do comportamento e desenvolver estratégias para lidar com ele.
A Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A terapia cognitivo-comportamental é frequentemente usada no tratamento de comportamentos de automutilação. Ela ajuda a identificar os gatilhos emocionais e a desenvolver habilidades para enfrentá-los de maneira mais saudável.