Quando eu era crianca, meus pais me levavam à uma dentista que dizia "se falar que doeu na próxima

12 respostas
Quando eu era crianca, meus pais me levavam à uma dentista que dizia "se falar que doeu na próxima vez vou fazer doer mais". E isso me trouxe um trauma que não me livrei até hoje com 40 anos. Gostaria de resolver o problema porque hoje tenho varias caries e não tenho coragem de ir ao dentista. Como proceder?
Creio que seja importar externalizar sobre suas vivencias e sentimentos sobre o dentista, mas não só isso, também sobre a influencia dos seus pais, convivência com eles e tudo o que foi sentido. Afinal por que algo há tanto tempo atrás lhe marcou tanto? como isso prejudicou sua vida até hoje?

O tratamento psicológico pode auxiliar nos casos de traumas, seria interessante tentar já que essa angústia te impede de cuidar de sua saúde bucal. Abraço.
Lidar com traumas não é tarefa fácil. Porém, você fala com muita consciência sobre o que te causou este trauma. Você sabe o que houve!
Seria interessante que você buscasse um processo terapêutico para que você possa se aprofundar no que te impede de buscar sua saúde bucal.
Juntamente com um bom dentista, talvez, indicado por alguém de sua confiança, você consiga vencer este trauma e romper com o medo que te aprisiona.
Busque profissionais que possam te auxiliar neste processo de autoconhecimento e melhora de sua auto imagem!
Interessante a tua colocação pois ela apresenta um momento muito específico de uma experiência que lhe marcou. Quando o paciente já vem com esse nível de consciência ou com essa pista especificando o momento traumatico, acelera muito o processo terapêutico. Porque uma das características da terapia cognitivo comportamental consequentemente a hipnoterapia cognitiva comportamental é atacar diretamente a queixa principal e assim ir abarcando as intermediárias que também demandam esse comportamento esquiva/evitativo do tratamento bucal. Busque ajuda! Grande abraço!
Ola
A hipnoterapia pode ser uma alternativa de tratamento. Atravez da regressão hipnótica é possivel ressignificar o evento dentro da mente subconsiente de forma muito rapida.
É possível trabalhar esse medo na psicoterapia com bons resultados em pouco tempo. A Psicologia hoje em dia oferece em suas várias abordagens diversas maneiras de lhe ajudar com esse seu problema. Recomendo que procure um psicologo e comece o seu tratamento. Inclusive porque não é bom neglicenciar nenhuma área da saúde, inclusive a saúde bucal.
Quando o paciente possui fobia de dentista, fazemos um condicionamento associado ao uso do Oxido Nitroso. Com isso o paciente fica relaxado e calmo. Como é inalatorio,não possui efeito colateral.
Tratamento psicológico cognitivo comportamental focado no seu medo , ou hipnose
Olá! Eu sinto muito por um profissional da saúde ter feito você sofrer essa triste experiência. Tal como a colega dentista colocou, esses profissionais possuem modos próprios de lidar com condições como essa que te acomete.

Contudo, pode existir outras condições que te afligem que também se enlaçam com esse sintoma de medo. Outros medos, anseios e afins. Encontrar um processo psicoterapêutico de qualidade poderá elevar sua qualidade de vida.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Sinceramente, se vc sabe que o problema é este, está resolvido. Logo se vc ainda sente emoções que te incomodam, muito provavelmente o problema está em outro lugar.
A Hipnoterapia pode auxiliar bastante.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me chamar pelo WhatsApp. O número está no meu perfil.
Existe terapias alternativas que trabalham traumas com regressão, hipnose e apometria. Que você pode tratar estes medos e inseguranças.
A hipnoterapia pode ser benéfica em todos os sentidos desde que seja feita com um profissional sério e capacitado.
Sou hipnoterapeuta e se quiser saber mais sobre essa maravilhosa ferramenta assista meus vídeos aqui no meu perfil.