Quando se perde o ânimo dela vida, não vê mais sentido nela, quer dizer que esta depressivo?

7 respostas
Quando se perde o ânimo dela vida, não vê mais sentido nela, quer dizer que esta depressivo?
Hoje em dia está na "moda" falar em depressão quando na verdade pode estar se passando apenas por um momento de tristeza ou recolhimento em busca de elaborar certas questões para elaboração de alguns conflitos internos. Cabe a um profissional escutar o seu caso, suas particularidades, e independente do diagnóstico de depressão ou não, lhe ajudar em lidar melhor com essa desmotivação. Compreenda também que tristeza faz parte da vida, é ilusão essa ideia de felicidade eterna.

Pode sim ser depressão, mas é preciso uma investigação sobre há quanto tempo se sente assim, o que pode ter motivado esse sentimento.
O importante no primeiro momento é buscar ajuda para entender a raiz dos seus sentimentos e qual caminho se deve seguir para recuperar sua qualidade de vida, a psicoterapia em conjunto com a psiquiatria são importantes para que se ache caminhos para isso.
Pode ser, mas o que isso significa para você? Pela minha experiência clínica, em muitos casos a depressão aparece como consequência de uma sensação de impotência, como se a vida fosse um rolo compressor e as pessoas não pudessem ou não conseguissem fazer nada para reverter essa dinâmica. Mas será que é assim mesmo? Será que esse sujeito em sofrimento não se encontra nessa situação justamente porque de alguma maneira consente com as exigências que lhe chegam? O desafio colocado para o deprimido é justamente sair desse lugar "sem saída" e construir novos caminhos em função de SEU desejo. Para isso é preciso "separar" o que é seu e o que é do outro e se responsabilizar pelas escolhas que o levam ou o levaram a acatar ações que o fazem se sentir acoado. A análise é um lugar para essa reconstrução!
Existem alguns critérios para o diagnóstico da depressão, como uma tristeza intensa por período extenso, perda de prazer pela coisas que antes eram interessantes, dentre outros. Somente um especialista pode dar um diagnóstico. Muitas vezes, o tratamento combinado com os profissionais Psicólogo e Psiquiatra pode ajudar nesses casos. Att Ana Paula Nunes, Salvador BA.
Olá!

Difícil definir ser depressão assim, tão prontamente. Pode ser uma das características dela, mas é preciso avaliar e explorar sua questão em particular, por um profissional adequado. É importante dizer que em momentos da vida é natural pensar que ela não faz sentido, que perde o encanto, pois faz parte de um processo de maturação. Por exemplo, acreditar e ter como base tal pensamento, e em algum momento da vida perceber que esse pensamento, essa forma de ver o mundo não mais serve para nossos propósitos. Um desânimo pode aparecer, por exemplo, por conta de uma sensação de incompletude, que algo falta. Mas existir essa situação pode justamente oferecer oportunidade para o explorar de novas perspectivas, o que pode gerar um "novo" ânimo por conta da caminhada e busca de algo diferente.

Atenciosamente
Psicólogo Leandro Winter
Esse pode ser sim um dos sintomas relacionados a depressão, mas não significa que seja. Se a situação lhe traz sofrimento, procure a ajuda de um Psicanalista na sua região para que possa iniciar um processo de análise.
Olá! Como já disseram, apenas com o que contou não é possível dizer se é uma depressão ou não. Claro, pode ser, mas para isso é preciso mais informações, entender um pouco como e/ou quando começou (há quanto tempo), entre outras coisas. Terapia, mesmo que seja breve, é muito indicado para olhar, entender, resgatar e re-significar o que pode ter ocorrido (ou ainda estar ocorrendo), dando novo sentido a ela.