Quando se tem dificuldade de manter algo por muito tempo, como emprego, estágio, cursos, oportunidade,

8 respostas
Quando se tem dificuldade de manter algo por muito tempo, como emprego, estágio, cursos, oportunidade, manter a faculdade com bastante dificuldade para não desistir. Esta tendencia a desistência tem relação com alguma patologia ou pode ser uma caracteristica de personalidade?
É difícil dizer, porém se é algo que está gerando incômodo e sofrimento é muito importante fazer terapia, independente se é patológico ou não.
Se conhecer mais e entender o por que dessa desistência em vários âmbitos da vida é o melhor caminho, irá ajudar e muito!

Se tiver mais alguma dúvida, fico a disposição!

Olá. É importante investigar o motivo dessas desistências, se isso se caracteriza por uma falta de vontade, algo que não vê uma perspectiva de futuro. Sugiro procurar uma ajuda psicológica para investir mais o que esta acontecendo. Fico a disposição!
Olá! Tais dificuldades de manutenção de atividades podem estar relacionadas com uma desorganização pessoal de suas necessidades e prioridades e com a falta de motivação com aquelas atividades em especial, características que podem estar associadas a diversas doenças psicológicas, assim como a determinados tipos de personalidade, como a personalidade dependente. Logo, só por esse sintoma é difícil avaliar com precisão. Sugiro também procurar um psicólogo para avaliar melhor a sua vida. Boa sorte e Abraços! Qualquer coisa estou a disposição!
Olá! Esse sintoma que você chamou de “tendência a desistência” é encontrado com frequência em pessoas diagnosticadas com TDAH ou quadros depressivos graves. Entretanto outros sintomas devem estar presentes para que seja possível fechar um diagnóstico psiquiátrico e iniciada terapêutica medicamentosa.
Em contrapartida, essa “tendência a desistir” também pode estar relacionada ao seu padrão de funcionamento, pex. algo no seu funcionamento mental boicota seus planos e não deixa que você tenha sucesso nas suas metas; ou uma autoestima tão baixa que faz com que você desista das coisas logo por ter um pensamento de “não ter capacidade”.
Sendo assim é importante que esse comportamento seja avaliado por um bom profissional da área da saúde mental, seja um psicólogo ou psiquiatra, para ser verificado se há de fato alguma patologia.
Entretanto, indepente da causa desse comportamento, cuidado para não usar isso como uma desculpa para que você permaneça nesse padrão. Procure ajuda!
Um abraço
Olá!
Uma orientação mais profunda e assertiva precisaria de mais informações pessoais suas, mas em geral pela abordagem da Trilogia Analítica (Psicanálise Integral), linha psicanalítica desenvolvida pelo psicanalista Norberto Keppe, na qual eu me referencio e, que coloca a origem das neuroses não nos problemas relacionados à libido (psicanálise tradicional), mas na teomania e megalomania que destroem a estrutura humana e social, gerando a INVERSÃO - processo do qual a pessoa vê o certo no que é ruim e o mal no bem (ex: vemos o amor como sofrimento, o trabalho como sacrifício, etc...) e a INVEJA - termo que na psicanálise tem um significado mais amplo do que o popular - significa "não ver", não reconhecer as virtudes e imperfeições, criando um descontentamento e má vontade com relação à felicidade, vantagens, posses, beleza, bondade, etc... próprias e alheias.

Sua dificuldade de se manter em todas essas oportunidades pode estar baseada nesses aspectos patológicos por não reconhecer essas oportunidades como um "bem", como uma porta para seu desenvolvimento e prosperidade, demonstrando traços de ingratidão.

É importante que você perceba que você rejeita ou desiste de tudo que possa trazer conhecimento e desenvolvimento, pois é na ação que realmente aprendemos e nos desenvolvemos. E essa conduta é só um reflexo que você faz com sua vida psíquica, você deve rejeitar e desistir de tudo que te traga consciência do seu interior de suas imperfeições. Quando você se põe em ação no trabalho ou no estudo, você provavelmente percebe suas dificuldades, seus erros, limitações que destroem a imagem idealizada que você deve ter de si mesmo. Quando percebe que você não é o que imaginava, você para/desiste para se manter alienado.

“Cada um de nós tem, em grande parte, a vida que escolhe como vantajosa, mesmo que não perceba com clareza esse fenômeno.” – Claudia Pacheco.

"É a consciência do mal que tira o mal do ser humano." - N. Keppe.

A melhor indicação seria uma psicoterapia para você se conhecer melhor e encarar esses aspectos para que eles não gerem conflitos maiores como: somatizações orgânicas e outras dificuldades sociais, se é que já não estão presentes.

A psicoterapia trata da resistência do ser humano em ver seus problemas, conduz o indivíduo a um processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar a ele a percepção de novos comportamentos para lidar com suas dificuldades e aumentar seu potencial de realização. É a percepção do erro que leva ao desenvolvimento.

Se tiver interesse em ajudar a si mesmo, estou à disposição.

Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá, não se julgue e não se cobre muito por desistir. Apenas busque compreender os motivos que te fizeram desistir e isso vai te ajudar a mudar teu comportamento. Pode ser que você esteja perdido, pode ser que estejas incomodado com coisas que não consegues definir, pode ser uma dificuldade de adaptação ou de relacionamento. Uma boa ajuda profissional poderá te ajudar a compreender melhor o que te impulsiona a recuar.
Olá!
Como vai?
Você colocou na sua pergunta alguns comportamentos de desistência que se repetem ao longo do tempo e que parecem ligados entre si por serem semelhantes. Como psicanalista, penso que, em primeiro lugar, é muito importante você ter feito essa associação. Perceber que algo se repete de forma parecida na nossa vida é um passo importante para poder pensar sobre um possível sentido para isso e para buscar uma mudança neste ciclo. Freud tem um texto chamado "Recordar, repetir e elaborar"(1914), onde ele aborda o fenômeno da repetição. A repetição é um esforço de trazer algo a tona para ser pensado, ao mesmo tempo, é uma resistência que impede que algo seja pensado. Isso pode trazer muito sofrimento. Uma ajuda profissional de um psicólogo ou psicanalista pode ser fundamental.
Olá! A desistência pode ser comum em algumas coisas, às vezes fazemos escolhas por fazer e no meio do caminho percebemos que não é o que queremos, mas a desistência que se repete pode estar relacionada com questões internas que precisam ser avaliadas. Muitas vezes o medo também faz com que desista das coisas. O importante é não se julgar e buscar ajuda, uma vez que refletiu a respeito. A psicoterapia é um trabalho de auto-conhecimento e poderá ajudar a encontrar caminhos mais estáveis. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço