Quando tenho boas experiencias(amizades e conversa) com jovens da minha idade(basta 1 dia de bom ent

23 respostas
Quando tenho boas experiencias(amizades e conversa) com jovens da minha idade(basta 1 dia de bom entrosamento),e ja me apego exageradamente me sinto com medo de perder a pessoa,começo a criar teorias de que ele vai deixar de gostar de mim,sofro com um caso desses que ja faz 4 anos.Seria uma questão de personalidade? ou algo que precisa ser tratado?
Eh apenas uma crença que engatilha essas sensação . Fique tranquila . Tente ver com um psicólogo o que sente mais
a fundo . Fique bem.
Isso tem tratamento .

Com a ajuda de terapia você terá um lugar de escuta e acolhimento com um profissional preparado para ouvir você. A forma como você lida com amizades é uma questão para você. Então, se causa sofrimento psíquico (Você diz que há 4 anos sofre com um caso de apego) precisa de uma terapia. Com o tempo outras questões poderão surgir e com isso terá também sustentação emocional para lidar com elas. Procure um Psicanalista, faça análise, cuide-se, é importante! Um abraço!
Olá, tudo bem? Quando conhecemos alguém de quem gostamos, realmente queremos que essa pessoa fique por perto. Afinal a relação é muito prazerosa.
E podemos vivenciar boas relações sem o medo constante de perde-las. Pois, acredito, que isso traga algum sofrimento a você.
Talvez seja o momento de buscar ajuda para entender as questões que motivam esse medo. Pense nisso!
Obrigado pela sua pergunta! Primeiramente é importante sabermos que cada caso é singular: baseado no seu relato, não podemos dizer ao certo se você possui algum tipo de transtorno de personalidade ou se é algo a uma simples "forma habitual" de você lidar com as relações. No contexto terapêutico, é necessário compreender como que esse comportamento de "se apegar facilmente" influencia no seu dia-a-dia na relação com o mundo. Dependendo do quão intensamente isso o(a) afeta, aí sim poderemos dizer se é um caso mais profundo da personalidade ou se é algo ligado ao habitual.
Se esse comportamento lhe causa muito incômodo, é necessário tratamento sim, e o tipo de tratamento (psicoterapia e/ou via medicamentosa) vai depender da intensidade desse comportamento e desse incômodo.
Boa tarde. Pelo que vc escreveu e como alguns colegas já disseram, você parece ter algumas crenças e medos que podem estar te atrapalhando e podem ser trazidos à luz em uma psicoterapia. Quando a gente se dá conta dessas crenças, é mais fácil lidar com elas e até perceber quando elas não fazem sentido. Você perguntou se isso seria algo da sua personalidade. A pergunta me faz pensar que, talvez, para você, se for algo da sua personalidade não há o que fazer. Não é assim. Se traços da sua personalidade te trazem sofrimento, você sempre pode aprender a reconhecer esses traços, a lidar melhor com eles e, assim, se relacionar melhor com os outros e consigo mesmo.
Olá! Apenas com os dados que você trouxe não é possível fazer um diagnóstico. No entanto, se está te fazendo sofrer, como você citou, o ideal é procurar ajuda de Psicólogo que vai te ajudar a entender melhor suas emoções, sentimentos e comportamentos além de te dar ferramentas para lidar com está situação.
Sim, você dá indicações de que psicoterapia poderá te trazer benefícios. A abordagem EMDR e Dor envolve ferramentas diretas neste processo, o que pode, inclusive te ajudar a evoluir mais rapidamente.
Olá, parece que VC é uma pessoa joven, sendo assim é normal que as emoções sejam intensas e o fin de uma relação seja algo sofrido, no entanto uma terapia pode te ajudar a modelar seus sentimentos e compreender o seu medo da perda real ou imaginária.
Olá, uma situação delicada que com certeza te deixa desconfortável, sim procurar ajuda especializada de um psicólogo seria essencial para sair desse sofrimento. Abraço e boa sorte.
Olá. Dentro da Terapia do Esquema acreditamos que quando necessidades básicas de vínculos seguros na infância não são atendidos então este tipo de comportamento pode ocorrer. Na Terapia cuidamos do paciente de modo a oferecer aquilo que lhe faltou na infância de modo a auxiliar em sua dificuldade. Assista o vídeo de privação emocional no meu YouTube psicóloga Thais Galvão Terapia do Esquema
Olá! Seria interessante contextualizar este tipo de relação interacional e a forma de apego apresentada nela. Para saber se pode haver algum diagnóstico (transtorno de personalidade) é importante buscar ajuda de um profissional da Psicologia, assim poderão trabalhar juntos para explorar sua queixa. Pelo relato, a psicoterapia é recomendada.
Com essas informações fica muito vago te dizer se há questões relativas a personalidade,pode haver ou não,mas independente disso há um sério desconforto em suas experiências relacionais tanto para você como para quem se relaciona assombrados pelo medo/ameaça de Abandono.Busque ajuda psicológica para te ajudar a identificar o que geram esses conflitos e aprender a lidar de maneira adequada com isso sem te prejudicar mais em seus relacionamentos.Á disposição!
Olá! Respondendo sua pergunta, me mostra que vc tem crenças desadaptativas fortes a respeito de abandono. O q pode ser tratado em terapia tranquilamente. Essas crenças são criadas por pensamentos disfuncionais. Mas confesso que avaliar vc com apenas uma pergunta é bem vago. Aconselho-te a procurar uma psicóloga para esclarecer suas dúvidas.
Desde já me ponho à disposição.
Espero ter ajudado
Gratidão
Olá! Existem alguns limites nas relações que precisam ser respeitados para que ela venha a ter sucesso. Você já deve ter notado que o excesso de insegurança e medo do abandono causam desequilíbrio e sofrimento. O acompanhamento com Psicólogo é de grande importância para te ajudar a reencontrar a autoestima e viver de forma mais saudável. Procure um Psicólogo para te ajudar a entender e lidar com suas emoções, sentimentos e comportamentos para que você aprenda a se relacionar de outra maneira. Cuide-se bem!
Olá!
A teu temor em ser abandonada, deixada, e tua dúvida se será amada estão tão intensas que não permite perceber que uma relação tem um processo natural de vinculação que não depende apenas de nós, mas várias questões! Porém revela que algo está funcionando dentro de ti que traz estes medos e inseguranças! Tudo que tu relata são questões que podem ser olhadas num processo terapêutico. Seria interessante aderir a um tratamento psicológico!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Seria interessante começar a fazer terapia, justamente para se autoconhecer e entender esse tipo de sentimento que você desenvolve pelas pessoas.
Olá! Seria interessante iniciar o processo terapêutico para entender o que motivo esse seu sentimento. Boa sorte.
Sugiro há você, que busque Psicoterapia, o autoconhecimento lhe trará segurança, autoestima, com o tempo você conseguira diferenciar o que é que realmente está acontecendo nos seu relacionamentos.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá!

O fato de você ter cadastrado a sua pergunta com o título "transtorno da personalidade esquizoide", e, no fim da sua pergunta, questionar se seria uma questão de "personalidade" ou algo que "precise ser tratado", me faz deduzir que você acredita que isso que acontece com você possa ser uma "doença" que "mereça um tratamento".

Independente de ser uma patologia ou não, o mais importante é que, se isso te faz se sentir mal e sofrer, já justifica que você possa iniciar uma terapia para que o psicólogo te ajude a entender o que está acontecendo, e te auxilie à encontrar formas de se sentir melhor com a situação.

Lembre-se que os psicólogos não tratam apenas as pessoas que tem realmente uma doença, eles tratam também muitas pessoas que tem problemas de relacionamentos. Inclusive, a grande maioria das pessoas que buscam um psicólogo, não tem nenhuma doença, tem apenas problemas comuns, como dificuldades familiares, no relacionamento amoroso, nas amizades ou no trabalho.

Espero ter ajudado!
Oi, tudo bem? Entendo que a situação te cause angústia, ansiedade e, só por isso, já vale a busca de um profissional que possa te ouvir e te ajudar a refletir sobre.
Notei que teu questionamento está na categoria de perguntas sobre a personalidade esquizóide, o que me leva a pensar que você acha que se enquadra neste transtorno, o que não tem como ser avaliado sem uma conversa direta com um profissional que avalie contigo tua história de vida! Nem sempre a forma como se manifestam os problemas que enfrentamos são transtornos da ordem de personalidade. Podem ser decorrentes de traumas, podem ser relacionados a outros problemas físicos, podem ser da ordem do humor, podem ser problemas que ocorrem em determinada fase da sua vida, podem ser problemas no meio familiar/social/ocupacional.
Sendo ou não um transtorno de personalidade ou qualquer outro transtorno é interessante que alguém que entenda do assunto possa avaliar, para conduzir de forma adequada o cuidado contigo. Busque um(a) psicólogo(a) e conversem sobre todos os aspectos que te incomodam.

Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália
Olá!
Com certeza essa é uma questão que pode ser explorada e trabalhada em terapia para que você possa encontrar a raiz desse sentimento que tem te gerado desconforto quando você forma essas relações. Procure um especialista.
Olá! como vai? Como você disse quando há um bom relacionamento há um apego da sua parte. No seu caso até em exagero e com sentimento de medo de perder. Percebe que nesses momentos não se sente seguro ao ponto de aproveitar a amizade e ao contrário, se sente ansioso por receio dessa se acabar? A teoria do apego explica bem essa condição. Provavelmente você tem um apego ansioso, talvez por causa das suas experiências com seus cuidadores na infância e a repetição dessas experiências na sua vida.
A Terapia do Esquema te ajudará demais a identificar a origem desse desconforto e a encontrar maneiras mais seguras e eficazes para aproveitar melhor suas amizades sem se sentir tão ameaçado.
Estarei a sua disposição!
Essa forma de se relacionar não é equilibrada e está te trazendo prejuízos, penso que fazer psicoterapia vai te ajudar a encontrar formas mais saudáveis de se relacionar. Abraço