Quanto tempo mas ou menos de recuperação para uma cirurgia de síndrome de túnel cubital

5 respostas
Quanto tempo mas ou menos de recuperação para uma cirurgia de síndrome de túnel cubital
Uma média de três meses. Com fisioterapia adequada.

olá, tudo bem?
excelente pergunta.
Com um plano tratamento bem definidos pré e pós cirurgia até 3 meses de recuperação.
Essa é a média de tempo que as colegas informaram, lembre que a fisioterapia poderá além de ajudar a aliviar sintomas como dor, limitação de movimentos e inchaço, também irá contribuir para acelerar a sua recuperação e dar orientações e condições de se manter bem após o tratamento
Te convidamos para uma consulta: Fisioterapia motora - R$ 80
Olá, Bom dia!
Essa pergunta possui uma resposta padrão. Em média, o tempo de reabilitação irá durar entre 3 - 6 meses, porém.... para ser mais específico, é preciso saber qual a técnica cirúrgica será realizada.
A neurólise do túnel cubital é realizada em todos os paciente que possuem indicação cirúrgica, o que geralmente muda de uma técnica para outra é...... como iremos protejer o nervo ulnar para que os sintomas não retornem???
O nervo ulnar após a neurólise é frequentemente "transposto" de sua topografia anatômica normal para uma região anterior do cotovelo.... na topografia normal do nervo ulnar, todas as vezes que você "dobrar" o cotovelo.... esse nervo ficará tenso/esticado.... isso ocorre pq ele está situado em uma região mais posterior no cotovelo (é justamente por isso que os pacientes costumam reclamar de dormencia quando permanecem com os cotovelos dobrados por um tempo... por exemplo... quando por ler um livro, celular, etc....). Com a transferência desse nervo para a região anterior do cotovelo, esse mecanismo se inverte, ao realizar a flexão do cotovelo, esse nervo que antes estaria tenso, agora estará relaxado..... e isso é interessante para evitar a recidiva da doença. Aqui entra a grande diferênça do tempo de reabilitação. Quando realizamos a transferência e deixamos esse nervo em um local mais superficial (subcutâneo) o tempo cirúrgico é mais rápido, a reabilitação é mais rápida (2-3 meses) e os resultados satisfatórios, porém, quando colocamos esse nervo em um espaço submuscular ou transmuscular, o tempo de cirurgia costuma ser mais longo e com uma reabilitação maior (3-6 meses).
Atualmente existe uma grande tendência de realizar a neurólise do nervo ulnar no cotovelo com a transposição anterior subcutânea, mas isso na verdade é uma indicação individual e cada cirúrgião terá a sua preferência, logicamente, sempre tentando adaptar a cirurgia com as aspirações do paciente.
Espero ter ajudado!
Grande abraço!!!!
Boa tarde,

Essa resposta pode variar muito. Vai depender da gravidade em que se encontra, vai depender da técnica cirúrgica utilizada, da fisioterapia e acompanhamento pós operatório realizados... entre outros fatores.

Te atendendo e te examinando, um cirurgião de mão e microcirurgia reconstrutiva pode te informar melhor sobre a individualidade do seu caso.

Espero ter ajudado. Estou à disposição.