Que especialista poderia me ajudar com terapia do luto?

11 respostas
Que especialista poderia me ajudar com terapia do luto?
Olá. A perda de alguém importante é um momento muito sensível, pois leva a pessoa a realizar um intenso trabalho de separação, que muitas vezes a toma de surpresa e contra sua vontade. Por conta disso, trata-se também de um período extremamente íntimo e particular, mesmo quando vivido junto a outras pessoas. Para que esse processo se dê é fundamental que se respeite o tempo próprio a cada pessoa, que tem, cada uma à sua maneira, um modo de atravessar e aceitar essa perda. Isto para dizer que, embora a dor possa ser imensa, o luto é um acontecimento saudável diante de uma tragédia, e não necessariamente uma patologia. A ajuda de um(a) psicanalista, psicoterapeuta ou mesmo um(a) psiquiatra, nesse sentido, pode ser grande, mas apenas na medida em que propicie um espaço e um tempo para a pessoa viver a perda em sua profundidade, e assim elaborá-la, não somente apagá-la. Abraço.

Um psicólogo ou um psicanalista. Abraços
Nesse momento doloroso, existem varias práticas que auxiliam no processo de elaboração. Profissionais como Psicólogo ou Psiquatra podem oferecer ferramentas para que consiga desenvolver melhores recursos e lidar com a perda de uma forma melhor.
O luto é um processo que pode ser bem difícil. No entanto, em si mesmo não é patológico. Isso quer dizer que é normal ficar triste, sentir saudades, raiva, ou se questionar o porquê disso acontecer "justamente" com aquela pessoa. Depois de um tempo, espera-se que haja uma elaboração, aceitação e que a pessoa enlutada consiga retomar a sua vida. Se isso não ocorrer um auxílio psicológico ou psicanalítico é indicado para que a "sombra" do ente perdido possa ser vivida de outro modo, separando-se daquele que encontra-se em sofrimento.
O Luto é um processo complexo e subjetivo, ao mesmo tempo que para alguns pode ser super tranquilo, para outros pode ser bastante complicado...
A princípio qualquer psicólogo teria condições de trabalhá-lo, porém devido ser tão subjetivo, pode não ser tão bem acolhido quanto por especialistas no assunto.
Atualmente no Brasil temos algumas instituições que disponibilizam atendimentos específicos para enlutados, em São Paulo o Quatro estações, no Rio de Janeiro o Entre laços, em Campinas o Instituto Sentir... Mas acredito que hajam profissionais especialistas na área em todo o Brasil...
E, para mim, todas as técnicas, manejos, e até mesmo o estudo avançado na área pode colaborar para que este processo seja acolhido e seja feito da maneira menos sofrida possível...
O processo de elaboração de luto é necessário para não tornar-se patológico. Viver a perda, sentir, chorar é natural e necessário, mas vai depender do tempo e da forma como estes sentimentos influenciam a sua rotina. Oriento neste momento a busca de um psicólogo e caso necessário este profissional poderá encaminhá-la a um psiquiatra.
O luto é um sentimento que pesa ou que dói, dor pela morte de alguém querido. Esse processo pode ter início súbito ou tardio, de pouca ou maior intensidade. Muitas pessoas descrevem estar atordoados como a primeira reação após a perda, que pode estar associado à negação, gerando um mecanismo de proteção que ameniza o sofrimento. No entanto, o luto é necessário para se encontrar um posterior equilíbrio e a sensação devastadora da perda requer, naturalmente, algum tempo para que possa ser processada. O processo terapêutico pode te ajudar a passar por essa etapa.
A perda de uma pessoa amada nos causa tristeza, vazio, angústia e dor. Nosso sentido de vida se abala. Além disso, a morte do outro nos leva a reflexão sobre nossa própria finitude. As experiências produzem sentimentos e sensação de impotência, fracasso, falta de sentido e desesperança.
Isso pode ser um grande momento de crescimento pessoal, mas, sem dúvida, é ainda assim, um momento confuso, desorganizador e perturbador.
Um terapeuta pode auxiliar muito nesse momento. Primeiro acolhendo esses sentimentos todos, depois, ajudando a reorganizá-los a partir da história e dos valores do próprio paciente.
O luto é um momento doloroso da vida de quem ama seus familiares e amigos. E pode ser um momento de crescimento pessoal. Um terapeuta experiente pode ajudar muito nesses momentos de dor é amadurecimento.
O luto é delicado e passa por algumas fases, quando extrapola o tempo ou te paralisa de seguir em frente, é necessário buscar a ajuda de um psicólogo, que irá te auxiliar nesse processo e ver se existe a necessidade de complementar o tratamento com a ajuda de um psiquiatra, caso exista uma depressão moderada ou grave.
O sofrimento intenso do luto, quando não trabalhado, pode acarretar inúmeros problemas na vida do enlutado, como depressão, problemas de ansiedade, e até doenças de fundo emocional. Por isso, vivenciar esse período adequadamente e aprender a lidar com os fortes sentimentos envolvidos na perda de alguém querido é muito importante.
Não hesite em procurar ajuda profissional neste momento. Procure profissionais que tenham experiência em Terapia do Luto: psicoterapeutas / psicólogos.
Olá, o luto pode ser algo muito doloroso para algumas pessoas e diante da pergunta imagino que este seja seu caso. Trata-se o luto como um processo, pois passará por varias etapas até que consiga elabora-lo de modo satisfatório, neste caso sugiro que faça acompanhamento com um Psicólogo, e se ele achar necessário te encaminhará para o um Psiquiatra. Um abraço!