quem sofreu um AVC pode ter depressão?

9 respostas
quem sofreu um AVC pode ter depressão?
Quem sofreu AVC pode ter depressão tanto por problemas vasculares (que muitas vezes são as mesmas causas que levaram ao acidente vascular cerebral), quanto pelas limitações e sequelas que muitas vezes o AVC deixa, trazendo algumas dificuldades para a vida do paciente e aumentando a chance da ocorrência de depressão. Mas devemos lembrar que a depressão é uma doença relativamente comum que pode estar acontecendo também independente do AVC. Atenciosamente

Além das limitações que o Avc causa, o paciente pode ficar nervoso, assustado, inseguro, impertinente, muito solicitante, resistente às sugestões de quem quer ajudar, seja pelo emocional ou pela limitação em compreeder, de acordo com o comprometimento fisiológico. O acompanhamento psicoterápico dá bons resultados integrando paciente, família, psiquiatria, psicologia e neurologia clínica. Se houver um cuidador é importante que este participe com suas contribuições em algumas consultas, pela rotina diária e observação do desenvolvimento e conquistas do paciente. Fica mais fácil lidar com a depressão quando a família participa ativamente do processo de evolução do paciente contribuindo para sua recuperação. É um aprendizado para todos na família!
Sim. Quem foi acometido por uma doença como o Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico pode ter mais predisposição a sofrer de depressão bem como de demência do tipo vascular. Devido às limitações causadas pelo AVC, é comum o indivíduo desenvolver sintomas de depressão, pois passa a necessitar de ajuda de terceiros e algumas pessoas se entristecem com esta situação. Procure ajuda médica psiquiátrica para solucionar suas dúvidas! À disposição. Marília Rodrigues C. de Alencar Marinho. Psiquiatra.
A recuperação posterior a um Acidente Cardio-Vascular é um processo complicado e muitas vezes dolorido ao paciente. Muitas vezes, o paciente fica impossibilitado de realizar atividades que ele julga vitais para o seu cotidiano. Um tratamento pode auxiliar o paciente a lidar melhor com o tempo de recuperação e com as novas formas que terá de lidar com suas atividades diárias.
Concordo com o dot Luis Henrique Junqueira, a depressão nem sempre é consequência do AVC; muito depende da forma de como a pessoa acometida lida com a deficiência, da presença e suportes familiares, dos amigos; muito depende da estabilidade do mundo de relações. A dependência e a solidão são o perigo maior.
Em acordo com a resposta do Dr. Luis Henrique Junqueira e da colega Maria Annunziata, gostaria de complementar ressaltando a importância de ser feita uma boa avaliação para identificar a causa da depressão.
Sendo os sintomas em decorrência do AVC em si, ou por conta do processo de aceitação e/ou adaptação do paciente, a condução do tratamento ocorrerá de maneira diferente.
Sim. Uma pessoa que sofreu um AVC, de um modo geral , acaba tendo limitações e isso pode facilitar o desenvolvimento uma depressão.
Sim.
Uma coisa não impede a outra
Pode ter sim, pois essas pessoas vão sentir um fragilidade imensa, pois elas passam a sentir que estão um estorvo na vida da família.Tem que ficar muito atento no dia a dia dela.