Quero desabafar, devo procurar um (a) psicólogo(a) ou psiquiatra?

28 respostas
Quero desabafar, devo procurar um (a) psicólogo(a) ou psiquiatra?
Olá!!! É na psicoterapia que você irá encontrar espaço para falar sem medo das coisas que estão te perturbando e, aos poucos melhorando sua qualidade de vida .
Nunca se esqueça que você não precisa passar por nada sozinho/a, procure um psicólogo!
Espero ter ajudado!Estou á disposição!
Boa Sorte nas suas escolhas!

Olá! Psicólogo irá lhe ajudar a entender mais sobre esse desabafo, o que realmente vem lhe incomodando. Aconselho procurar um psicólogo. Irá lhe ajudar bastante. Fico a disposição.
Boa noite. As características da consulta psicológica e os objetivos da psicoterapia são os mais adequados para acolher sua demanda. Procure um psicólogo de sua confiança, que saberá ouvir seu desabafo. Abraços!
Olá!
Com toda certeza é um psicólogo que você deve procurar. O psiquiatra é um médico focado nos problemas fisiológicos, desajustes cerebrais. A ciência de sua formação é a medicina. Ele usa medicamentos para tratar de seus pacientes. O psicológo, por outro lado, é um profissional voltado para os problemas psicológicos. A ciência de sua formação é a psicologia, que se desenvolveu à partir da filosofia. O psicólogo conversa com seus clientes e não se vale de remédios para ajudar seus clientes na solução de seus problemas.
Estou à disposição!
Um abraço!
Olá, boa tarde! Para que possa desabafar é melhor procurar um psicólogo. Com ele, você poderá falar sobre as questões da vida que estão te incomodando e aos poucos vai se fortalecendo e aprendendo a lidar melhor com os problemas da vida. Espero ter ajudado, sou psicóloga e estou à disposição.
Olá, para você promover esse desabafo o ideal seria que você procurasse um psicólogo. Através da psicoterapia, você conseguirá se fortalecer e lidar melhor com suas angústias.
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, e através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
O psicologo é o profissional indicado para contribuir nos processos que envolvam questões emocionais e existenciais. No entanto, caso necessário, este profissional te recomendara outros apoios, considerando o que você trouxer como queixa.
Um abraco!
Boa noite. Você parece engasgada com muitos "problemas" não resolvidos e sem válvulas de escape! Se você fala em "desabafo" fala que não deve estar aguentando mais tanta pressão interior ou tantas emoções desencontradas que não a deixam se sentir bem, relaxada, com disposição para a vida.
Claro que você pode "desabafar" com uma amiga. Mas cuidado! Mesmo a melhor amiga não saberá ser neutra diante de sua fala. É o psicólogo que saberá ouvi-la de uma maneira não crítica, e muito acolhedora, pois ele é treinado para isso.
Procure um psicólogo sem medo.
Olá, no psicólogo você encontrará esse espaço de fala que você está procurando.
Olá! O psicólogo é o profissional indicado e que possui ferramentas de escuta e poderá ajudá-la naquilo que a sufoca. Com ele você poderá desabafar, falar o que quiser lembrando que o profissional não tem julgamento e juntos poderão encontrar caminhos mais saudáveis para a sua vida. O trabalho de psicoterapia é de autoconhecimento. Sou especialista em Saúde Mental e fico a disposição! Um abraço
Olá
Procure um psicólogo, pois durante a sessão o profissional utiliza uma escuta ativa e sem julgamento.
Espero ter ajudado, um abraço!
Psicólogo. É através da psicoterapia que trabalhamos com a fala.
O psicólogo é o profissional indicado para auxiliar na resolução de conflitos emocionais. O psiquiatra é um médico especialista em tratamento medicamentoso, e as consultas são mais espaçadas, com o objetivo de ajustar a medicação.
Um psicólogo. O espaço terapêutico, sem julgamento, acolhedor e esclarecedor vai ser muito bem vindo quando quiser desabafar. Além disso, esse desabafo certamente, na psicoterapia, vai ser muito bem usado, trazendo reflexões importantes e proporcionando, cada vez mais, melhores maneiras de lidar com suas angústias.
O tratamento psicológico é muito indicado para expormos a angústia de maneira que não sejamos julgados nem discriminados por isso. Há sigilo e acolhimento. O psiquiatra só poderá receitar medicação. Em poucos casos escutará mas o papel da psicoterapia se enquadra mais nestes casos.
O Psiquiatra cuida da parte da medicação, onde você estará com ele, uma vez por mês, porém, o psicólogo, estará com você uma vez por semana possivelmente, é na terapia que ocorre o seu desenvolvimento pessoal, as demandas serão trabalhadas de acordo com o surgimento das mesmas.
Olá. Você deve procurar um psicólogo, pois a psicoterapia é uma vez por semana. No psicólogo você pode desabafar e falar de seus problemas. O psiquiatra receita medicamentos e está mais preocupado com os seus sintomas. Atenciosamente.
Para desabafar mesmo e um amigo!!! Como o desabafo e algo de um lado só acredito que uma amizade genuína possa ser a solução mais viável (e em conta). Agora se quer desenvolver autoconhecimento, buscar entender o que te levou a esta angustia e como melhorar, então um psicólogo pode te ajudar, e importante escolher um profissional que saiba lidar não somente com a doença mas também com as potencialidades. Fico a disposição para atendimento presencial e on-line!

Se quer apenas desabafar e não necessariamente solucionar, busque um amigo.
Se tem vontade de desabafar com um psicólogo, para vivenciar a experiência de uma escuta sem julgamentos, que vai te ajudar a trazer mudanças para tornar sua vida melhor, com investimento de seu tempo, energia e dinheiro, busque um psicólogo sim! Numa primeira conversa você já consegue identificar se precisa ou não de terapia. Até mais! ;)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Se o que você procura é uma escuta qualificada, o Psicólogo é o profissional mais indicado para acolher a sua demanda. O Psiquiatra é basicamente responsável pelo diagnóstico e tratamento medicamentoso. Já o Psicólogo usa a fala como a principal ferramenta de trabalho e tem um olhar mais abrangente, se dedicando a estudar o que é dito e inclusive o não dito. Na psicoterapia você encontrará espaço para falar abertamente sobre a sua queixa e com a ajuda do Psicólogo irá, aos poucos, se fortalecendo. Além de entender melhor o que te angustia, você também descobrirá estratégias para tornar a sua vida melhor. O objetivo da psicoterapia
é desenvolver o autoconhecimento e promover a saúde e qualidade de vida. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Olá.
O Psicólogo Clínico é o profissional ideal para acolher, realizar a escuta ativa, todas as suas necessidades.

Recomendo que o faça.

Espero ter ajudado.
Boa sorte.
Sim, a terapia é uma forma de entender e elaborar situações traumáticas ou ciclos.
Olá! Procure um psicólogo, esse profissional lhe auxiliará a transformar seu desabafo em recurso interno, o que lhe disponibilizará mais ferramentas para lidar com questões do dia a dia, de relacionamentos, estados de ânimo, enfim.
Um psicólogo. No processo de psicoterapia, você poderá falar de si, suas questões, seus anseios, de forma livre, sem julgamentos. O profissional te apoiara, inclusive, para que você aprenda a viver de uma melhor forma com essas queixas. O psiquiatra oferece um apoio medico, caso tenha a necessidade de utilizar um medicamento, mas, mesmo se houver, a psicoterapia deve ser mantida.
Psicólogo, pois vai ter uma escuta compreensiva e empática, boa sorte.
Com certeza um psicólogo, psiquiatra é mais para diagnosticar e medicar doenças emocionais, como depressão, transtornos mentai, etc.
Olá. O profissional indicado é o psicólogo. Abraço.