Realizei mais de 8 testes online de TDAH adulto e deu positivo. Como o especialista (Psiquiatra) pode

23 respostas
Realizei mais de 8 testes online de TDAH adulto e deu positivo. Como o especialista (Psiquiatra) pode diagnosticar se tenho realmente TDAH ? Quais exames devo fazer?
Estes testes de internet são muito perigosos, pois há fontes não muito confiáveis! É melhor procurar um neuropsicólogo, ele sim aplicará testes padronizados que poderão indicar em qual tipo de atenção está alterada ou se a questão é em outra área cognitiva, e só daí vai indicar o tratamento correto seja com indicação médica para uso de medicações ou para estimulação e treinamento cognitivo.

Mesmo tendo esses resultados pela internet, o ideal é realmente buscar ajuda profissional, como um psiquiatra, psicólogo ou até mesmo um neuro. O diagnóstico pode ser feito pela aplicação de inventários, conhecimento de sua hostória de vida juntamente com sua queixa. Desta forma, a avaliação e orientações serão feitos da forma correta, lhe fornecendo um diagnóstico fidedigno e possíveis encaminhamentos, se for o caso.
Olá! pela Organização Mundial de Saúde, trata-se de um distúrbio neurológico, portanto o tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um neurologista especializado em TDAH, associado a um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Paz e Bem!
Olá , o fato de fazer vários testes neste sentido, parece está buscando algo. O diagnóstico TDAH, e clinico observação e testes, um número suficientes sintomas para fechar o quadro, é o padrão de resultados em mais de um ambiente, família, escola, social, trabalho, etc.. Adaptado da idade do paciente. No nome já diz, Transtorno... Por causar um prejuízo.Qdo criança são mas notados pelos resultados escolres ou comportamento.. Em alguns casos na fase adulta as vezes fica menos severo, pela aprendizagem de estratégias e amadurecimento. Está relacionado ao lobo Frontal, que é responsável pelo planejamento e manutenção de estratégias aos objetivos, são dirigidos pelo emocional. Qdo persiste na vida adulta, leva um grande prejuízo, .... Pode levar a outros prejuízos secundários, depressão, ansiedade, etc.. Dificuldades de relacionamentos, definir e sustentar objetivos, profissionais etc.O tratamento qdo necessário medicamento fundamental terapia COMPORTAMENTAL COGNITIVA,
Maria.ap'
Bem, quase toda vez que nos deparamos com testes online ou começamos a ler sobre alguma doença, é muito comum nos identificarmos com algo e assim já nos rotulamos com essa ou aquela doença. Em todo caso, nada substitui um profissional para poder te ajudar seja em relação ao TDAH ou qualquer outra questão que venha a te afligir. Fico à disposição para qualquer outro esclarecimento.
Procure um Neuropsicologo (a) Para uma avaliação. Materiais da entrevista clínica somado ao material de investigação que são os testes psicometricos norteiam essa dúvida. Com o laudo em mãos leve a um especialista para o fechamento do diagnóstico. A avaliação é essencial Para o processo de intervenção.
Concordo com a colega, testes on line não são instrumentos diagnósticos. Você pode se submeter a uma avaliação neuropsicológica, que são instrumentos validados e padronizados e, a partir destas análises, pode-se ter uma visão acerca da suspeita e encaminhamentos podem ser realizados, como exemplo, o médico psiquiatra.
Os testes da internet não têm validade científica. Por isso recomendo que você não confie a eles um resultado tão importante quanto esse.
O profissional que habilitado fazer um diagnóstico preciso, com uma bateria de testes capazes de oferecer o rigor científico exigido é o Neuropsicólogo.
Ele também te encaminhará a um bom psiquiatra, para que avalie se você necessita de medicação.
Ambos, psiquiatra e psicólogo se complementarão no cuidado.
Você verá como os sintomas serão minimizados e tudo tenderá a ficar mais simples e melhor. Fique tranquilo.

Abraços
Devo concordar com os colegas acima sobre a importância do diagnóstico ser feita por um profissional. No entanto, normalmente a pergunta que faço a mim mesmo e ao paciente é qual a importância que o paciente vai atribuir ao diagnóstico? Qual a finalidade? Para que vai servir?
Concordo que tal diagnóstico em uma criança pode servir para auxilia-la a encontrar estratégias e alternativas para minimizar as consequências, mas um adulto que encontra dificuldades de atenção pode buscar estratégia para contornar o problema, mesmo raciocínio serve para a hiperatividade ou então aceitar que a solução será a dependência de algum remédio para o resto da vida, pois estes tem apenas a função de acalmar o sintoma e não de eliminar as causas.
O profissional indicado para lhe esclarecer após sintomas apresentados e que vem lhe causando prejuízos em sua vida diária è o neuropsicólogo que lhe fará várias baterias Neuropsicologica das funções cognitivas e chegar ao diagnóstico preciso e consistentes.
Atenciosamente!
Monica Araújo
Preliminarmente, uma boa anamnese e observação de sua história de vida e contexto da queixa. Outros encaminhamentos poderão vir depois.
Testes on line não possuem embasamento científico , sugiro que você procure avaliação médica e psicológica também. A psicoterapia Cognitivo comportamental apresenta resultados muito interessantes no tratamento de TDAH.
Ola! A insegurança demostrada no seu questionamento eh possível ser parte de um quadro emocional instável e que pode estar vinculado com sintomas de angústia e ansiedade. Um profissional está preparado, na grande maioria das vezes, em saber conduzir e diagnosticar seu processo. A dúvida, pode estar revelando um medo, incerteza, terror de não ser cuidada. O importante é vc estar sendo cuidado por um profissional e confiar! Esse vínculo ajudará vc a se auto-cuidar! Tente se desconectar dos testes virtuais. Abraço
Meu caro(a), primeiro, não confie em testes on line, pois estes nao são fidedignos. Vc deve procurar os profissionais psicologo e psiquiatra para uma avaliação. E nao siga instruções de nenhum site.
Abraço
Olá, seria importante você fazer uma avaliação com um neuropsicologo. Abraço.
Olá! É importante lembrar que o diagnóstico deve ser dado por profissionais da área. Prezo e atuo com profissionais integrados, já que nem sempre alguns diagnósticos são tão precisos. Muitos sintomas são comuns a vários distúrbios e transtornos, sejam eles psicológicos e/ou psiquiátricos. Por isso a importância de envolver mais profissionais. Um boa anamnese é essencial. Outro ponto importante é identificar a(s) causa(s) que levaram os sintomas e isso, você conseguirá somente com um psicologo. Procure ajuda clínica. Espero que tenha lhe deixado confortável com suas dúvidas. Abraços.
Seu diagnóstico pode ser feito com uma boa anamnese e histórico pregresso seu e familiar. As escalas pode auxiliar na avaliação dos sintomas, porém não fecham o diagnóstico. Costumo dizer que uma avaliação neuropsicológica seria muito bem indicada para tal diagnóstico. Nem sempre ela é necessária. Procure um psiquiatra com experiência para acompanhá-lo adequadamente.
Na internet você pode responder inventarios e obter resultados, porém mesmo dando positivo não significa ser este o seu diagnóstico, partindo do princípio que os sintomas permeiam entre as manifestações patológicas.
Sugiro que realize o Psicodiagnostico com psicologo, profissional apto para isso ou médico psiquiatra; a fim de poderes resolver sua dúvida é iniciar tratamento certo. Boa sorte.
O diagnóstico só pode ser feito depois de longa anamnese com um profissional especializado, como um psiquiatra ou neurologista.
Os testes apontam sintomas, assim seria um ponto de partida para melhor orientação do profissional, contudo é importante que haja essa calma e observação do paciente como um todo, assim o diagnóstico é clinico, não baseado em exames de imagem.
Para ter um diagnóstico é necessário um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, que envolve tanto o psicólogo, como o neurologista e psiquiatra, este diagnóstico é clínico e é necessário aplicação de testes, questionários e coleta de dados do seu histórico de vida, para assim analisar todos os contextos e possível intervenção, que pode ser com o uso de medicamento ou apenas com a terapia, mas cada caso é diferenciado e vai depender da evolução do cliente. Estou á disposição caso esteja com dúvida.
As avaliações profissionais do Psicólogo, Neuropsicólogos ou Psiquiatras são mais indicadas neste caso. Testes informais, não quantificam e muitas vezes podem mais atrapalhar o paciente do que ajudar. Procure por um profissional especializado. Muitas vezes alguns sintomas são próprios de uma psicopatologia outras vezes esses sintomas são comuns a maioria. Quem tem treino necessário para diferenciar uma psicopatologia de outra é o profissional da Saúde Mental. Grande abraço!
Procure um neuropsicólogo (a) para lhe auxiliar no diagnóstico concomitantemente com psicólogo com abordagem cognitiva comportamental e um psiquiatra ou neurologista que juntos irão lhe dar o diagnóstico mais preciso e tratamento. Uma boa avaliação neuropsicológica ajuda e muito nortear o tratamento e conduta tanto medicamentosa quanto psicoterápica com foco no treino cognitivo. Não deixe de se conhecer e de se tratar. Boa noite!
Deixando claro que por se tratar de uma doença neuropsiquiátrica,o primeiro profissional a ser procurado deve ser o médico psiquiatra. Só ele tem a expertise para através de uma anamnese completa, exame psicopatológico avaliar todos os sintomas, ou queixas do paciente , elaborar o diagnóstico sindrômico, exemplo: síndrome depressiva e as possíveis doenças associadas a essa síndrome : Transtorno Depressivo Recorrente, Eposodio Depressivo,alterações metabólicas ( hipogonadismo, hipotireoidismo ).
O sintoma desatenção pode ser secundario a diversas causas, sendo uma das mais simples a restrição de sono, por exemplo. Quem por conta de compromissos sociais linda trabalho dorme menos horas do que deveria.
As escalas psicometricas medem a intensidade do sintoma, somente isso.
Diagnóstico em Medicina EH SEMPRE CLÍNICO! Exames são complementares. Para excluir ou corroborar com o diagnóstico clínico.