Se a escavação do nervo óptico está grande, a pressão do olho um pouco mais alta que o convencional, porém a córnea do paciente for mais grossa que o comum e o exame de campimetria constar como normal, pode ser que o paciente não tenha glaucoma?
Dr. Marco Aurelio Varella Figueiredo
Dr. Marco Aurelio Varella Figueiredo
Oftalmologista
Petrópolis
É possível que não haja glaucoma e o acompanhamento clínico, dados da história familiar, idade, raça, biotipo, tabagismo, uso de corticóide (asmático,dpoc,reumatismo,nefropatias...), fumo, diabetes, obesidade, colesterolemia, hematócrito dentre outros, devem ser avaliados junto com alguns testes e exames caso haja dúvidas, como:curva tensional diária, teste de sobrecarga hídrica, estereofoto das papilas, OCT do nervo óptico, campimetria, tonometria de aplanação de Goldmann, paquimetria. Numa única consulta não se pode firmar um diagnóstico, sendo necessário traçar um perfil da variação dos parâmetros e avaliar se há ou não glaucoma.
Existe glaucoma sem pressão alta e existe pressão alta sem glaucoma. Escavação aumentada sem glaucoma e escavação normal com glaucoma. Ainda não sabemos realmente o que é o glaucoma, sabemos que não há cura e por isso tantos exames, tantos colírios e tantas abordagens diferentes.

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Renato Garcia
Dr. Renato Garcia
Oftalmologista
São Paulo
Sim, é possível que não tenha glaucoma. É necessário avaliar se a quantidade de fibras nervosas que compõem o nervo óptico está normal ou diminuída. Em alguns casos a papila é grande e consequentemente a escavação também é grande sem que isso signifique que a pessoa tenha glaucoma. Portanto, o conjunto de informações de exames oftalmológicos clínicos e complementares são necessários para diagnosticar o glaucoma em sua fase inicial.

Sim. Nesse caso, da maneira como foi descrito, podemos estar diante apenas de um paciente com ESCAVAÇÃO GRANDE FISIOLÓGICA (sem glaucoma).
Existem exames complementares que podem ajudar a confirmar ou afastar a doença. Um deles seria o OCT. Nesse caso, um exame de OCT normal reforçaria a hipótese de ESCAVAÇÃO GRANDE FISIOLÓGICA.
De qualquer forma, caso seja optado por não tratar o paciente, o mesmo deve ser acompanhado de perto com medida da pressão ocular, campimetria e retinografia (para avaliação do nervo óptico, do tamanho da escavação e da camada de fibras).

Especialistas em Glaucoma

Luisa Aguiar

Luisa Aguiar

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Hailton Barreiros de Oliveira

Hailton Barreiros de Oliveira

Oftalmologista

Uberlândia

Renata Gonçalves

Renata Gonçalves

Oftalmologista

Conselheiro Lafaiete

Adriana Valim Portes

Adriana Valim Portes

Oftalmologista

São Paulo

Adriana Bombonatti Vilas Boas

Adriana Bombonatti Vilas Boas

Oftalmologista

Jacareí

Germana Moura Donaire

Germana Moura Donaire

Oftalmologista

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 394 perguntas sobre Glaucoma

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.