Se eu for fazer uma consulta ginecológica e minha mãe for junto, ela ficará do lado de fora?? Obriga

3 respostas
Se eu for fazer uma consulta ginecológica e minha mãe for junto, ela ficará do lado de fora?? Obrigada!
Toda consulta medica envolve informacoes confidenciais, protegidas pelo segredo medico, o que e previsto pelo codigo de Etica. Dessa forma, o paciente tem autonomia para decidir se a consulta sera acompanhada por familiar ou nao.

É muito importante em uma consulta ginecológica que a relação construída entre médico e paciente seja de confiança, para que não sejam omitidas informações importantes para investigação e abordagem das queixas.

Adolescentes e menores de idade podem consultar-se sem a presença dos responsáveis desde que seja percebido que possuem capacidade de compreender todas as orientações e assuntos que precisam ser conversados.

Além disso, de acordo com o Código de Ética Médica é vedado ao médico revelar informações de pacientes menores de idade adquiridas durante a consulta médica, mesmo que seja aos seus pais ou responsáveis legais, desde de que o menor tenha capacidade de discernimento e a não revelação não traga prejuízos ao paciente.

Logo, a decisão de estar acompanhado de algum responsável, ou não, é sua.

O profissional de saúde pode usar sua sensibilidade e percebendo a possibilidade de desconforto por qualquer uma das partes com relação a privacidade, auxiliar na criação de um ambiente de confiança e empatia que permita a consulta fluir da melhor maneira.
Olá. O adolescente pode comparecer a consulta sem estar acompanhada por responsável.
O responsável poderá ficar fora da sala de consulta, se aceitar esta condição.
O médico não tem obrigação ética e legal de contar o que aconteceu na consulta ou achados do exame físico para o responsável legal.
No entanto, se você for necessitar de algum procedimento como colocação de DIU e implante, o responsável deverá concordar e autorizar o mesmo.
Se você for realizar um procedimento cirúrgico, o seu responsável deverá ser informado.
Se você tiver alguma conduta que ponha a sua vida em risco (por exemplo, promiscuidade sexual, ideação suicida) o médico deverá informar o responsável.
Converse com o seu médico.