se eu nao posso comer feijao por conta dessa tal sindrome do intestino irritavel então eu posso subs

5 respostas
se eu nao posso comer feijao por conta dessa tal sindrome do intestino irritavel então eu posso substituir o feijão pelo o que?
Olá prezada. No caso de pacientes com síndrome do intestino irritável, o que se pode ou não comer vai depender da tolerância de cada indivíduo e do seu estado de saúde. Alimentos que chamamos de irritantes de mucosa ou pró inflamatórios como pimentas, gorduras, frituras, bebidas alcolicas, refrigerantes, café , mate, chocolate, bebidas energéticas, embutidos, queijos amarelos, produtos industrializados ricos em conservantes e aditivos quimicos, devem ser evitados ao máximo realmente, pois pioram o estado de saúde. Mas no caso de cereais, legumes e leguminosas, incluindo os feijões e frutas não maduras, o que acontece, é que possuem fibras do tipo solúvel e insolúvel, que podem causar desconfortos gástricos como gases ou diarréia. O indicado e buscar dentre estes alimentos os que possuem maior quantidade de fibra solúvel e menos insolúvel, pois está última é a que causa mais desconfortos. Normalmente para consumir o feijão (ou mesmo a lentilha, ervilha partida, grão de bico, que são da família dos feijões), é indicado fazer o remolho com troca de água. E quando for cozinhar, utilizar uma nova água, desprezando a do remolho, dessa forma pode-se reduzir o desconforto gástrico eliminando fibras que são fatores de flatulência. Indico que busque o mais rápido possível um acompanhamento nutricional para auxiliar no tratamento da síndrome do intestino irritável, pois a melhora será mais rápida e sem riscos e prejuízos a saúde com dietas super restritivas desnecessárias! Me coloco a sua disposição para mais esclarecimentos ou caso tenha interesse em realizar o seu acompanhamento nutricional comigo. Melhoras e boa sorte!

As substituições devem ser indicadas pelo nutricionista após uma avaliação completa. Da mesma maneira que os medicamentos são prescritos individualmente, para pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais, o alimento certo deve ser prescrito em doses e frequência correta de consumo, individualmente. É fundamental que procure um nutricionista de forma a evitar maiores complicações à saúde que a Síndrome do Intestino Irritável possa trazer. Maiores dúvidas, sinta-se à vontade de esclarecer, por meio de mensagem direta.
Olá,
Existem alguns alimentos que fermentam mais no intestino e algumas pessoas são mais sensíveis do que outras, por isso a importência de conhecer o seu organismo. Ajudo alguns pacientes com um Protocolo Low Fodmap que tem ajudado bastante os meus pacientes, ele possui diversas fases e por isso o acompanhamento de um Nutricionista é fundamental. Estimo melhoras .
Olá,
os substitutos do feijão são: ervilha, lentilha e grão de bico.
No entanto, não é necessário retirar para sempre o grupo das leguminosas e sim tratar a síndrome do intestino irritável (SII) corretamente e depois ir reintroduzindo aos poucos os alimentos.
Para o devido tratamento da SII, sugiro procurar um nutricionista para avaliar suas queixas, necessidades nutricionais, composição corporal e rotina alimentar para uma conduta personalizada.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Modulação intestinal - R$ 400
Olá! Você não precisa retirar o feijão, caso ele não te cause sintomas (gases/estufamento/dor abdominal). Faça um remolho bem feito, e coma ele de acordo com a sua preferência. Mas, você pode substituir ele também por outras leguminosas como LENTILHA, GRÃO DE BICO, ERVILHA, GRAO DE SOJA, PASTA DE GRÃO DE BICO...., para variar durante a semana.