Semana passada fui diagnosticada com pedra na vesícula depois de ter ido a urgência pois senti forte

8 respostas
Semana passada fui diagnosticada com pedra na vesícula depois de ter ido a urgência pois senti fortes dores. O médico disse, depois de ver a ultra, que eu não precisava operar, apenas evitar frituras.
É normal ter que viver com essa pedrinha de 1cm? Mudei a alimentação mas gostaria de saber se essa pedra pode se dissolver ou futuramente terei de tirar a vesícula.
Pedra na vesícula, chamada tecnicamente de colelitíase, pode ou não demandar cirurgia dependendo de fatores como a presença de sintomas e o tamanho das pedras. Os portadores de colelitíase sintomática, ou seja, que têm crises agudas de dor abdominal tipo cólica no andar superior, tem indicação da retirada da vesícula biliar (colecistectomia) juntamente com as pedras (cálculos). A cirurgia é usualmente por vídeo-laparoscopia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ultrassom, embora muito preciso, pode deixar de ver pequenas outras pedras na vesícula. A indicação é cirúrgica a não ser que fatores maiores venham a impedir esse procedimento.
A indicação é cirurgia. Podem haver pedrinhas menores que não puderam ser vistas na Ultra, o que é mais perigoso.
O conceito de que não se deve operar a vesícula biliar quando esta com pedras (colelitíase) é antigo,pois após o advento da cirurgia videolaparoscópica o risco cirúrgico diminuiu muito, sendo agora a indicação cirúrgica a melhor e mais segura opção.
Todos os pacientes que apresentam colelitiase (pedra na vesicula) tem indicação cirúrgica. Pois todos tem sintomas, que podem variar desde leve sensação de "empachamento" e intolerância a alimentos gordurosos até dores abdominais intensas, náuseas, vômitos e febre. Não se admite em pleno século 21 e com a cirurgia laparoscópica disponível orientar um paciente a tratar através de dietas ou medicamentos. Complicações severas podem surgir decorrentes desta doença como pancreatite, colecistite e no futuro câncer de vesícula.
Bom dia.
Melhor operar em data oportuna, sem urgência. Novas crises podem ocorrer e com possibilidade de infecção na vesícula biliar.
Programe-se o opere.
Você deve realizar um pré operatório bem feitos operar o mais breve possível, pois complicações da colelitiase podem ser muito graves. Estou a disposição.
Certamente se você já teve uma crise de dor, provavelmente terá outras, independente da sua alimentação. Seu caso é cirúrgico.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Evelyn Granja Batalini

Evelyn Granja Batalini

Cirurgião geral, Endoscopista

Ourinhos

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Luiz Cariello

Luiz Cariello

Cirurgião geral

Vila Velha

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 361 perguntas sobre Doenças Da Vesícula Biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.