Sindrome do panico pode ser considerada uma crise nervosa? Os sintomas que tenho parece crise nervosa

12 respostas
Sindrome do panico pode ser considerada uma crise nervosa?
Os sintomas que tenho parece crise nervosa mas ao mesmo tempo sindrome do panico.
A síndrome do pânico é uma das vertentes de níveis altíssimos de ansiedade. Pelo seu relato esses sintomas são causando uma certa angústia, neste caso, sugiro que busque o auxílio de um especialista (psicólogo, psiquiatra ou neurologista) para melhor orientação do caso. Um abraço

A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade onde acontecem crises de medo profundo de que algo muito ruim aconteça, de sensação de que vai morrer, mesmo que não haja sinal de perigo iminente para isso. São crises recorrentes e que trazem a preocupação de ter novos ataques, o que acaba dificultando a rotina da pessoa. Talvez você não esteja com síndrome do pânico, mas se já teve alguma crise nervosa é interessante que procure um psicólogo para que ele faça uma avaliação correta e que você possa descobrir as causas dessa(s) crise(s), minimizando-as ou até extinguindo. Boa sorte.
O rótulo nunca soluciona o problema!
Dizer que você tem síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade não vai resolver o problema.
O ideal é buscar ajuda profissional para entender como é sua dificuldade com a ansiedade e buscar formas de melhorar essas vivencias, melhorando assim sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Pânico, é um transbordamento de angústia ao qual o sujeito não consegue nominar. Como uma situação em que o sujeito fica excessivamente angustiado e não sabe o porque, mas teme que algo ruim irá acontecer. Por isso, é um transbordamento. A crise nervosa por sua vez, muda os sintomas de acordo com a intensidade da angústia do sujeito, no caso é menos intensa.
Ola! A Síndrome do pânico é uma crise de ansiedade, nela existe um nervosimo muito grande criado pelo pensamento ansioso que é desadaptativo e que o faz chegar a um pico de tensão movido por tal ansiedade que resulta no pânico. Aconselho a ti a procurar um psicólogo para um terapia eficaz. A terapia cognitiva comportamental é mais indicada. Espero tê-la ajudado.
Melhoras para ti.
A síndrome do pânico vem decorrente de um grau de ansiedade elevada, em que a pessoa é levada ao extremo e ao medo de realmente ter um ataque súbito e morrer. Ela não consegue identificar que é algo ligado ao emocional e sim, vê como algo fisiológico. As crises de ansiedade, quando saem do controle, geram o ataque de pânico . A pessoa passa a ter uma ansiedade antecipatória de que aquilo vai sempre acontecer e ela acaba faz eco uma fuga, por medo de ter novamente outro ataque,
Abraços.
Olá. Só um profissional poderá tirar completamente suas dúvidas. Você tem que passar por um processo de avaliação que vai esclarecer o que você está sentindo. Abraços
Bom dia!

Seria importante você descrever essa 'crise nervosa': quando acontece? como acontece? o que você sente? o que você faz? Para, assim, fazermos uma comparação e saber até onde é ou não a mesma coisa e o que você está chamando de crise nervosa e crise de pânico, ok?

Vale também ressaltar a diferença entre crise do pânico (evento isolado) ou síndrome do pânico (crises recorrentes), uma vez que são diagnósticos diferentes e estão descritos de forma bem específica na literatura e nos manuais.

Sugiro procurar um profissional da psicologia ou o próprio psiquiatra e iniciar um tratamento já que tem incomodado.

Tudo de bom!
Olá, aconselho que vc busque ajuda de um psicólogo. Esses sintomas estão te alertando para situações que vc está tendo dificuldade de lidar em relação aos sentimentos e emoções que ocorrem ou ocorreram, abraços
Nem tudo o que gera nervosismo, repentina e violentamente, pode ser considerado como um Transtorno do Pânico (TP). Por isso, é de fundamental importância a avaliação psicológica e, de acordo com a necessidade do paciente, a recomendação para a psicoterapia. Não raras vezes, as pessoas acometidas pelo pânico vivem a percorrer as emergências dos hospitais, passando por procedimentos até mesmo desnecessários. Os sintomas costumam ser tão intensos que a sensação é de um infarto. Algo que não condiz com a crise nervosa em si. A aceleração dos batimentos cardíacos, acompanhada do excesso de suor e tremores, faz suscitar o sentimento de que a morte se aproxima. Nasce daí a ansiedade antecipatória, cuja intenção é evitar os locais, as pessoas e as situações nas quais a crise surgiu. O mais importante é não permanecer refém dessa avalanche de sintomas, buscando o tratamento psicológico adequado. Espero que a resposta lhe seja útil. Grande abraço!
Crise nervosa é uma definição genérica de situações de descontrole emocional.
Síndrome de pânico é uma definição de uma psicopatologia, constituída por um conjunto de sintomas, que envolve dentre eles o medo (a pessoa se experimenta ameaçada, mesmo que a ameaça não seja real)
Deste modo podemos ver que um acesso de pânico pode ser considerado uma crise nervosa, visto que nesta última cabe qualquer tipo de descontrole emocional.
Deste modo, para o diagnóstico preciso de uma situação em que a pessoa padeça crises nervosas, é necessário a identificação do conjunto de sintomas, bem como os contextos de relações em que ele ocorrem. Apenas com este rastreamento minucioso se pode definir um diagnóstico preciso, o que é condição fundamental para uma intervenção com resultados.
Sendo crise nervosa ou síndrome do pânico, é preciso avaliar seu grau de sofrimento, se você apresenta prejuízo na sua vida profissional e social para buscar ajuda.

Poderíamos dizer que a síndrome do pânico seja uma crise de ansiedade frequente, intensa e imprevisível (por não conseguir prever quando ocorrerá).

Além dos sintomas (sensação de falta de ar, coração acelerado, suor, tremores, músculos tensos, sensação de tonteira, desequilíbrio, visão embaçada, boca seca, calafrios ou ondas de calor), surgem pensamentos de muita preocupação sobre o que está acontecendo no corpo no momento da crise e possui medo intenso de perda de controle ou de morrer ou de enlouquecer.

Pessoas com pânico tendem a procura um médico por acreditar estar infartando, estar sufocando,...

É uma interpretação errada sobre as reações corporais no momento de intensa ansiedade.