Sinto dores nas articulações da perna. A medica acha q tenho fibromialgia, mas não tenho todos os

6 respostas
Sinto dores nas articulações da perna. A medica acha q tenho fibromialgia, mas não tenho todos os sintomas. A dor pode ser + localizada?
Somente dores nas pernas não caracterizam a fibromialgia. O diagnóstico da fibromialgia envolve a presença de dores em regiões diversas do corpo, entre outros sintomas, além da exclusão de várias doenças. Existe um protocolo específico de dignostocar a fibromialgia, o profissional correto a se procurar para isto é um reumatologista. Muitos outros caracterizam dores sem causa evidente ou com "fundo emocional" como fibromialgia, o que é um grande equívoco. Para não cometermos nenhum erro, é importantíssimo que você investigue esta dor, que deve te incomodar muito, com o profissional mais bem qualificado na área. Procure então um bom reumatologista!

A fibromialgia em si não é uma doença em que você perca seus movimentos, a dor pode te limitar sim, mas com exercícios e às vezes remédios relaxantes musculares podem aliviar. A grande questão é que apesar de ser um descontrole na forma em que nosso cérebro entende a intensidade da dor, questões emocionais influenciam e por vezes pioram bastante a dor, não é difícil vermos a associação constante de transtornos como depressão ou ansiedade associados com a fibromialgia. Por isso é de suma importância aprender a lidar e estruturar bem o emocional para que este auxilie o bem estar físico e mental. A Terapia Cognitiva Comportamental ajuda muito no controle de estressores que possam piorar a dor e tirar a qualidade de vida.
O tratamento da Fibromialgia tem que ser efetuado através de um tratamento multidisciplinar com Psicologia, Neurologista, Fisioterapeuta onde todos tem que interagir cada um na sua especialidade para minimizar os sintomas da Fibromialgia e dar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Na fibromialgia as dores costumam aparecer em diversas partes do corpo e as articulações não são os locais mais acometidos. Antes de fechar um diagnóstico de fibromialgia, eu prefiro sempre excluir todas as outras possibilidades. Uma boa história clínica, um exame físico minucioso e alguns exames laboratoriais e de imagem ajudam o médico a ter mais certeza do diagnóstico do paciente.
Uma vez excluído a possibilidade de o diagnóstico médico e laboratorial ser positivo para fibromialgia e outras afecções, deve-se investigar a possibilidade de ser um fenômeno psicossomático. Existem proposições de estudos e diagnósticos atuais que aproximam o sintoma da fibromialgia à histeria de conversão, o fato da ocorrência se prevalente em mulheres, reforça essa possibilidade. Porém, homens tem apresentado sintomas semelhantes e diagnosticados com fibromialgia. Converse com seu médico, caso os sintomas persistam ao tratamento medicamentoso, ele poderá lhe encaminhar a um psicólogo psicanalista. A atenção de uma equipe multidisciplinar certamente lhe dará melhor resultados e qualidade de vida.
Não. Um dos critérios para o diagnóstico de fibromialgia é dor acima e abaixo da linha da cintura o que já afasta no teu caso este diagnóstico.