Sinto muito medo do universo, de olhar para o céu, de ver a imagem das galáxias. Sinto como se estiv
21 respostas
Sinto muito medo do universo, de olhar para o céu, de ver a imagem das galáxias. Sinto como se estivesse presa ou sufocada todos os dias. Isso seria uma fobia ou algum outro tipo de transtorno?
Olá, seria importante você procurar fazer uma avaliação com um psicólogo com o intuito de se aprofundar melhor nessas questões, na maioria das vezes corre o risco de ficar preso a uma categorização e na verdade o interessante seria trabalhar a fonte desses sintomas com o objetivo de resolver as questões geradoras de conflitos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Procure um psicólogo para uma avaliação. Só assim você poderá descobrir o que te causa esse medo. Por aqui não é possível fazer uma avaliação com essa breve descrição. Atenciosamente.

Ola boa tarde.
o sintoma que traz podem virem a ser sintomas de várias possibilidades, importante é procurar um profissional( de preferencia na área de Psicologia) para que possa de maneira adequada poder lhe ajudar a encontrar as respostas e o que pode esta ocasionando esses sintomas que esta sentindo.
A disposição.

Toda vez que nos fixamos na imensidão do céu, o receio é uma possibilidade, mas a contemplação da grandiosidade da vida é outra. Essas questões podem ser discutidas com um psicoterapeuta, que poderá propor novas formas de olhar o universo, que irá avaliar até que ponto esse medo que você diz sentir lhe causa incômodo, e o quanto isso tem lhe causado sofrimento. Procure um psicólogo, para que juntos vocês possam aprofundar esse seu sentimento. Abraço

Ola!!! O ideal é procurar um profissional em especial Terapia Cognitivo e Comportamental .O profissional vai trabalhar com diversas ferramentas que a abordagem dispõe e fazer uma contextualização diagnostica.
Espero ter ajudado. Abraços!

Acredito que a psicoterapia possa te ajudar a compreender esse acontecimento. Procure uma psicóloga que possa realizar uma investigação de todos as aspectos envolvidos nessa questão.

Olá! Para que possa ser feito um diagnóstico com segurança, sugiro que procure o acompanhamento de um profissional da psicologia/psicanálise, para que junto com o mesmo você possa trabalhar as sensações descritas acima, aprofundando-se nelas e pensando em suas características individuais. Na área da psicologia é importante que a avaliação seja feita caso a caso, pois cada um percebe e significa o mundo de forma própria e de acordo com suas experiências individuais. Espero ter ajudado! Att. Carolina

Infelizmente não é possível dar o diagnóstico diante do sintoma q relatou. Uma avaliação com psicologa Pode te ajudar a entender o q esta acontecendo.
Duvidas estou a disposição

Olá, fobia e transtorno são praticamente as mesmas coisas. Apenas servem para nomear sintomas relacionados com suas sensações. Sendo um transtorno ou uma fobia, sugiro que procure um psicólogo para entender melhor esse medo. Hoje existem diversas técnicas para tratamento de fobias e transtornos. . Seja livre e feliz. Procure a psicologia!
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Não existe um transtorno ou síndrome que enquadre os seus sintomas, ebora haja um esforço pelo lado da psiquiatria para dar nome aos bois. Mas antes que alguém de fora venha te dizer o que é isso, talvez você precise explorar mais a questão com um profissional. A maioria das pessoas já teve medo do escuro que vem com a noite e uma explicação possível teria a ver com o vazio que esse momento traz, o que entraria em conflito com o vazio de cada um de nós. Como saber se é isso ou outra coisa? Apenas falando. A psicoterapia é um bom espaço para falar e ser escutada... e também para se escutar! Abraço e boa sorte na sua caminhada.

Bom dia! Algumas perguntas são muitos importantes para se compreender mais a fundo a questão. Como é essa sensação de sufocamento? O que você pensa enquanto olha para o céu? As vezes estamos angustiados com a vida e olhar coisas que nos lembrem a finitude dela trazer inúmeros sentimentos. Venha fazer uma sessão e podemos pensar a respeito de tudo que vem acontecendo. Caso tenha interesse em saber mais sobre meu trabalho, meu instagram é @glenio.maciel.
Um abraço!
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina - R$ 150
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Olá! Antes de dar um nome, é importante entender suas próprias representações e construções simbólicas acerca do mundo que a cerca. Seria muito produtivo buscar uma psicoterapia.

Ola! Pela sua breve descrição, parece um medo de algo muito grande. Importante buscar ajuda psicológica para poder entender do que se trata. Pode ser uma fobia sim, ou seja, um medo de algo que pode ser deslocado para o "universo"! Procure por um profissional da psicanálise ou psicologia para te ajudar a compreender-se!

Olá! Para verificar se o seu caso se enquadra em algum transtorno mental (ou psiquiátrico), é importante que você passe por uma entrevista diagnóstica estruturada com base em critérios dos principais manuais diagnósticos psiquiátricos disponíveis.

Olá! Para além de um diagnóstico, para que você tenha buscado uma resposta, acredito que isso esteja de algum modo afetando sua vida. Isso que distingue um simples medo de um transtorno. Se for esse realmente o caso, a sugestão seria você buscar um Psicólogo para lidar com essa questão. Esse profissional vai te ajudar a entender o que está acontecendo e como lidar com isso.

Boa tarde. Será muito importante você procurar um psicólogo clínico para poder falar sobre e entender o que está por trás desta questão, e fica difícil precisar se é um medo ou algo ligado a um transtorno . Estou a disposição.

Certamente você se beneficiará da Terapia EMDR. Indico fortemente. Isso será aliviado.

Há dois aspectos interessantes nessa sua pergunta: uma de caráter comum e outra excepcional. Sentir medo é algo comum e recorrente entre nós seres humanos, agora, conseguir perceber o universo e enxergar galáxias é algo diferente e muito interessante. Tente usar essa percepção diferenciada para te inspirar em fazer algo criativo. Não precipite-se em rotular o que sente e busque um local em que possa falar sobre isso livremente, caso isso lhe aflija. Bjs

Boa noite, parece que estas situações que relatas te trazem sofrimento, você poderá trabalhar em cima disto com um psicólogo, que ajudará você a entender melhor o diagnóstico e o que é mais importante, diminuir o sofrimento.

Olá! É importante que você procure compreender esse medo e tente ressignifica-lo. Através de um processo de psicoterapia você poderá compreender mais sobre esses sintomas e sobre você. Para estabelecer um diagnóstico é preciso uma avaliação mais detalhada. Mais importante do que saber em que categoria se encaixa o que você sente é saber como lidar e superar isso. Não deixe de procurar ajuda. Abraço!

Olá! Busque algum profissional da psicologia que lhe traga confiança Para que lhe ajude a compreender essa sensação de sufocamento que surge ao observar o universo. As razões podem ser variadas, mas o mais importante é encontrar o sentido que VOCÊ dá quando essa experiência de olhar o céu ocorre.
Um Abraço.

Especialistas

Ana Maria M. Amaro

Ana Maria M. Amaro

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

ADRIANA GONRING

ADRIANA GONRING

Psicanalista, Psicólogo

São Mateus

Jessica Ribeiro

Jessica Ribeiro

Psicanalista

Jacaré

Marília Santiago de Arruda

Marília Santiago de Arruda

Psicanalista, Psicólogo

Lauro de Freitas

Rosiani CBA

Rosiani CBA

Psicanalista, Terapeuta complementar, Terapeuta ocupacional

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.