Sinto uma tristeza muito grande desde pequena,me acho inferior as pessoas e ultimamente me sinto mais

21 respostas
Sinto uma tristeza muito grande desde pequena,me acho inferior as pessoas e ultimamente me sinto mais sozinha que nunca e com muita vontade de chorar
Estou com depressão ?
A tristeza por um fato pontual é diferente de ter depressão, mas se existe a dúvida e há um sofrimento, o mais indicado é que faça psicoterapia e terá possibilidade de se conhecer melhor, poder identificar quais as situações que te trazem tais sintomas e ressignificar, desta forma, independentemente do que seja, poderá haver melhor qualidade de vida.

Com depressão ou não, o que você precisa é ajuda de um bom profissional e se possível apoio de quem é mais próximo a você. Procure um bom Psicólogo que lhe ofereça um espaço para poder falar sobre suas mais profundas angústias e dores, creio que isso lhe fará muito bem, afinal é muito bom podermos dizer tudo o que queremos a alguém que nos acolha e não nos julgue. Seria interessante também procurar um médico psiquiatra para avaliação do seu caso. Seria bom se possível que ambos profissionais trabalhassem juntos no seu caso. Espero ter ajudado e não hesite em procurar ajuda.
Realmente o seu estado atual é preocupante e requer um acompanhamento psicológico. Todavia, face ao seu caso crônico de tristeza, acredito que não se trate de
Depressão aguda, mas sem dúvida de um quadro depressivo. Um abraço!
Olá! É importante fazer uma avaliação médica e uma avaliação psicológica. Após a avaliação psicológica, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de resolver o seu problema. Ao longo do processo de psicoterapia, você poderá fazer modificações no modo como você se vê, como vê o mundo e o futuro. No caso da depressão, essas percepções costumam ser afetadas, de forma que tais modificações normalmente levam à resolução do problema. De qualquer modo, o primeiro passo é uma avaliação, para que você possa entender o que está acontecendo com você. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Ola, a tristeza é uma emoção que faz parte da vida, no entanto, sua presença constante deve ser avaliada por psiquiatra e psicólogo. No entanto, acredito que voce precise olhar para sua realidade e como está a aceitação dessa. A baixa autoestima e o complexo de inferioridade podem ser tratados com acompanhamento psicológico onde tera um espaço pra falar sobre si e propiciar a mudança do seu estilo de vida. Psicóloga Cristina
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história.
No sentido patológico há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si, instalando-se um quadro de diminuição global de todas as funções psíquicas com consequente abaixamento do nivel mental, que é um estado que promove um relativo esvaziamento da consciência em termos energéticos.
A investigação psicodinâmica é de fundamental importância para o diagnóstico e tratamento.
É provável que um sentimento de inferioridade ainda não compensado por um legítimo projeto de vida esteja na raiz do seu quadro clínico.
Um profissional poderá ajudar com tratamento psicoterápico resolutivo indicando e acompanhando em salutares propósitos e avaliando se o uso de medicamento antidepressivo estaria também indicado como alívio inicial para os sintomas.
Realmente você precisa encontrar um espaço terapêutico tanto para poder falar sobre seu sofrimento e dos fatores que acredita influenciar seu estado de tristeza, mas também para poder entender os motivos que a fazem se manter desta forma. Falar é realmente a via possível, mas compreender o sentido do que sente e o que seus sintomas querem comunicar, é fundamental para sua mudança. É preciso falar, se ouvir e entender-se. Como menciona ter sempre se sentido assim, perceba o quão todo esse tempo já lhe trouxe de prejuízos e se motive a se haver com isso. Em termos de nomear se uma depressão ou não, pode sim se tratar de um distúrbio de humor persistente (distimia) ou de melancolia, porém essa acentuação dos sintomas que reconhece neste momento, pode estar somado a um episódio deprimido momentâneo. Sugiro, portanto, uma avaliação de tratamento combinado, médico e psicoterapeutico, como conduta mais assertiva no seu caso.
Interessante buscar ajuda de um Psicologo para um eventual diagnóstico, e se necessário ato medicamentoso advindo de um psiquiatra. Sugere-se uma depressão a ser investigada se de origem genética, devido ser desde infância.
Olá, estes sintomas parecem ser recorrentes. Já procurou avaliação medica e psicológica? caso ainda não tenha feito isso, este é o primeiro passo. Após identificar o diagnostico correto, vira o tratamento e o acompanhamento. Você já deu o primeiro passo, que é conscientizar para a mudança. Siga em frente. ate mais,
Olá tudo bem? Desta vez nem li as respostas dos meus colegas.
Acredito que foram boas e certamente já te ajudaram, só quero aproveitar para dizer algo de cunho um pouco diferenciado. Eu estudo no exterior e posso ver de perto.
A ciência está avançando dia a dia e muitas coisas continuam sem explicações e outras nos surpreendem com suas explicações. Alguns doutores e pesquisadores já concluiram o poder da oração em muitos casos clínicos.
ATENÇÃO a busca por um médico , um Psicólogo jamais será substituida certo? Até porque diz que sempre sentiu uma trsiteza então vamos investigar isso okay ?
Mas busque algo que pode aliviar sua angustia imediatamente, cuide de sua vida espiritual. Ore, reze, e não esqueça Deus pode todas as coisas inclusive preencher esse vazio. Independente de religião

Beijo grande e sucesso em sua busca.
Dra. Sayonara Machado
O sofrimento que você relata pode ser causada por vários motivos, inclusive depressão. Para conhecer melhor o que está ocorrendo é preciso conhecer mais você e a sua história. De forma que recomendo que procure um psicólogo e comece uma psicoterapia. Caso seja realmente depressão ele recomendará também procurar um psiquiatra. O importante é que você procure ajuda profissional nesse momento. Não precisa continuar passando por isso sem ajuda.
Para que se faça o diagnóstico de Depressão, é necessária a sondagem da intensidade dos sintomas. Existem 3 níveis de Depressão, e para que o adequado tratamento seja indicado, importante consultar psicólogo e/ou psiquiatra.
Muitas vezes, os sintomas não se referem a um transtorno de humor necessariamente, e sim à dificuldade de adequação a uma situação específica.
A psicoterapia cognitivo comportamental é bastante eficiente para ajustamento e intervenção nesses processos disfuncionais.
Boa sorte e forte abraço
Olá,
voce descreve um sintoma chamado de "menos-valia", que indica um sentimento de sermos inferiores e menos capazes que os outros. Isso, é sim, um sintoma muito comum no quadro depressivo, mas não o bastante para fazermos o diagnóstico de depressão. Outros sintomas como perda de prazer, alteraçoes fisiológicas de sono e apetite, alteraçoes de niveis de energia, entre outros, também fazem parte do quadro.
É importante lembrar que a depressão é um diagnóstico médico e que somente um especialista pode fazer esse diagnostico e planejar o tratamento para voce.
Um abraço.
Olá!! Independente do diagnóstico de depressão, você já apresenta, embora com poucas informações na sua pergunta, sintomas que devem ser tratados com psicoterapia para promover uma melhoria de sua qualidade de vida de forma geral!! Procure um psicólogo para fazer uma melhor avaliação do seu caso e faça psicoterapia, pois vai te ajudar muito! Abraços.
Olá!

Pode ser depressão, mas, pode ser outras coisas. Mais importante que ter um diagnóstico é você estar bem e feliz. Não se preocupe tanto com o nome de uma doença, preocupe-se com seu bem-estar. Vá imediatamente ao psicólogo, relate a ele como você se sente e juntos vocês entenderão o que você tem e qual o melhor tratamento.
Olá!
Nem toda tristeza é depressão, nesse seu caso me parece um sentimento de desvalia que Pode estar contribuindo para essa tristeza, sugiro que procure um psicólogo para uma avaliação e te ajudar a resolver essas questões.
Um grande abraço e Boa sorte.
Ivone.
Olá! busque por psicoterapia cognitivo comportamental e hipnoterapia! Paz e Bem!
Querida, o primeiro passo é poder falar sobre essa tristeza. Pelo que você colocou na pergunta alguns pontos chamam atenção:

A tristeza ter marcado sua experiência desde a infância e se apresentar como um traço da sua personalidade;

A baixa estima de si mesma, se considerando inferior, que tem a ver com a forma como você se vê frente ao mundo;

A solidão que aponta para uma questão de relacionamento interpessoal.

Como você pode ver, mais importante que caracterizar um possível quadro depressivo é poder olhar para cada um desses pontos, e outros que possam estar ligados a eles. Para isso o processo terapêutico com um psicólogo pode te favorecer. Independente do diagnóstico não deixe de procurar ajuda profissional. Você merece viver melhor!

Um forte abraço!
Olá, em sua fala você relata tristeza, solidão, sentimentos de inferioridade e um choro presente. Entendo que esta forma de estar no mundo te faz sofrer desde pequena. Um diagnóstico pode apontar similaridades mas infelizmente não irá fazer parar de doer. Escrever, falar, buscar informação, ler... sempre ajuda a explicar o que não tem explicação... sentimos o que sentimos... podemos entender o contexto e adaptar nossas forma de perceber e reagir. Trabalhar pensamentos negativos e emoções decorrentes a menos valia irá ajudar a sentir-se menos vulnerável
Para pensar em depressão ou mesmo em distimia, enquanto diagnóstico psicopatológico temos poucos dados relacionados aos sintomas e seus efeitos nocivos na rotina (do trabalho, da família, dos relacionamentos, dos cuidados pessoais, etc). Também precisamos excluir outras doenças clínicas e hormonais.
No momento podemos entender que você está com sinais e sintomas de tristeza. ou uma síndrome depressiva. Espero ter ajudado. abs Betânia
Procure por um psicólogo que seja hipnoterapeuta. A hipnoterapia pode ajudá-la a descobrir a origem dessa tristeza pela regressão de memória. E ao descobrir , a questão emocional pode ser tratada e ressignificada.
Olá, bom dia. Você pode estar somente com uma tristeza profunda. Vou te ajudar a diferenciar, pois muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!