Só consigo me expressar por palavras em redes sociais, pois quando estou pessoalmente não consigo, t

67 respostas
Só consigo me expressar por palavras em redes sociais, pois quando estou pessoalmente não consigo, trava! Tenho várias coisas em mente mais não sai...

E também tenho medo da feminidade da mulher (eu) com palavras, no jeito de falar..

Algum conselho?
O ideal é iniciar um tratamento psicológico. Att
Estou à disposição para agendamento de consulta segue meu email:
Meu contato Silvana.resaffi@uol.com

Olá! Na maioria das vezes, quando expressamos uma opinião nas redes sociais, não estamos próximos de estímulos que nos deixam inibidos, como o olhar de com quem estamos conversando, suas expressões faciais e etc, que encaramos muitas vezes como sinais de ameaça. Além disso há também as pausas que fazemos para formular nosso pensamento, sendo este tempo muito menor quando conversamos com alguém pessoalmente.
É muito comum ter comportamentos diferentes dentro e fora das redes sociais. Porém, se você percebe que se sente "travada" na maioria das situações de contato social presencial, o ideal é procurar um(a) psicoterapeuta, para que você consiga compreender e trabalhar esta dificuldade.
Sim, psicoterapia na abordagem Cognitivo Comportamental. O que você nos conta, demonstra que há distorções cognitivas, que criam uma realidade que provavelmente não é a real, mas você as vê assim. Procure uma profissional próximo à você e comece. Você verá que em pouco tempo haverão mudanças. Abraços...
Faça uma terapia online, procure meu contato!
Poderias procurar um psicoterapeuta para entender teu comportamento e tirar tuas duvidas. Um abraço
Bem, você já deve ter pesquisado e lido muitas coisas sobre o que acontece com você online. O grande problema é que online, lendo as respostas aqui, por exemplo, você só recebe mais informações e opiniões, mas não enfrenta de fato as suas dificuldades. E enfrentar dificuldades é se dar a oportunidade de ultrapassá-las.
Você mencionou o medo da feminilidade. Sugiro que você procure um profissional do sexo masculino, alguém que possa fazer uma aliança com você e, quem sabe, te apresente o que você teme de um jeito que você possa assimilar, ficando próximo sem tanto medo. É possível, mas apenas se você se der a chance.
Desejo-lhe boa sorte!
Olá! De fato hoje muitas pessoas têm conseguido se comunicar muito mais pela internet do que pessoalmente, por isso é importante procurar um psicólogo com quem poderá conversar sobre os seus medos, insegurança sem julgamento. O trabalho de psicoterapia consiste no autoconhecimento e a partir do momento que entender as causas conseguirá se expressar mais e assim melhorar a sua qualidade de vida, autoestima, etc. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 100
Olá, boa tarde, tudo bem? Respondendo a sua pergunta, acredito que uma resignificação cognitiva e um tratamento de habilidades sociais (THS) pode lhe trazer resultados
Bem, essa dificuldade toda me parece questões de autoestima e até de fobia social. Precisa descobrir o porquê, causas, origens, crenças negativas, traumas que podem ter desencadeado essa “trava”. Uma psicoterapia ajudará muito. Procure um psicólogo para avaliação e tratamento. Mesmo você sendo uma pessoa introvertida que é normal ser mais tímida , travas não poderiam acontecer. O fluir da comunicação é importante para se conectar com o mundo, novas experiências.
Meu conselho seria procurar um(a) psicólogo(a) que trabalhe com Brainspotting, uma técnica eficaz para o tratamento desses medos.
Olá! Diferentes dinâmicas da nossa personalidade, algumas conscientes, outras não, podem influenciar o quanto nos sentiremos a vontade para falarmos o que queremos para outras pessoas, assim como nossa relação com nossa feminilidade ou masculinidade.
Em um processo de psicoterapia com um psicólogo, será possível compreender essas dinâmicas, seja pelo diálogo, seja pelo uso de outras técnicas, e superar os obstáculos que te incomodam.
Fico a disposição, abs.
Bom dia tudo bem?
A sua pergunta me pareceu um tanto vaga de forma que não me sentiria a vontade de chamar de medo como você nomeia ou qualquer outro sentimento.
Existe aí uma dor, isso fica óbvio, qual a sua origem ou como lidar com ela é difícil dizer lendo apenas uma frase em um computador, seria necessário conhece-la e tentar entende-la em sua história de vida, seu contexto atual, sua visão de mundo e personalidade e aí sim, a partir daí ir moldando uma forma de lidar com essa sua dor da forma que seja mais confortável e tranquila possível para você. É importante lidar com as nossas dificuldades sim, mas todos temos limites e precisamos respeita-los, então essa "dança" entre exigir mais de nós e tomarmos cuidado para não sermos violentos com nós mesmos é algo que um psicólogo poderia auxilia-la a fazer. De qualquer forma me senti compelido a dizer pra você que o que quer que esteja ocorrendo com você, você não precisa enfrentar sozinha, busque auxilio, não é vergonha alguma, cada pessoa tem suas próprias dificuldades.
Espero que você encontre a ajuda que precisa! Abraços
Boa tarde! Concordo com as contribuições dos colegas e ressalto a importância de se procurar um psicólogo, pois acredito que desenvolver as Habilidades Sociais ajudaria muito no seu caso.
Boa tarde! Saiba que não está sozinho nesta. Muitas vezes expressar palavras e sentimentos é algo difícil e ansiogênico. Existem muitas situações e treinamentos que favorecem esse diálogo. Também é interessante saber por que isso ocorre, muitas vezes já existe um transtorno de ansiedade instalado. Ao conhecer exatamente as situações que isso ocorre fica mais fácil delimitar o tratamento. Mas lhe afirmou que há treinos de habilidades sociais reconhecidos no mundo tudo que favorecem esse interação. Busque um psicólogo para lhe auxiliar.
Bom dia!

Qualquer conselho que seja oferecido sem antes estar amparado por uma escuta, é um equívoco. Trabalhar com generalizações é não apostar na singularidade de cada sujeito e na sua capacidade de criar formas únicas de lidar com seus conflitos. Sua pergunta me lembra a frequente "dificuldade de se falar" nas sessões de psicoterapia. Muitas vezes temos inúmeras coisas em mente, mas não conseguimos transmiti-las. O terapeuta reconhece essas dificuldades e faz o convite para que se fale sobre elas, dentro das possibilidades do momento. Cada pessoa terá seu próprio tempo para colocar seus conflitos em fala.
Olá! Tem questões que precisam serem tratadas por vc. O que fica bem claro é que palavras vc tem e o tratamento psicológico poderá te encorajar a usá-la. Dedique ao tratamento porque vc pode se favorecer muito.
A linguagem oral ou escrita não é a única forma de expressão, o ser humano pode se expressar pelo corpo, pelas artes e acessar conteúdos inconscientes da mesma forma que usando palavras.
Trabalho com yogaterapia, associando técnicas psicofísicas do yoga com respiração e meditação. A expressão oral é mais um recurso e não uma pré-condição para o trabalho terapêutico acontecer. Se quiser experimentar, faça um contato.
Boa tarde! Seguramente, muito embora acreditado como um contato de proximidade, a comunicação online se diferencia consideravelmente, no que tange ao contato íntimo (refiro intimidade não como sexualidade e sim, como proximidade afetiva / vínculo de confiança / acolhimento...), em relação ao contato pessoal e, a priori, me parece que estamos falando sobre uma possível dificuldade com relações de intimidade (a apresentação desta possibilidade não se constitui em diagnóstico, uma vez , que para tal é requerido um acompanhamento cuidadoso e individual).
Considero valoroso, ponderar sobre a possibilidade de iniciar uma análise pessoal individual (relevante que seja presencial), com uma Psicóloga (o) de sua escolha.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Oi, tudo bem?
Deve ser muito dificil pra você passar por isso, ao mesmo tempo já é um ótimo avanço que você consiga observar e descrever a sua dificuldade. Parabéns por isso! :)
O anonimato das redes sociais pode estar te protegendo e permitindo essas interações. Isso não é ruim. A questão é que você quer expandir as habilidades de comunicação que você já tem na internet para o ao vivo. Para conseguir fazer isso, é preciso treinar! Mas antes disso, o entendimento sobre a sua personalidade e história de vida vão te ajudar a fazer isso de forma mais gentil consigo mesma, melhorando a sua qualidade de vida.
Estou a disposição. Boa sorte!
Este comportamento tornou-se muito comum entre as pessoas atualmente, ou seja, você não está sozinho nessa. Com as redes sociais, as pessoas vivem um momento de libertação de falar o que pensam e agir mais livremente, porém, é necessário também saber se relacionar com as pessoas na escola, trabalho, família e outros convívios sociais. Minha sugestão é iniciar a terapia para compreender se esses comportamentos podem ser indícios de uma fobia social e, buscar alternativas para melhorar seus relacionamentos sociais e ser feliz!
Olá, pense na possibilidade de fazer terapia para entender esse seu comportamento. Espero ter ajudado.
Com certeza uma psicoterapia pode te ajudar a desenvolver essas habilidades sociais.
Olá! O melhor conselho seria você procurar ajuda de um psicólogo. Muitas angústias parecem estar envolvidas aí. No processo psicoterápico você aprende a lidar melhor com o sofrimento, amplia perspectiva, desenvolve habilidades, enfim, aprende a modificar padrões que te mantém paralisada nessas dificuldades. Você já deu o primeiro passo! Boa sorte na sua jornada! Permaneço a disposição,
Busque fazer psicoterapia cognitivo comportamental. Ela pode te auxiliar nas crenças subjacentes a esses comportamentos que você deseja mudar.
Olá. A terapia pode ajudar a entender essa dificuldade que vem enfrentando, conhecendo a si mesma. É importante o processo na medida em que irá auxiliar a entender seus medos, favorecendo o seu desenvolvimento. O que hoje parece ser um obstáculo difícil, quase intransponível, amanhã poderá ser algo natural.
Boa noite. Tudo bem? Imagino o quanto seja difícil enfrentar esta dificuldade e o quanto ela traz sofrimento e desfuncionalidade para sua vida. Trabalhando há algum tempo com Transtornos de Ansiedade vejo uma possibilidade de serum tipo de fobia social. Aconselho que procure um profissional da área para fazer o diagnostico e se necessário acompanhamento psiquiátrico. Além disso, nestes casos o tratamento psicoterápico mais eficaz seria a terapia cognitiva-comportamental. Qualquer dúvida estou à disposição.
OLA TENTE FAZER TERAPIA ONLINE.
Meu conselho: procure psicoterapia. Nosso comportamento é sempre sustentado pelo sentido, pela finalidade do mesmo, entender seu sentido/finalidade abre a porta para fazê-lo diferente, isso pode ser feito em psicoterapia. Abraços.
É aconselhável que busque ajuda de uma psicóloga para avaliar esse seu "travamento". A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma grande aliada nos casos de dificuldade de interações sociais. Um abraço e sigo à disposição!
Um bom caminho é fazer psicoterapia online. Atualmente há essa possibilidade e vejo que há bons resultados. Você poderia se comunicar, inicialmente, por texto, por voz e depois por chamada de vídeo. Há algo na sua história que bloqueou a sua comunicação. Busque ajuda!
Olá, que tal observar se essa dificuldade de se comunicar pessoalmente ocorre também em outras situações? A Terapia Cognitivo Comportamental pode lhe fornecer ferramentas para que aos poucos consiga realizar algumas aproximações e tentar um diálogo, sempre passo a passo. Interessante também pensar em qual foi a primeira vez que vc percebeu essa dificuldade...boas reflexões, e a melhor dica é ter ao seu lado um Psicólogo pra lhe auxiliar neste momento. Abraços.
O medo aprisiona qualquer pessoa de progredir. Se/quando estiver disponível para progredir o melhor é iniciar uma conversa com um profissional apto a ajudar. Um bom psicólogo pode ser um dos caminhos para o início desse e dos demais progressos que você merece ter na vida! :-)
Olá! É interessante começar um processo de psicoterapia para entender esses medos e como eles atuam no seu dia a dia. Ter um espaço para refletir sobre essas dificuldades e refletir os modelos de masculino e feminino que estão acompanhando seus medos pode ser um bom caminho para entender e assim modificar esses padrões de comportamento! Boa sorte no teu processo!
Olá. Inserindo sua pergunta aqui, entendo que deu o primeiro passo e parabéns por isso. Na psicoterapia você encontra um ambiente propício para se expressar da forma que quiser, livre de julgamentos ou pré-conceitos. Minha recomendação aqui é que procure por ajuda de um psicólogo e espero que possa construir uma vida social que goste.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
De fato hoje muitas pessoas têm conseguido se comunicar muito mais pela internet do que pessoalmente, por isso é importante procurar um psicólogo com quem poderá conversar sobre os seus medos, insegurança sem julgamento. A Terapia Cognitivo Comportamental pode lhe fornecer ferramentas para que aos poucos consiga realizar algumas aproximações e tentar um diálogo, sempre passo a passo.
Realmente é muito difícil enfrentar esses medos, medos que muitas vezes nos aprisionam em nós mesmos , impedindo de ver e realizar o que realmente queremos, medo do que os outros vão falar, pensar. Nos processos que desenvolvo com os pacientes o que percebo é que quando podem se observar melhor e chegar a um nível profundo dos gatilhos que disparam esse medo, lidar com eles passa a ser mais seguro.
Olá, recomendo que faça terapia! Isso vai ajudá-la nessas questões que você está trazendo. Abçs!
Isso pode ser causado por algo que está lá atrás . Busque um profissional. Tudo dará certo .
Olá! Está me parecendo que você é uma pessoa tímida, por isso torna-se mais difícil falar pessoalmente. O ideal é você começar a fazer terapia. Ela te ajudará a se conhecer melhor, identificar suas qualidades, ganhar mais auto confiança, se tornar uma pessoa mais segura e consequentemente vencer a sua timidez. Acredite, você é capaz!
Olá! Sem dúvidas vejo que é de grande importância procurar um psicólogo, pois acredito que desenvolver as Habilidades Sociais ajudaria muito no seu caso. Não se deixe para depois. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Pode ser sintoma relacionado a ansiedade, e procurar terapia precocemente vai te ajudar a lidar com isso. Procure terapia o quanto antes.
Oi, processos fóbicos e ansiosos acontecem em vários níveis e em várias intensidades, é importante compreender em que contextos e em que condições sua dificuldade de se comunicar pessoalmente com outras pessoas se expressa. Existe um outro processo que você descreve que é "medo da feminilidade", a feminilidade é uma expressão social diferenciador dos gêneros a partir de estereótipos a partir de um sexo biológico e não deve ser tratado por um terapeuta como uma naturalização que deve ser imposta à mulher, por isso, precisamos entender como essa feminilidade se expressa no cotidiano para compreendermos o sentimento de medo que gira em torno dela.
Caso precise, ofereço minhas sessões, sou psicóloga, psicanalistas, com especialização, residência e mestrado concluídos e com ampla experiência em acompanhamento de pacientes com trajetória que se aproxima da sua.

Fico à disposição
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
A psicoterapia pode ser uma aliada neste processo, pois te proporcionará a possibilidade de entrar em contato de forma mais profunda em suas questões e entender o motivo da sua dificuldade em se expressar, assim como a forma que se sente em relação a feminilidade.
Procure um psicólogo. Ele poderá ajudá-lo com essas questões.
Olá!

Sugiro buscar ajuda especializada, um acompanhamento contínuo para levantamento de hipóteses. Dificuldade de comunicação ou interação social, pode ser sintoma de algo que nesse momento ainda te escapa a nomeação, por esse motivo, um profissional psicólogo ou psicanalista seriam minhas indicações iniciais, havendo necessidade, outros encaminhamentos certamente serão feitos.

Posto assim, estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Olá. Em complemento às respostas dos colegas, sugiro que, caso ainda tenha dificuldades em falar com o Psicólogo pessoalmente, você poderia buscar um atendimento on-line. A experiência clínica tem mostrado que alguns pacientes podem se beneficiar mais da modalidade online do que presencialmente.
Olá, boa tarde. é muito importante que você busque uma ajuda psicoterápica com um psicólogo que você se identifique e confie. Esse é o melhor tratamento para cuidar dessas inseguranças internas profundas que estão afetando negativamente a sua vida.
Olá! O relacionamento que estabelecemos com as pessoas pela rede social é bastante diferente do relacionamento que estabelecemos de modo presencial. Imagino que você se sinta mais à vontade e mais segura com o relacionamento virtual (nas redes sociais). Você parece ter medo das consequências de suas palavras durante o relacionamento presencial. Uma psicoterapia pode te ajudar a entender o porquê deste medo e da inibição que este medo gera.
Oi... Padrões de inibições/fugas/esquivas passivas e talvez medo do julgamento do outro são apreendidos ao longo das experiências da vida. A telinha muitas vezes nos protege da exposição direta, e até pode nos empoderá mais. Porém, eu imagino que tem vontade de estar presente nos ambientes e se posicionar, talvez como algumas pessoas que conhece. A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha com treinos de Habilidades Sociais e outras habilidades psicológicas que talvez possam desenvolvidas também como: autoestima, autocontrole, enfrentamento e resolução de problemas...
Busque ajuda e treine as habilidades que estão em déficits e regularize os excessos comportamentais.
Olá, espero que esteja bem! Pela sua descrição é possível identificar características ou sintomas de ansiedade. Se possível, faça uma avaliação com um profissional para melhor clareza e direcionamento.
Olá! Algumas pessoas, de fato, sentem facilidade para se expressar nas redes sociais, mas esta não é uma regra. Recomendo que busque iniciar um processo de psicoterapia que possibilite um espaço de reflexão acerca das suas travas, dos seus medos e sobre o modelo social de feminilidade, como menciona. Cuide-se! Abraço.
Oi oi ...
Sim, psicoterapia na abordagem Cognitivo Comportamental. O que você descreve, demonstra que há distorções cognitivas, que criam uma realidade que provavelmente não é a real, mas você as vê assim.
Procure um profissional próximo à você e comece, ou até mesmo atendimento on-line.
Abraço e se cuide.
Às vezes essas dificuldades surgem por não sabermos COMO falar, e o treino de habilidades sociais em Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar. Também é importante identificar que pensamentos tens que te impedem de falar, como por exemplo "não sei o que dizer, vou me atrapalhar, os outros não vão me entender", esses pensamentos podem estar aumentando o problema, e é preciso responder a eles. Sugiro buscares atendimento psicológico para essa situação.
Olá! Temos sensações que as vezes parecem estranhas para nós, por isso um processo de psicoterapia pode lhe auxiliar a entender o que acontece, por exemplo, que haja uma impossibilidade em falar, quais associações podem ser feitas com outros recortes da sua vida. Espero ter ajudado e me coloco a disposição.
o ideal é você ter um acompanhamento terapêutico para compreender o que acarreta tal comportamento...
fico a disposição.
Interagir com seres humanos e psicoterapia.
Olá! Neste caso um acompanhamento psicoterapêutico é fundamental para investigar os motivos que levam a esta dificuldade relatada e, consequentemente, lidar da melhor forma possível com tais dificuldades; especialmente porque as interações sociais são aspectos fundamentais para nossa saúde e bem-estar integral. Espero ter ajudado, e me coloco à disposição!
Olá, ja que tem dificuldade em falar sugiro sempre escrever, faça um diário. vi que muitas pessoas orientaram terapia online, mas pode ser que ate online pode ter dificuldade em falar. Porém com uma escrita você pode ter uma orientação do que deseja falar e as vezes nem precisa falar, só mostrar para a terapeuta que ela saberá conduzir e com o tempo você pode começar a ter mais coragem e menos insegurança para relatar sobre aquilo que é intimo e particular que condiz com suas emoções, sentimentos e pensamentos. Espero ter ajudado!!
Fazer psicoterapia. Abraço.
É compreensível que a comunicação seja mais fácil em plataformas online. A dificuldade em expressar-se pessoalmente pode estar relacionada à ansiedade social. Trabalhar gradualmente na exposição a situações sociais e praticar técnicas de relaxamento pode ajudar. Explorar as causas subjacentes com um profissional em terapia é importante para compreender e superar essas barreiras. Praticar a autocompaixão também é crucial enquanto se trabalha na construção de confiança em interações pessoais.
É normal sentir essa diferença na forma de se expressar em diferentes contextos. Comece praticando interações sociais pessoais com pessoas de confiança e em situações mais confortáveis. Respeite seu próprio ritmo e não se pressione. Práticas de relaxamento e respiração podem ajudar a aliviar a ansiedade social. Quanto ao medo da feminilidade, lembre-se de que não há um jeito "certo" de ser feminina. Cada pessoa tem sua própria forma única. Aceitar-se é fundamental. Se esses sentimentos persistirem, considerar terapia pode ajudar a explorar e lidar com essas preocupações.
É compreensível sentir dificuldades em se expressar publicamente, especialmente se você enfrenta medo ou insegurança em relação à forma como se expressa ou à feminilidade. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Autoaceitação: Aceitar-se como você é, com todas as suas características, é fundamental para construir confiança.

Pratique a comunicação: Tente conversar com amigos ou familiares em ambientes mais informativos para ganhar confiança em sua capacidade de se expressar verbalmente.

Fale devagar: Respire profundamente e fale em um ritmo tranquilo. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de trabalho.

Aceite erros: É normal cometer erros ao falar. Não seja muito difícil conseguir mesmo quando isso acontecer.

Terapia: Considerar a ajuda de um terapeuta pode ser benéfico para explorar suas preocupações e trabalhar em sua autoestima e habilidades de comunicação.

Pratique a escuta ativa: Ao prestar atenção ao que os outros dizem, você pode aprender a responder de forma mais natural.

Trabalho na autoimagem: Às vezes, preocupações com a feminilidade podem estar relacionadas à autoimagem. Trabalhar na acessibilidade do seu eu pode ajudar nesse aspecto.

Lembre-se de que melhorar sua habilidade de se expressar verbalmente leva tempo e prática. Se necessário, um terapeuta pode ajudá-lo a explorar as causas subjacentes de suas dificuldades e desenvolver estratégias para melhorar sua comunicação pessoal.
Ola, boa tarde! Neste caso é importante procurar um acompanhamento psicologico para que encontre meios eficazes de enfrentamento e habilidades de comunicação assertiva, para se posicionar e trazer de forma autêntica quem você é.
Me coloco a disposição, caso deseje conversar e conhecer meu trabalho, me mande uma mensagem. Um abraço
@psiluanamarys
Indico que inicie o acompanhamento psicológico para explorar como seria trazer essa expressão da escrita para a fala.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Entendo que expressar-se pessoalmente pode ser desafiador para você, enquanto nas redes sociais parece mais fácil. Essa dificuldade pode estar relacionada a várias questões, e é algo que podemos explorar juntas durante nossas sessões. A timidez ou a dificuldade em expressar-se verbalmente são temas comuns, e trabalhar nisso pode envolver técnicas de comunicação, identificação de padrões de pensamento e emoções, entre outras estratégias.

O medo da feminilidade e a insegurança em relação à sua forma de falar são questões valiosas para discutirmos. Esses sentimentos podem ter raízes profundas, e através da terapia, podemos explorar suas origens, identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para aumentar sua autoconfiança.

Lembre-se de que é um processo gradual, e não há pressa. O importante é criar um espaço seguro para você se expressar, explorar seus sentimentos e trabalhar em direção ao seu bem-estar emocional. Estou aqui para apoiá-la nesse caminho. Se tiver mais alguma preocupação ou se desejar discutir algo específico, sinta-se à vontade para compartilhar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Olá, tudo bem? É algo comum principalmente nos dias de hoje nos expressarmos de forma mais sincera e clara por meio de mensagens e redes sócias, visto que temos tempo para pensar no que escrever, em que palavras usar, se ocorrer da outra pessoa não corresponder da forma como esperamos parece ser menos aversivo do que pessoalmente, mas em fim essa ansiedade é algo natural e que pode ser trabalhada, você não vai escapar dela mas ela pode se tornar menos impactante digamos assim, treine em casa escreva e leia o que você pense de forma calma, analise o melhor momento para se expressar isso é algo que você pode fazer para ajudar. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Primeiramente, é importante reconhecer que a expressão através das redes sociais oferece um espaço onde muitas pessoas sentem-se mais seguras para se expressar, devido ao controle sobre o ambiente de interação e ao tempo para formular pensamentos e respostas. No entanto, a comunicação face a face envolve uma troca mais imediata e vulnerável, o que pode ser intimidador para alguém que tem dificuldades em se expressar ou teme julgamentos sobre sua maneira de ser ou falar.

Quanto ao medo da feminilidade, isso sugere uma complexidade em sua relação com a própria identidade de gênero e como você percebe a expressão de feminilidade em si mesma e nas interações sociais. Pode estar relacionado a crenças internas sobre o que significa ser mulher e como uma mulher "deveria" se expressar, bem como a possíveis experiências passadas de julgamento ou rejeição.

Alguns conselhos iniciais seriam:

Exploração das Origens: Tente refletir ou escrever sobre quando você começou a sentir essas dificuldades e medos. Existem experiências específicas que contribuíram para esses sentimentos? Compreender as raízes pode oferecer insights importantes.

Expressão Gradual: Comece a se expressar em situações pessoais menos intimidadoras, talvez com pessoas de confiança que ofereçam um ambiente seguro e acolhedor. Isso pode ajudar a construir sua confiança gradualmente.

Terapia: Considerar a terapia com um psicólogo ou psicanalista pode ser extremamente benéfico. Um profissional qualificado pode ajudá-la a explorar as origens de suas dificuldades, trabalhar através de questões relacionadas à identidade e autoestima, e desenvolver estratégias para se expressar mais livremente.

Autoaceitação e Autoexpressão: Trabalhar no sentido de aceitar sua própria versão de feminilidade e expressão. A feminilidade é diversa e não há uma única maneira "correta" de ser mulher ou de se expressar como tal. Encontrar conforto na sua própria pele e na sua maneira de se expressar pode ser libertador.

Prática de Mindfulness e Técnicas de Relaxamento: Essas práticas podem ajudar a reduzir a ansiedade associada à expressão pessoal e ao medo de julgamento, permitindo que você esteja mais presente e menos autoconsciente em situações sociais.

Exploração Criativa: Experimente diferentes formas de expressão (como arte, escrita, dança) para explorar e se conectar com sua feminilidade e emoções de maneiras que possam não ser tão intimidantes quanto a comunicação verbal direta.

Lembre-se, cada pessoa tem seu próprio ritmo e caminho para a autoexploração e expressão. Seja gentil consigo mesma durante esse processo. A jornada para entender e superar essas dificuldades pode ser desafiadora, mas também é uma oportunidade para crescimento e autoconhecimento. Espero ter ajudado de alguma forma.