Sobre o TDAH como conseguir realizar um pré diagnóstico mais preciso nas crianças? Visto que os sint

28 respostas
Sobre o TDAH como conseguir realizar um pré diagnóstico mais preciso nas crianças? Visto que os sintomas podem ser confundidos com malcriação ou preguiça? E a partir de qual idade em crianças é mais vísivel?
O diagnóstico de TDAH em crianças exige uma avaliação médica criteriosa do comportamento dela em casa, na escola e em outros ambientes sociais (inclusive, na interação da criança com o médico). Em suma, é uma análise multicontextual. Em alguns casos, é necessário pedir alguns exames (p. ex., avaliação neuropsicológica), para descartar outras condições clínicas parecidas. Geralmente, os sintomas de TDAH ficam mais visíveis na idade escolar, quando a atenção e a concentração são mais exigidas, embora possam estar presentes também desde a primeira infância.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e os sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade, além de se expressar em pelo menos dois contextos diferentes como, por exemplo, em casa e na escola. A avaliação neuropsicologica é um dos instrumentos que auxilia muito no diagnóstico conclusivo do TDAH, à medida que avalia vários critérios cognitivos, entre eles, a atenção.
Uma avaliação psiquiátrica também é fundamental para confirmar ou não o diagnóstico, pois, muitas vezes, a desatenção pode ser secundária a outros transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão, bipolaridade ou déficit do QI (coeficiente de inteligência).

O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH deve ser avaliado por equipe multidisciplinar, colhendo informações da história de vida da criança, comportamento e desempenho em diferentes ambientes (familiar, escolar, entre outros), aplicação de testes neuropsicológicos e observações clínicas que vão auxiliar na avaliação dos critérios diagnósticos desse transtorno. Coloco-me à disposição para demais esclarecimentos.

Eliane Mello- neuropsicóloga
Hoje em dia temos disponível um instrumento que é capaz de avaliar tais casos dando um direcionamento a equipe envolvida, sendo assim é possível compreender se a criança apresenta o TDAH ou se são apenas questões relacionadas às suas características próprias. Os sintomas de TDAH se apresentam normalmente nos primeiros anos escolares com as dificuldades escolares. Espero ter ajudado.
Olá...
O diagnóstico de TDAH é feito por equipe multidissiplinar, os profissionais reune dados da história de vida da criança, em parceria com a escola e os ambientes frequentados pelo menor, para chegar no diagnóstico.
Infelizmente o pouco conhecimento do transtorno, aumenta o número de crianças rotuladas, as vezes pelos pais, familiares, professores.
É importante ressaltar, que este diagnóstico é muito criterioso e só é permitido por profissionais de saúde.
A equipe pode envolver, neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional.ñ
Abraços!
O primeiro passo é pedir a avaliação da escola , pedir a dois professores que ensinem um conteúdo sofistico diferente ( português e matemática , digamos) para que preencham um questionários que avalia o comportamento , atenção , concentração dentre outros aspectos da criança em sala de aula. Isso eh muito importante pois não restringe a avaliação do aluno a somente um professor. Da mesma forma, realizamos o mesmo questionário com os familiares e somente se os sintomas estiverem presentes na escola e em casa , há a probabilidade do transtorno. Deve-se ter cuidado ao diagnosticar crianças antes dos 6 anos de idade, visto que em pré escolares os sintomas de hiperatividade e impulsividade são frequentes .
Os critérios da Cid 10 requerem um tempo de evolução de pelo menos seis meses de desatenção /hiperatividade e impulsividade . Deve-se ressaltar tb a importância em se excluir transtorno de audição ou visão que irão eh claro prejudicar a cognição da criança .
A avaliação deve ser realizada com multiprofissionais devidamente especializados e com experiência no diagnóstico e cuidado com pessoas que realmente tem TDAH. A avaliação diferencial para avaliar o quadro é fundamental para evitar um diagnóstico incorreto.
Além disso, todo o contexto onde a pessoa está deve ser analisado: meios sociais, escola, casa, pessoas envolvidas, etc.
Geralmente o diagnostico de TDAH se consegue detectar quando a criança começa a frequentar a escola e pode ser feito por uma equipe multidisciplinar, antes desta idade precisa muito utilizar a sabedoria dos pais para saber diferenciar se é mal criação ou algo mais profundo, neste caso podem se deixar ajudar por um psicologo/a que trabalhe mais especificamente com criança eles vão ter uma visão mais especifica sobre a forma de diferenciar uma malcriação(sic) do TDAH.
Olá!

O diagnóstico pode e deve ser feito pela equipe multidisciplinar, como médico neurologista, médico pediatra, psicologo, psicopedagogo, neuropsicologo....
Testes, exames, entevistas... incluindo familiares e professores podem ajudar a fechar o diagnóstico!
Mas é claro que, quanto mais cedo diagnosticar e tratar, mais benéfico!!
O diagnóstico deve ser feito por uma equipe interdisciplinar a fim de que as tendências e liberdades do paciente trabalhem em seu favor e não o limite. Garantir ao indivíduo um ambiente favorável para seu desenvolvimento é o mais importante.
Os indícios podem surgir desde muito cedo, mas o diagnostico é feito através de avaliações criteriosas e longas, por profissionais multi, uma vez que mesmo tendo indícios, as crianças desenvolvem o controle inibitório ate o 5°ano de vida.( antes disso não conseguem ignorar estímulo irrelevantes) essas avaliações podem ser iniciadas com a ida ao Neuropediatra que provavelmente pedirá uma avaliação com o Neuropsicólogo. Posteriormente,o Neuropediatra, encaminhará para um psicopedagogo, e possivelmente para o terapeuta comportamental, que auxiliará a criança no desenvolvimento funcional, e também orientará os pais na forma de lhe da com a criança.
A disposição.
É necessário leva lo em um neuropediatra para avaliação clinica e na sequencia a neuropsicóloga para realizar uma avaliação neuropsicológica, onde mediante uma entrevista detalhada e aplicação de uma bateria de testes poderão identificar além da suspeita de TDAH, as suas dificuldades e facilidades cognitivas que irão direciona lo as melhores estrategias para o seu aprendizado na escola.
Ola! Muito importante uma avaliação multidisciplinar, isto é, Neurologista, psiquiatra e psicólogo. Após ser descartados problemas neurológicos ou não, iniciar um tratamento psicológico, pois muitas vezes o problema está diretamente ligado ao ambiente em que a criança vive, não necessitando de medicação. Sendo a necessidade muitas vezes, somente um pedido de atenção!
O melhor é diagnosticar TDAH quando a criança já entrou na escola porque atenção e concentração já podem entrar na avaliação. O psicodiagnóstico, conjunto de testes e entrevistas com pais e criança é multidisciplinar ou seja, psicólogos, neuropsicólogo, psicopedagogos , por vezes médicos. Cuidados com a supervalorização que está se dando ao TDAH, pois muitas vezes é uma criança com muita energia ou rebelde por conflitos familiares ou apenas irritadiça ou contestadora por outros motivos. Vejo muitos pais insistindo nesse diagnóstico para que sejam submetidos à medicação Ritalina e não é o certo dar Ritalina para a criança sem necessidade, só para “ deixá-la quietinha”. Muitas vezes ela é assim, cheia de energia e os problemas são outros tratados com psicoterapia infantil e transformação dos pais na maneira de lidar com ela, então o psicodiagnóstico tem que ser feito por um profissional experiente e responsável, leva no mínimo dois meses.
A melhor maneira é a família observar as atitudes da criança, não esquecendo de somar com as informações dos cuidadores e da escola, a partir daí acrescentar com um equipe multidisciplinar, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra. Observe o fator emocional, para evitar o equívoco de diagnóstico errado. Boa Sorte : )
No Brasil, infelizmente, há um superdimensionamento do diagnóstico de TDAH, crianças sendo medicadas sem necessidade. O uso de Metilfenidato (Ritalina) a médio e longo prazo em crianças e adolescentes poderá afetar o SNC em diversos parâmetros neuropsíquicos e comportamentais. Enquanto profissional, é possível uma abordagem não farmacológica, pois muitas vezes a criança poderá estar identificada com alguém do seu sistema familiar. Com a ajuda de um Psicólogo Familiar Sistêmico é possível olhar para a criança e perceber o que ela quer nos dizer, transmitir, uma vez que essa identificação ou vínculo ocorre de forma inconsciente.
O ideal seria pedir um encaminhamento ao neuropediatra para uma avaliação psicodiagnóstica, onde serão avaliadas as funcões cognitivas através de testes que apontaram para o diagnóstico.
Não existe um pré diagnóstico, existem indícios de que podem levantar a suspeita do TDAH. Seriam o sinais bem conhecidos, inquietação, falta de atenção, de foco nas mínimas atividades, normalmente a queixa deve ser vista em dois tipos de ambiente como o escolar e o doméstico. Um profissional especializado na área deve ser consultado para fazer uma anamnese um estudo diagnóstico adequado para categorizar com TDAH. Deve ser feito com muito cuidado, pois esse transtorno tem um hiper diagnóstico, é preciso ser feito com cautela por bons profissionais.
Olá. Não existe um pré diagnóstico. O diagnóstico precisa ser feito por um profissional especializado. O que acontece é que o TDAH está na "moda" atualmente e qualquer comportamento acaba virando transtorno. Passamos por um momento de super patologização da vida, onde tudo é transtorno e precisa de remédio. Se existe uma real suspeita, a criança pode ser encaminhada para um psicólogo ou neuropsicólogo, mesmo assim com muita cautela. Atenciosamente.
Aconselho fazer uma avaliação com um neuropsicólogo. Através de testes e escalas pode realizar um diagnóstico mais preciso.
O mais indicado é uma avaliação neuropsicológica para esse caso. No entanto, até realizar a avaliação, escute a escola, observe sua criança se apresenta atividade excessiva, desorganização, dificuldade de esperar, entra impulsivamente no meio de uma conversa, dificuldade para concluir tarefas e gerenciar o tempo dessas tarefas. Esses são indícios. A idade para diagnóstico é a partir dos 6 anos, mas bem antes já pode se observar os sinais.
Atenciosamente :)
Olá, tudo bem?
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e, indivíduos que fazem o tratamento corretamente (seja medicamentoso, terapia comportamental ou combinados), aumentam muito sua qualidade de vida. É importante a busca por um médico neuropediatra, que poderá auxiliar no processo diagnóstico e no encaminhamento do melhor tratamento. Normalmente, o diagnóstico é realizado em crianças em idade escolar, mas já existem sinais na primeira infância. Abraço!
Olá .
Bem, para fazer um pré diagnóstico você pode fazer uma consulta com uma psicóloga/Neuropediatra e tirar dúvidas , seria o mais aconselhável . Mas segue algumas informações.
Características que podem apresentar ( não é regra) quando pequenas: chorarem mais, um temperamento mais difícil, inquietação , mais curiosas , impulsivas, são características que vão se intensificando conforme irão crescendo, dificuldade para se concentrar em tarefas que outras crianças da mesma idade conseguem, cometem erros, não por que não sabem, e sim por que não conseguem prestar atenção e passa despercebido, normalmente são muito inteligentes .
Aos 6 anos já é possível fazer avaliação neurofisiológico para fechar diagnóstico .
Espero ter ajudado .
Abraço .
Vera Lima .
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, pode se apresentar cedo no desenvolvimento, sendo capaz de ser visível antes da criança ingressar na escola. Costuma ser identificado com mais frequência durante os anos do ensino fundamental, com a desatenção ficando mais evidente e prejudicial. Para fechar o diagnóstico é indispensável a busca por um profissional!
Oie! O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, então o correto é a busca de uma avaliação Neuropsicológica para investigação do perfil cognitivo atual. Os sintomas podem aparecer logo na primeira infância. Como Neuropsicóloga, me coloco à disposição. Abraço!
Boa tarde. O ideal é buscar um profissional, caso tenha suspeita que seu filho tenha TDAH. Feito isso, ele realizará uma avaliação clínica para verificar a possibilidade de TDAH.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 150
É essencial buscar compreender a criança em seu contexto, investigando os motivos por trás de seu comportamento. Por que ela estaria se malcriando? Será que tem algo incomodando ela? O que pode estar causando essa preguiça? A falta de motivação ou o aparente desinteresse podem ter diversas origens. A preguiça não é simplesmente uma falta de vontade sem motivo aparente. Pode ser resultado de desânimo, falta de envolvimento com as atividades propostas ou até mesmo cansaço. Explorar essas respostas nos ajuda a distinguir entre o que são sintomas e o que são comportamentos ditos como comuns.

Um diagnóstico preciso de TDAH requer uma avaliação completa, que pode incluir testes, entrevistas e observações. É por meio desse processo que os profissionais qualificados podem entender melhor a criança e seus sintomas. Vale ressaltar que os indícios do TDAH podem surgir desde cedo na vida da criança, mas é comum que o diagnóstico ocorra durante a idade escolar, quando as demandas acadêmicas aumentam.

No entanto, é importante destacar que o diagnóstico tardio é uma realidade para muitas pessoas. É essencial buscar um processo de diagnóstico completo, que vá além de simplesmente rotular a criança. Devemos considerar todas as dimensões da criança e fornecer um suporte adequado para seu desenvolvimento.
Entendo suas preocupações em relação ao seu filho. A descrição que você forneceu sugere alguns comportamentos que podem estar relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Vou compartilhar informações relevantes sobre o TDAH e como você pode proceder:

O que é o TDAH?
O TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade.
Ele geralmente se manifesta na infância e, em muitos casos, persiste ao longo da vida.
Sintomas do TDAH:
Desatenção: Dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros por distração, parecer não ouvir quando alguém fala diretamente com ele.
Hiperatividade: Inquietação, dificuldade em ficar parado, mexer-se excessivamente.
Impulsividade: Tomar decisões sem pensar nas consequências, interromper os outros.
Variações do TDAH:
Existem três subtipos:
Apresentação combinada: Sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade.
Predominantemente desatento: Sintomas de desatenção sem hiperatividade.
Predominantemente hiperativo-impulsivo: Sintomas de hiperatividade-impulsividade sem desatenção.
Causas do TDAH:
Fatores genéticos: Existe uma forte associação com histórico familiar.
Anormalidades cerebrais: Estudos de imagem mostram disfunções em áreas cerebrais específicas.
Fatores ambientais: Exposição a neurotoxinas, abuso infantil, entre outros.
Avaliação e Diagnóstico:
Consulte um psicólogo ou psiquiatra para avaliação detalhada.
Os professores também podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento escolar.
Tratamento e Suporte:
O tratamento precoce é essencial.
Opções incluem terapia comportamental, apoio educacional e, em alguns casos, medicamentos.
Dicas para Pais:
Rotina clara: Estabeleça uma rotina consistente.
Compreensão e paciência: Evite comparações e seja compreensivo.
Estimule a criatividade: Brinque com ele, incentive a imaginação.
Lembre-se de que cada criança é única, e o diagnóstico deve ser feito por um profissional. Se você suspeita do TDAH, consulte um especialista para orientação adequada.