Sofri um abuso sexual na infância e tenho dificuldade em meus relacionamentos, sempre acabo boicotando,

20 respostas
Sofri um abuso sexual na infância e tenho dificuldade em meus relacionamentos, sempre acabo boicotando, exigindo demais. Essa ansiedade me faz ter atitudes compulsivas com comidas, remédios e drogas lícitas, a terapia cognitiva ajuda?
A Terapia Cognitivo Comportamental facilita o entendimento do sistema de crenças disfuncionais. Se as crenças centrais são desajustadas, consequemente assim o serão os pensamentos, as emoções e os comportamentos.
Através da reestruturação cognitiva tais processos são ajustados, o que leva a uma melhor padronagem de reações comportamentais.
No seu caso, a consequencia da situação vivida imprimiu formas de enfrentamento de resiliência, que te levam às compulsões, como forma de lidar com a imagem que se formou de sua realidade. A TCC é fundamental para mudar este estado perceptivo e reativo.
Boa sorte e grande abraço

Olá, na realidade você precisará tanto de ajuda médica como psicológica, o psiquiatra e o psicologo(a) juntos poderão trabalhar tanto os aspectos emocionais como os sintomas das compulsões, realizando desta forma um trabalho adequado que possa oferecer um melhor caminho com mais qualidade de vida para você. Em relação ao psicologo(a) haverá a necessidade de você procurar um profissional que aja uma boa empatia e tenha entre ambos o ato da confiança peça fundamental do trabalho.
Sim a terapia cognitivo comportamental irá lhe ajudar a identificar seus pensamentos automáticos e crenças que possam estar influenciando em seu comportamento. Está irá auxiliar na identificação de pensamentos desadaptativos e reconstrução destes pensamentos de uma forma mais adaptativa.
Que dor. Expertise é vc perceber que atrapalha seu relacionamento atual, apesar de tentar evita-la.
Nos iludimos que o Passado não existe, sabemos q o Presente escapa rapidamente e Futuro também não existe. O fato é, no pensamento tudo é real, atemporal, e as vezes impedimento de viver a única possibilidade o AGORA.
Seria bem legal ter uma ajuda profissional e ressignificar parte de sua história.
No caso você atribui as suas disfunções a um episódio da sua infância, acredito que seria interessante procurar uma Psicoterapia onde pudesse aprofundar os seus sentimentos e emoções em relação a isso.

Abraços.
Qualquer abordagem, quando levada a sério pode trazer grandes benefícios. Procure aquela em que você se sente melhor.
Olá!!!!
Independente da abordagem terapêutica, o importante é que você procure um psicólogo o quanto antes para trabalhar as questões que mencionou...pois abuso na infância deixa marcas por toda a sua vida. Com a psicoterapia você vai aos poucos fechando essas feridas e se empoderando o da sua vida. Procure um psicólogo e não deixe que as circunstâncias decidam que caminho você vai seguir.
A psicologia é uma ciência. Não só a terapia cognitiva comportamental pode te ajudar, mas as outras abordagens também.

O importante é você buscar ajuda o quanto antes, pois o abuso pode trazer vários conteúdos que podem te levar ao boicote na sua vida, não só em relacionamentos amorosos, mas em vários aspectos.

A busca pelo alívio das emoções nas drogas é comum, tem algum efeito, mas não se mantem por muito tempo. Além disso, os efeitos a longo prazo são muito prejudiciais.
Procure ajuda especializada o quanto antes.
Abraço!
Olá,
O progresso de um processo terapêutico é resultado de uma combinação de inúmeros fatores, entre eles a relação entre profissional e paciente/cliente, assim também como o deste último com as técnicas da abordagem teórica que segue o psicólogo, logo não se pode afirmar que a terapia cognitiva vai ser eficiente no seu caso.
O importante é que você, uma vez tendo identificado esses problemas em sua vida e não tendo recursos para lidar com eles no momento, comece a pensar na possibilidade de procurar ajuda de um profissional de psicologia.
Olá!

É normal que você esteja tendo dificuldades nos relacionamentos amorosos, porque lá atrás você foi traída/o. O abuso sexual é um evento traumatizante, que deixa marcas na vida adulta, muitas vezes impedindo a pessoa de viver como gostaria. Por isso, é fundamental procurar uma ajuda profissional.
A terapia cognitiva ou cognitivo-comportamental pode te ajudar sim, além de outras. Você e o psicólogo irão juntos olhar para essa questão, através de um processo que te ajudará a lidar com este evento passado, entender melhor o que você tem procurado nessas relações com comida, remédios e drogas, além de trabalhar a confiança e te empoderar para não só para um relacionamento saudável, mas para uma vida toda com sentido.
Grande abraço!
Sim, a terapia Cognitiva ajuda. Toda abordagem ajuda, o ideal é que você encontreuma abordagem que você se sinta bem em trabalhar e um profissional confiável, pois sabemos que para além da abordagem a relação terapêutica faz toda a diferença.
Procure um profissional e trabalhe essas questões.
Olá, sim ajuda e muito. A eficácia da terapia cognitiva comportamental tem efeito significativo nos pensamentos , emoções e comportamentos, levando assim o paciente a aprender controlar e lidar de maneira mais assertiva com seus impulsos, compulsões. Fico a disposição. Boa sorte
A terapia cognitivo comportamental fará intervenções especificas para vida melhor adaptativa. Atuo nessa área, mas a abordagem que melhor trabalha sobre aspectos de traumas é a EMDR. Tenho obtido excelentes resultados junto aos meus pacientes. Continue buscando sua melhora! Analise e reprocesse questão traumática no cérebro e desenvolva habilidades para os relacionamentos.
Atenciosamente, Alessandro.
Sim! A terapia Cognitiva- Comportamental trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que temos no dia-a-dia contribuindo para a tomada de consciência dos padrões que exercemos em função dos aprendizados e histórias vividas que são a base das nossas crenças. Neste caso, a terapia ajudará a flexibilizar seus pensamentos e crenças, podendo assim experimentar emoções diferentes e novas formas de agir.
Boa sorte!
Toda compulsão de uma certa maneira se caracteriza como uma forma de se anestesiar de uma dor psíquica que se vive ou que se quer esquecer.
A compulsão na etapa de saciedade, tornando a pessoa feliz pelo prazer sentido, libera a endorfina que funciona como um analgésico do corpo humano.
A Endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo, é liberado com a função de aliviar o stress, criando uma sensação de felicidade, fazendo com que por horas o indivíduo esqueça de sua dor, de sua angústia.
O abuso sofrido pode sim ser essa dor psíquica a ser esquecida.
E a dificuldade enfrentada nos relacionamento pode ser reflexo da descrença inconsciente nos HOMENS ou uma forma de cobrar um preço alto que se pagou ao enfrentar um abuso.
Procure um psicólogo a fim de trabalhar sua dor.
Sim , vai te ajudar a compreender a construção de pensamentos automáticos e crenças nucleares que possam estar colaborando com o seu estado ansioso.
O processo psicoterápico poderá te auxiliar a construir novas possibilidades e resignificar esse aparente trauma.
Recomendo.
Olá, como já foi mencionado, o melhor é iniciar uma psicoterapia, independente da abordagem, é necessário trabalhar essas questões que podem influenciar sua vida afetiva por toda a vida. O importante é fazer uma terapia com um profissional que você tenha empatia, que te ofereça acolhimento e segurança.
A terapia independente da abordagem certamente contribuirá para a sua qualidade de vida. Terá um espaço pra você expor suas emoções, sentimentos, sua história de vida, livres de julgamentos, críticas....
Posso imaginar a sua dor, o seu sofrimento, e precisa se cuidar, cuidar do seu emocional, aliviar ou extinguir seus sintomas.....
Estimo que procure um profissional, que te acolha, e te ajude a se encontrar.....
Abraço querido!!!!
Prezada paciente,

Sim, a TCC é um método bastante eficaz que poderá lhe ajudar.

E cientificamente comprovado.

Como médica-psiquiatra recomendo sim essa abordagem.

Caso o seu terapeuta ache necessário o uso de medicações, peça ajuda, também, a um Médico-Psiquiatra, pois equilibrando "quimicamente", poderá beneficiar-se ainda mais de sua Terapia.

Um abraço da

Dra. Andrea Fávera.
Olá, sim, a terapia cognitivo comportamental, trabalhará essa compulsão por alimentos, bem como a ressignificação desse momento traumático pra você. O importante é você procurar auxilio de um profissional !

Boa Sorte

Abraços