Sou idosa, estou fazendo implantes na parte superior, o dentista colocou prótese provisória, mas den

4 respostas
Sou idosa, estou fazendo implantes na parte superior, o dentista colocou prótese provisória, mas dentro de 3 meses ela se quebrou 3 vezes. Ele alegou que estou com bruxismo, às vezes tenho dúvidas, pois não sinto dores e nunca percebi ranger de dentes. O implante já está no ponto pra colocar, mas estamos receosos de quebrar os dentes fixos. Gostaria de ouvir uma outra orientação o que fazer diante dessa situação.
Boa noite! O bruxismo pode ser a causa. Talvez tenha um apertamento dental, não necessariamente um "ranger dos dentes". Para corrigir o problema existem técnicas não invasivas que podem melhorar o quadro. Um exemplo é a aplicação de toxina botulínica nos músculos da mastigação. Procure um diagnóstico correto para o tratamento ideal.

É preciso avaliar se está tendo um equilíbrio na oclusão ( mordida), a quebra de um provisório pode ocorrer até porque o material utilizado costuma ser mais frágil do que da coroa final, mas tem que avaliar a causa, se realmente é bruxismo ou não. Sendo bruxismo pode fazer as coroas finais e depois colocar uma placa miorrelaxante para a proteção dos dentes. Att.
Uma avaliação com especialista em reabilitação oral será muito bem indicada, com análise e montagem da oclusão em articulador. Essa análise lhe oferecerá um diagnóstico preciso para a confecção das próteses definitivas sobre os implantes. Att.
Uma opinião será abalizada quando o paciente for examinado, mas posso dizer-lhe que as vezes os dentes quebram por desarmonia da oclusão, mesmo sem o bruxismo, principalmente os provisórios. Seria melhor pedir ao dentista para examinar sua oclusão ou encaminhá-la para um profissional dedicado ao estudo da oclusão.