Tenho 17 anos, ando me sentindo muito triste mas n sei o motivo ao certo, ando me sentindo muito soz

46 respostas
Tenho 17 anos, ando me sentindo muito triste mas n sei o motivo ao certo, ando me sentindo muito sozinha, incapaz, insuficiente e confusa, tenho dificuldade em manter as pessoas perto, e nunca me envolvi amorosamente, será q tenho depressão? Devo procurar um profissional? Ou é só confusões da adolescência?
Olá! A adolescência é uma fase turbulenta mesmo, de mudanças, descobrimentos, e isso causa angústias e incertezas.

Independente de ter um diagnóstico ou não, procure um psicólogo para você poder dividir todos esses sentimentos, conhecer mais sobre você mesma, entender todas as suas dificuldades e potencialidades.
Você pode procurar um profissional sempre que você estiver com dificuldades no dia a dia para ajudá-la a amenizar os momentos difíceis da vida e passar por ele de modo mais leve.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Se precisar de algo, fico a disposição!

A adolescência é um período de muita intensidade emocional. Insegurança, confusão e solidão podem ser sentimentos comuns durante esse período. No entanto, o que determina a necessidade de tratamento é a frequência destes sentimentos e o quanto eles te fazem sofrer ou te incomodam. A psicoterapia pode ajudar a se conhecer melhor e entender estes sentimentos e suas origens, bem como desenvolver estratégias para lidar melhor com estas sensações.
Oi!! Primeiro parabéns por ter tido a coragem de perguntar aqui e tirar sua dúvida! Parabéns!!

Tudo o que tem sentido são sentimentos que podem, sim, estar ligados às "confusões da adolescência". Porém, ao mesmo tempo são muito características da depressão.

Então, fale com seu responsável em quem mais confia, e procure ajuda de um(a) psicólogo(a). Pq mesmo não sendo depressão, ele vai poder ajudar você! Vai se sentir muito mais leve, confiante e menos confusa... =)

Espero ter ajudado! E acredite... as coisas podem melhorar muito com a ajuda de um profissional pra te ajudar e caminhar com você.
Querida, a adolescência costuma ser sim uma fase de turbulência emocional, pois nessa fase de transição já estamos em contato com as constantes demandas e altos e baixos da vida, porém sem ainda saber muito bem como lidar com todas essas exigências. Muitos adolescentes nessa idade relatam se sentir deprimidos, confusos e incapazes como você comentou estar se sentindo. Pode ser que você esteja em depressão sim, mas como você mesma disse, pode ser também apenas uma dessas fases em que passamos nesta época. Eu, e acredito que diversos outros profissionais, já tratamos pessoas que estavam mal a ponto de acreditarem estar em depressão sem necessariamente estar e que, ainda assim, tiveram um melhora significativa, mesmo sem medicação. Esta melhora, com adolescentes que de fato ainda não tem alterações químicas correspondentes à doença da depressão, costuma ser significativa e ocorrer de forma relativamente rápida. Então sugiro antes uma consulta com um psicólogo para evitar que possíveis interpretações a leve a ser medicada sem necessidade. E claro, percebendo qualquer necessidade de medicação, este profissional deverá te encaminhar também para um psiquiatra, para que a medicação possa ser aliada à terapia, o que às vezes é realmente é indispensável. Mas eu realmente recomendaria, principalmente pela sua idade, procurar antes, um bom psicólogo. Boa sorte!
Olá, tudo bem? Acho que seria legal procurar uma psicóloga sim, mesmo não sendo depressão, a terapia vai te ajudar muito com essas questões e caso seja depressão é ótimo que ela estará sendo tratada desde cedo! Boa sorte
a adolescência é sim uma fase muito confusa, pois você não é mais criança, mas ainda não é considerada uma adulta. Nessa fase, segundo alguns pesquisadores, o jovem tem sim uma série de comportamentos que os adultos identificam como "anormal", mas faz parte do desenvolvimento do cérebro. Acredito que é interessante procurar um psicólogo para ajudar nesse momento conturbado da sua existência.
Confusões da adolescência! A adolescência é a fase em q o ser humano adoece, então sentir-se um estranho no próprio corpo não é incomum... Mas quando procurar ajuda? Quando sentimos q o fardo pesa, que não estamos dando conta, aí é hora de procurar um psi pra te ajudar nas duvidas, incertezas, incapacidade... Mesmo q seja normal na adolescência Vc não precisa passar por tudo isso sozinho!
Olá, você descreve sintomas importantes que precisam de uma avaliação específica sim. É preciso entender melhor os momentos em que aparecem essa tristeza, essa sensação de solidão e afastamento das pessoas, procurando relacionar a quanto tempo tem sentido isso. Recomendo que você busque ajuda de um psicoterapeuta, pois a tristeza e afastamento são sinais de que algo não está bem com seu estado emocional. A psicoterapia pode te ajudar nisso.
Não sei dizer se é depressão ou não. Um diagnóstico não pode ser feito dessa forma e com tão poucas informações.
Entretanto, percebo em seu relato uma angústia e uma dor muito grande. Em alguns momentos na vida podemos nos encontrar mais fragilizados. Sugiro que você busque um profissional para te ajudar a lidar com suas questões emocionais e se livrar dessa angústia.
Olá!
A fase da adolescência é a transição da dependência infantil para autonomia do mundo adulto. É marcada por mudança social, psicológica, emocional e alterações físicas. Nesse período ocorrem reflexões e tentativas de enquadramento social. A adolescência é de fato um período marcante na vida de todas as pessoas, e não se deve ignorar os sofrimentos e dificuldades por pensar que é "apenas confusões de adolescentes".
Sentir-se sozinha, incapaz, insuficiente e questionar sua vida amorosa, está relacionado a sua autoestima, ou seja, como você se sente consigo mesma.
Buscar ajuda psicológica contribui para vida mais saudável, auxiliar você a compreender o momento que está vivendo e as possibilidades de mudança. Em alguns casos há também necessidade de medicação, o que depende de avaliação de um(a) médico(a) psiquiatra.
O fato de você utilizar a internet para perguntar sobre sua condição atual indica que tem se preocupa consigo mesma!! Então, tente não ignorar seus sentimentos e procure profissional que se sinta a vontade.
Bom dia. A adolescência pode ser uma fase muito confusa mesmo, mas não há motivos para menosprezar seus afetos como sendo"só confusões" de um determinada fase da vida. O olhar atento e as conversas com um terapeuta podem contribuir para que você entenda a origem de suas dificuldades e inseguranças e encontrar formas mais suaves de se relacionar. Ele também será capaz de identificar se há uma gravidade maior em seu quadro, no que tange a depressão, e indicar se ela deve ser cuidada em parceria com um psiquiatra.
Uma terapia em sua idade vai contribuir muito para que ingresse em uma vida adulta de forma mais consciente e com mais coragem.
Olá. Você fala de impasses importantes na sua vida. Não necessariamente se trata de uma depressão, ainda mais tendo em vista o momento da vida que você está. Para dar uma avaliação mais precisa do seu caso, seria interessante você conversar com um profissional. (indico um psicanalista) que possa te escutar e pensar com você sobre suas questões.
Bom dia! Questionamentos e sentimentos como esses que você descreveu podem ocorrer ao longo da vida das pessoas, sem que isso signifique necessariamente um episódio depressivo ou um quadro depressivo maior. Porém nem sempre é fácil identificar a diferença entre uma reação natural diante de determinados eventos de vida e um adoecimento. Caso esse quadro esteja ocorrendo há algum tempo, interferindo na sua rotina e você perceba que está assim na maior parte do tempo, recomendo fortemente que procure um psicólogo que possa te orientar e avaliar se trata-se de um quadro depressivo. Mesmo que não seja, certamente te auxiliará em identificar aspectos de sua vida e do seu comportamento que o ajudará a sair dessa situação! Abraço,
Oi Boa tarde.
O que esta causando mal ou despertando comportamentos e respostas diferentes do esperado, a adolescencia é um momento difícil, de grandes transformações e se sempre bom procurar ajuda sim, ate para que possa entender melhor o que se passa com você neste momento. Importante procurar um bom profissional e fazer uma psicoterapia, vai lhe ajudar entender melhor e se conhecer. Espero ter ajudado.
Olá! Muitas situações podem levá-la a se sentir desta forma. É muito importante que busque um psicólogo para que juntos possam identificar o real motivo de estar se sentindo assim, pois não é possível levantar hipóteses diagnósticas sem um atendimento adequado.
É importante ressaltar que "confusões da adolescência" também são motivos para buscar um psicólogo, afim de que você se sinta melhor consigo mesma!
Seu relato me faz pensar que você tem passado momentos muito dolorosos sozinha. Não é possível fazer nenhuma hipótese diagnóstica com base nele, seria necessário mais informações sobre sua vida, então o melhor é que busque um profissional da saúde mental para avaliar esse momento de sua vida.
Olá. Os sintomas que você descreve podem estar presentes em um quadro de depressão, assim como nos conflitos próprios da adolescência. Para saber se você está ou não com depressão somente você consultando com um profissional habilitado para lhe comunicar este possível diagnóstico. Em todo caso, acredito que o diagnóstico no seu caso seja de menor importância. Penso que você deveria buscar um profissional onde você se sinta à vontade para falar das questões da sua vida, o que tem acontecido, situações que lhe magoaram, lembranças importantes que você tem do presente e do passado. Também a consulta profissional poderia lhe ajudar a lidar com estas confusões típicas da adolescência, que é um momento muito importante de nossa vida, onde precisamos tomar decisões, lidar com muitas mudanças. Este profissional também tem o conhecimento necessário para avaliar se o quadro se trata de depressão ou então para encaminhar para outro profissional habilitado a isso. De todo modo, não fique aflito. O mal-estar que você sente tem tratamento. Um primeiro passo importante é você falar com os seus pais ou responsáveis para que eles possam lhe ajudar, inclusive nesta busca por um profissional, pois como você é menor de idade você precisa da autorização deles para iniciar um tratamento.
Olá, seria muito bom que procurasse um profissional, ao contrário do que muitos pensam, fazer psicoterapia não é só para pessoas doentes, um psicólogo poderia te ajudar a entender melhor porque você está se sentindo assim e pensar novas maneiras de lidar com essas situações que estão provocando isso. O objetivo de uma terapia não é apenas curar doenças, mas promover o autoconhecimento, o crescimento pessoal para que você viva com mais qualidade e lide melhor com as diversas situações que se apresentarem.
Oi...
Todos nós sentimos confusos em alguma fase vida, independente de estar na fase da adolescência, você deve sim procurar ajuda psicológica. Nós psicólogos te compreendemos e podemos te ajudar a se autoconhecer, se permita a isto. Vá logo marcar uma consulta para iniciar a psicoterapia.
Abraço!!
Essa é uma fase da vida em que podemos ter crises existenciais, mas a tristeza continua e profunda, pode indicar uma Depressão.
Recomendo que converse com seus pais a respeito do que está acontecendo, eles poderão lhe dar o apoio necessário, e se for ocaso marcar com um Psicólogo para fazer uma avaliação.

Abraços
Olá! Para uma avaliação é importante procurar um profissional da área da psicologia. Caso este entenda ser necessário a encaminhará ao médico. Com as informações passadas não é possível dizer se são apenas conflitos da adolescência que você conseguirá resolver sozinha. É necessário avaliar o quanto estão impactando na sua vida, rotina, escolhas. A adolescência é um período de transição e mudanças muito intensas que causam medo, insegurança e muitas vezes dificuldades nos relacionamentos e com a autoimagem.
A fase da adolescência é marcada por muitas mudanças, hormonias, psiquicas e sociais. É comum nesse período questinarmos nossos valores, pessoas de nossa convivência, escolhas afetivas e etc. O ideal é você procurar uma terapeuta, para que possa conhecer-se melhor, confrontar suas escolhas, fazer novas escolhas com mais clareza e acima de tudo, recuperar ou fortalecer sua autoestima. Abraços querida
Olá!! A adolescência é uma fase nova e diferente, então que tal curtir da melhor maneira?
Procure a ajuda de um psicólogo, juntos vcs poderão encontrar maneiras para vc se sentir mais alegre, leve, fazer novas amizades, pensar no colégio e faculdade, pra poder curtir essa fase tão especial e logo se preparar pra vida adulta.
Espero ter ajudado.
O período da adolescência pode ser realmente confuso as vezes, é uma fase de descobertas e decisões. Porém, o que você descreve não necessariamente faz parte da adolescência e pela intensidade que você conta. Com relação a depressão, alguns sintomas fazem parte do quadro depressivo, mas não é possível dizer um diagnóstico apenas com essas informações. Procurar um psicólogo seria a melhor indicação que tenho a você. Na psicoterapia você poderá entender um pouco mais sobre o que vem causando esses sintomas e trabalhar junto com o psicologo para ameniza-los. O autoconhecimento, além de outras coisas que você irá encontrar na terapia, vai lhe proporcionar ferramentas para lidar pelo o que você está passado. Fique bem. Você não precisa conviver com esses sintomas. Não deixe que isso se estenda.
BOM DIA.
Essa fase da vida é cheia de mitos e verdades, sugiro buscar ajuda com profissionais da psicologia. Você vai se surpreender e verá que pode passar pela adolescência sem tantos conflitos.
Bom dia.
Sentir tristeza sem motivo aparente, querer se isolar, dificuldades de se envolver com outras pessoas, são características do quadro de depressão. Entretanto, é importante buscar um profissional para entender melhor o que está ocorrendo, e diagnosticar de maneira adequada. Um psicólogo irá te ajudar a ter uma compreensão do que está acontecendo emocionalmente, dando-lhe possibilidades de superar essas dificuldades que estão atrapalhando seu desenvolvimento natural. Espero ter ajudado.
Através do seu relato, é importante que você busque ajuda para entender tais sentimentos. Todos nós passamos por momentos de confusão, incertezas, medo, solidão... porém, quando esses sintomas perduram por determinado tempo e atrapalham sua produtividade em várias esferas, é indicado procurar a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo. O psiquiatra vai ajudar você a entender tais processos e realizar uma entrevista clínica para te auxiliar. O psicologo também vai caminhar junto com você para o controle de pensamentos negativos. Não deixe de procurar ajuda, quanto antes, melhor.
Boa tarde,
na sua idade é bastante comum ter alguns conflitos de sentimentos, e essas "confusões da adolescência", como você chama. Mas é possível também que seja uma depressão, depende um pouco do grau de tristeza e do prejuízo que ela tem causado na sua vida. Se na maioria dos dias você se sente triste e desmotivada, se é muito difícil ter ânimo e motivação para fazer coisas rotineiras, que antes eram normais, isso pode ser um sinal de depressão. Vale procurar um psicólogo para uma avaliação mais completa e entender se é necessário um acompanhamento mais regular. Boa sorte!
Boa Tarde.
De fato, essa fase da vida costuma gerar um "turbilhão "de sentimentos. Mas isso não diminui o fato de você aparentemente estar descrevendo sintomas e situações que te geram sofrimento, sendo assim (por ter sofrimento), é sempre importante buscar uma avaliação e/ou acompanhamento profissional.
Isso poderá te trazer mais segurança sobre si, sobre as fases da vida e também sobre os sentimentos e emoções.
O acompanhamento psicológico é uma ferramenta baste indicada para isso.

Estou a disposição.

Att, Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)
Para além do que possa ser, depressão ou não, questões da adolescência ou outra coisa, se abrir com alguém pode te ajudar. Não guarde essas questões com você. Busque alguém de confiança e caso possa buscar um psicólogo, busque. A psicoterapia te ajuda a entender tudo isso, aliviar sua angustia, aprender a agir de outras formas se for preciso, fortalecer sua autoestima, mudar seus pensamentos que podem estar fazendo você se sentir assim. Espero ter ajudado! Boa sorte
A adolescencia é uma fase muito confusa, não é criança mas tb não é adulto, muitos conflitos surgem nesse periodo que de fato é bem complicado. Ao que parece vc diz sofrer com essa fase que está passando, acho que sim procure um profissional com o qual vc se sinta a vontade.
Att
Eduardo
Boa noite. Mesmo sendo coisa da sua idade é sempre importante procurar ajuda, a terapia vai ser muito bom para você se organizar e sair desse momento. Essa fase é muito cheia de novidades, mudanças e fazer terapia ajuda e muito, traz mais confiança, segurança nas decisões, faz muita diferença caminhar com ajuda de um profissional nessa hora. O importante é que você está se avaliando isso é um bom começo.
Olá!! O ideal é que vc procure ajuda profissional de um psicólogo para que vc possa entender melhor se os seus sintomas estão ligados a uma depressão ou a conflitos inerentes à adolescência. Esse suporte psicológico será muito importante para que vc consiga superar seus conflitos.
A adolescência é de fato uma fase da vida de muitas mudanças (hormonais, psíquicas, sociais, etc). É um período de questionamentos de seus próprios valores, família, pessoas próximas, indecisões, medos, inseguranças, escolhas afetivas, sexualidade entre outros, de fato é um período de transição.
A depressão pode ter ou não causa específica ou pode ser a somatização de vários fatores ocorridos ao longo da história de vida do depressivo. Estes fatores podem ser de origem biológica, psicológica ou ambiental.
Depressão tem cura, desde que realizado tratamento correto, com auxílio do psiquiatra ao indicar o tratamento medicamentoso correto que visa reduzir crises junto das sessões de Psicologia que busca identificar e ressignificar o que pode ter desencadeado a depressão favorecendo a recuperação e melhoria da sua qualidade de vida.
Busque ajuda!
Abraços Psicóloga Flavianne
Essa fase da vida costuma ser muito conturbada. Busque um psicólogo para te ajudar a passar por esse período.
Olá !
Procure ajuda de um profissional qualificado para entender melhor o que você está sentindo.
Olá.
As causas podem ser diversas. Diante de seus relatos, recomendo que procure por um Psicólogo Clínico.

Avaliaçôes - em sessões - se darão, com o objetivo de conhecer sua angústia, suas crenças, promover seu auto conhecimento.

Com isso, o paciente terá maiores condições de interpretar seus reais sentimentos, entre outros.

Boa sorte.

Agradeço a oportunidade e, fico à sua disposição.
Olá! Na sua fase de vida podem haver muitas dúvidas ou questionamentos, é necessário dar a devida atenção ao que lhe aflige, priorizar sua saúde mental é de suma importância. Busque um psicologo(a) que você se identifique, poderá lhe trazer inúmeros benefícios. Encontro-me a sua disposição.
Olá, tudo bem?
Tudo o que descreveu pode estar relacionado tanto a um quadro de depressão quanto as mudanças que ocorrem na adolescência. Sabemos que é um período que mudanças internas e externas acontecem, trazendo muito conflitos, dúvidas e incertezas. Sugiro que procure um psicólogo para fazer uma avaliação melhor de seus sintomas e encaminhar para o melhor acompanhamento.
Olá, se você está se sentindo assim sugiro que você busque um psicólogo e inicie uma psicoterapia. Abçs!
Nesse caso, é recomendado que você procure um psicólogo. Ele analisará a intensidade dos sintomas, de que forma isso tem afetado sua vida e poderá ajudá-la quanto a esse conflito sobre a depressão ou características inerentes à adolescência. Inclusive a ajudará a passar por essa fase de uma maneira mais adequada, sem que isso a afete tanto.
Olá, boa noite, é importante buscar acolhimento com um psicólogo para que juntos possam entender o que de fato esta acontecendo.
Estou aqui para te ajudar, caso tenha interesse.
Olá querida, que difícil em.
Pode ser que sim, pode ser que não... Essa resposta tu só vai ter fazendo uma avaliação com um profissional (psicólogo ou psiquiatra). Mas independentemente do resultado da sua avaliação eu recomendo que faças terapia, esse será um momento especial contigo mesma para se reencontrar e se ressignificar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá! Seus questionamentos à respeito do seu emocional fazem pensar o quanto é importante, neste momento, você buscar um atendimento psicológico/psicanalítico.
É natural que a adolescência seja uma fase confusa. É o momento em que muitas coisas mudam e que você deixa de ser criança: você passa a ter responsabilidades que não tinha antes, seu corpo muda, relações amorosas torna-se um tema mais comum etc. No entanto, reduzir seu sofrimento a confusões da adolescência seria simplificar demais o que está acontecendo. Há outros fatores além desse que devem ser levados em consideração e que um psicólogo conseguiria investigar através de sessões psicoterapêuticas.
Olá. Não é possível te dar um diagnóstico apenas através da leitura da sua pergunta. De qualquer forma, parece que você não está feliz e tem sofrido, portanto, é importante procurar sim um psicólogo, tenho confiança de que irá te ajudar. Abraço.