Tenho 18 anos, e demorei a começar a me aceitar como trans a partir do momento que negava que eu era

35 respostas
Tenho 18 anos, e demorei a começar a me aceitar como trans a partir do momento que negava que eu era.
Devo procurar um psicologo antes do inicio do tratamento hormonal, devo procurar um endocrinólogo, qual seria o correto a se fazer ?
( sou uma pessoa muito confusa e leiga de tudo, sinceramente estou meio perdida nesse caminho )
Olá, geralmente em momentos de mudança sempre passamos por dúvidas e questionamentos, nesse caso acredito ser importante o apoio de um psicólogo, justamente para te ouvir, te entender, e ajudar no esclarecimento de dúvidas. Quando caminhamos acompanhados por um especialista a nossa dor é amenizada e passamos a ter mais qualidade de vida. Pense a respeito, no mais, desejo-lhe sorte!

Que prazer em falar com você! Acredito que seja interessante sim, você passar pelas especializações necessárias, para
auxiliar a amadurecer melhor sua decisão. O psicólogo poderá ajudar neste processo. Abraços...
Boa noite! Que bom que está se aceitando, esse processo realmente pode ser difícil. Sugiro com certeza acompanhamento de um psicólogo e caso deseje fazer tratamento hormonal , a busca por endocrinologista. O psicólogo te ajudará nessa fase que se acha perdida.
Olá!! Deves buscar atendimento com um profissional especializado na área, para que possa te auxiliar, por meio da psicoterapia, focada na identidade trans, a planejar e definir todas as fases do processo de transição... Boa Sorte!
boa noite, com certeza uma ajuda profissional irá ajudar a reorganizar-se dentro do sentimento que te faz sentir perdida. um acompanhamento do psicólogo oferecerá a orientação para os passos seguintes, vamos entender que um grande principio acontece; a aceitação de ser quem realmente é a partir daí a fase dessa transição e integração, tornando possível uma vivencia saudável.
Boa noite. O fato de se julgar "perdida" já constitui um bom motivo para buscar a ajuda de um psicólogo. Através da psicoterapia você descobrirá aspectos e recursos em si mesma, compreenderá melhor suas atitudes e sentimentos, levando-a a lidar melhor com as suas emoções e com seus comportamentos. A dedicação efetiva ao processo psicoterapêutico pode auxiliar em diversas áreas da sua vida, como as relações e o desenvolvimento pessoal, por exemplo. Mesmo as questões pontuais que a afligem neste momento poderão ser divididas com seu psicólogo, buscando juntos respostas para elas. Abraços e boa sorte!
Olá! Um dos objetivos da psicoterapia é trazer autoconhecimento, então se a questão de genero ainda fosse uma duvida, ela te ajudaria muito.
Como isso, aparentemente, ja está claro para você, a psicoterapia pode te ajudar a construir uma rede de apoio, no sentido de que toda mudança pode trazer ansiedades, angustias e sofrimentos também, por que não?
Então, além de procurar um endrocrinologista, procure um psicologo para cuidar de sua saude mental, para que a sua transição seja feita da forma mais "segura" e bem cuidada possivel!

Espero ter ajudado. Se precisar fico a disposição!
Oii tudo bem? Esse momento de se encontrar , saber quem é e o que quer e muito importante . Por isso eu considero imprescindível passar por terapia com um psicólogo que tenha experiência com trans e também psssar com um endocrino com muita experiência no atendimento a trans! Qualquer dúvida estou à disposição! Abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Assumir sua verdadeira identidade é um passo importante para ser feliz. Parabéns! Sim, procure todos os especialistas necessários mas principalmente um psicólogo para ajudá-lo nesta nova fase de mudança.
Boa noite!
É importante sim, buscar por apoio psicológico, ter um espaço para dividir as questões emocionais que lhe afligem e com certeza é fundamental a busca por um médico não só para a questão hormonal mas também todo processo fisiológico.
Abraços!
Olá, acho que após tantas respostas sobre a importância do Psicologo nesse processo que não vou falar sobre isso. Uma vez tomada essa decisão de partir para uma mudança, acredito que um Endocrino seria o mais indicado. Não importa qual dos dois profissionais vc procurará primeiro. Os dois deverão estar juntos com vc nessa mudança.
Normal ficar perdida e não saber por onde começar. Mudanças assustam porque adentramos o terreno desconhecido. Mas aos poucos e com cautela tenho certeza que vc encontrará o melhor caminho.
Bjo grande e meu desejo de muito sucesso na sua jornada!
Certamente a ajuda de um psicólogo irá te ajudar no autoconhecimento e no fortalecimento para tomada de decisões!
É um prazer falar com você. Com certeza você necessita de um acompanhamento psicológico para enfrentar esse processo de mudança e ajudar a melhorar sua auto estima, sua segurança, fortalecimento de suas relações, enfim você tem que estar certa do irá fazer antes de iniciar qualquer procedimento . Um abraço e sucesso na sua jornada.
Se alguma situação lhe causa sofrimento emocional, o psicólogo é o profissional ideal para lhe ajudar neste momento.
Fundamental a busca para dividir as emoções e confusões, é uma decisão dificil de se tomar...ppsso imaginar sua angustia.
Att.
Eduardo
Bom dia!! O fato de vc ter agora com 18 anos se aceitado significa que somente iniciou um longo caminho, e que creia não será fácil, mas será amenizado e bem mais elaborado com a ajuda de profissionais. Sem dúvida vc deve procurar por um psicólogo, iniciar uma caminhada de autoconhecimento e descobrimento de como serão as coisas, e juntos irão percorrer esse caminho. Estou a disposição. Um grande abraço.
Antes de procurar tratamentos físicos mais especificos, deve primeiro procurar um psicologo com prática neste aspecto.Dúvidas são comuns em sua idade e para se sentir segura , a psicoterapia te ajudará a seguir confiante para com sua escolha .
Boa Tarde! O tratamento hormonal é apenas o início de um tratamento longo e complexo, que abrange a mudança de sexo. Todo o tratamento em si é delicado, pois ate certo ponto não há mais retorno. Para você poder receber autorização médica para realizá-lo, passará por algumas entrevistas, com o objetivo de assegurar aos médicos da clareza do seu desejo. Portanto, é importante você estar segura/o sobre a sua decisão. A sensação de não se sentir pertencente ao próprio corpo biológico geralmente traz em si uma angústia muito intensa, portanto, é natural que sinta-se confusa/o. Minha indicação é que você procure um psicólogo/psicanalista neste primeiro momento, para que você possa compreender melhor seu corpo, seu desejo, e sua sexualidade. Essa compreensão te deixará mais segura/o para procurar um endocrino que te auxilie no inicio do tratamento, ok? Forte abraço
Olá, boa noite!
O correto e buscar um apoio psicológico antes de iniciar qualquer tratamento, desta forma, você se sentirá mais seguro em organizar seus pensamentos e identificar seus sentimentos e ter uma compreensão. melhor da sua sexualidade.
Caso não tenha acompanhamento psicológico, não tome nenhuma decisão sem ter total conhecimento do seu verdadeiro eu, busque um e somente tome as decisões quando se sentir segura das decisões.Quais as experiências sexuais teve? Com ambos os sexos? Faça essas análises internas com o profissional indicado para ajudá-la, o psicólogo. Lembre-se de anotar todos os sonhos para conhecer-se internamente nos diálogos com o terapeuta.
Como foi dito acima por um dos colegas, não é mudando documentos que terá os prazeres sexuais do homem. As terminações nervosas jamais serão as mesmas das criadas pela natureza.
Boa sorte.
Psicóloga Cida Santos
Olá. Existem certos tipos de áreas em nossas vidas para as quais precisamos ter muita atenção na hora da mudança, pelo fato de representarem papel muito importante, significativo e até mesmo estrutural em nossa vida psíquica e emocional. O trabalho, a conjugalidade e a identidade são algumas delas. Por se tratar de uma grande transformação, muito trabalho interno é necessário. Um psicólogo pode ajudar bastante nesse auto-reconhecimento e nesse mapeamento da pessoa que está emergindo em você. Cuidar de si implica ter paciência e trabalhar cada novo aspecto no momento em que ele aparece. O endocrinologista é absolutamente fundamental. Boas decisões!
Procure primeiro um competente psicologo especializado em PSICOTeRAPIA. Existe ajuda.
Entendo que é importante cuidar da parte biológica e da parte emocional. Procure os dois especialistas.
Procurar um profissional de saúde mental é extremamente importante nesse processo para você poder elaborar melhor essa sua escolha e as consequências que ela terá em sua vida e, também, para que durante o processo você possa ir ressignificando seus medos, angústias, fantasias e suas questões. Essa sua escolha diz sua vida como um todo, e um profissional qualificado vai te acolher em sua totalidade, entendendo sua história de vida e aquilo que te toca e te marca.
Olá!
Certamente um psicólogo te auxiliará nesse momento de aceitação e também nesse processo de mudança que está por vir. Processo de mudança de gênero e sexo são questões que tocam no âmago do nosso ser: diz de como somos e nos vemos sobre nós mesmos e como o outro nos vê - algo fundamental para nós!
Um processo de psicoterapia te ajudará a lidar com essas questões e outras subjacentes a esse processo que você passa.

Aconselho que o tratamento hormonal deva ser acompanhado por um endocrinologista.

Espero ter ajudado e fico à disposição em caso de outras dúvidas.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
olá, indico que comece sim um processo terapêutico, principalmente porque possui duvidas sobre esse processo de transição. No mais irá te ajudar no processo de autoconhecimento e a lidar com as possíveis dificuldades que pode enfrentar. Att, Gabrielle Lazari
Olá.
O fato de estar se sentindo perdida e sem saber direito por onde começar é motivo para iniciar um processo de psicoterapia, que é o melhor caminho para o autoconhecimento e para entrar em contato consigo mesma.
A psicoterapia facilita o autoconhecimento, autorresponsabilidade, tomada de decisões autênticas, amadurecimento emocional, aproximação e aceitação de quem você realmente é.
Ja a alteração hormonal é preciso de um outro profissional especializado.
Se possível, esteja acompanhada pelos dois profissionais.
Olá! Geralmente, o processo de transgenitalização é realizado por múltiplos profissionais, dentre eles o psicólogo. Infelizmente, apenas alguns hospitais fazem a cirurgia no Brasil pelo SUS, são os Hospitais das clínicas de Porto Alegre, de Goiânia, de Pernambuco, de São Paulo e o hospital universitário Pedro Ernesto (RJ). Assim, o acesso acontece como em qualquer outro procedimento de maior complexidade, o acesso inicial é pela unidade básica.
Há a necessidade de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, no qual você será sensibilizado da condição, dos conflitos internos, enfim viverá acompanhamento pelo cuidado de um profissional especializado toda essa angústia que está vivendo agora. Além disso, é legal e importante que você faça terapia, não só ao ter acesso ao processo formal, mas antes também.
Boa tarde, você não me pareceu uma pessoa confusa, intuitivamente pensou bem o que deve fazer. Para tratamento hormonal, endócrino sem dúvida nenhuma. Para as questões relacionadas a como você se percebe procure um psicólogo ou psicóloga. sugiro não fazer uso de medicação sem acompanhamento médico.
A questão trans por si só não precisa necessariamente de um especialista para tratar. Historicamente a transexualidade foi associada ao saber médico, prescritivo, que precisava ser corrigido e medicado. Diante desse fator histórico, é muito comum que a população lgbt e especialmente a trans, pense que é necessário se tratar, afinal, é essa a notícia que a cultura fornece a esses sujeitos considerados como desviantes. No entanto, a procura por um profissional pode sim ocorrer desde que você comece a localizar que está se perdendo nesse processo delicado que é uma transição de gênero. É comum que quem esteja passando por esse momento se confunda, no que diz respeito aos artigos e nomes, quando se refere a si mesmo. É comum também que fique divido quanto a essa difícil escolha e as transformações físicas que isso pode acarretar. O processo de “se aceitar”, como você diz, é atravessado também por questões que não tangem necessariamente à sexualidade ou a forma como ela se manifesta no corpo. Esse processo também é atravessado por desejos que não podemos reconhecer e por vontades que quando alcançadas retornam como insatisfação por não corresponder a nossa expectativa e ideal. Ou seja, nem sempre “se assumir” quanto ao gênero e à sexualidade é responsável por apaziguar o sujeito, pelo menos num segundo momento quando isso pode retornar.
Olá! Boa Tarde!
Você já iniciou os tratamentos?
É uma boa ideia procurar um psicólogo especializado em questões relacionadas à identidade de gênero antes de iniciar o tratamento hormonal. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar seus sentimentos e emoções em relação à sua identidade de gênero, ajudando-o a se sentir mais confortável com sua identidade e tomada de decisões. Depois de passar pelo processo de aconselhamento psicológico, o próximo passo seria procurar um endocrinologista que tenha experiência em tratar pessoas transgênero. O endocrinologista pode fornecer informações sobre as opções de tratamento hormonal disponíveis, como a dosagem adequada de hormônios, os efeitos colaterais e os riscos associados.

É importante lembrar que a transição de gênero é um processo pessoal e pode ser diferente para cada pessoa. Portanto, é importante que você trabalhe com profissionais de saúde que respeitem e apoiem suas decisões.
Olá.Não existe uma ordem correta, você pode escolher. Levando em consideração seu sentimento de estar perdida, penso que psicoterapia pode ser um bom começo. Abraço.
Ei, o processo de transição possui diversos atravessamentos, que muitas vezes não são fáceis, só você sabe como foi esse tempo, desejo que agora se acolha e se valide como é.
A busca por uma/um psicóloga/o antes do início do tratamento hormonal pode te auxiliar a entender esse processo, como é, os efeitos colaterais, os benefícios e como você irá se encontrando pelo andar do caminho, então sim, é importante procurar um profissional para estar com você nesse trajeto. E junto com a/o profissional que estiver com você, construir essa procura a/ao profissional de endocrinologia da melhor forma e com cuidado com você.
Desejo que você se acolha e encontre uma/um profissional que esteja com você. um grande abraço.
Boa tarde. Sim, caso você inicie o tratamento hormonal, penso ser fundamental o acompanhamento de um profissional psicólogo.
Por outro lado, ainda que não inicie este tratamento, começar um processo psicoterapêutico pode te ajudar com as dúvidas relatas no final da sua pergunta. Este profissional poderá ajudar você a entender melhor o que está acontecendo, além de orientar, se necessário.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!