Tenho 21 anos e estou com suspeita de TDAH, devo procurar primeiro especialista na area da psicologia

10 respostas
Tenho 21 anos e estou com suspeita de TDAH, devo procurar primeiro especialista na area da psicologia ou psiquiatria/neurologia.
Ola! Certamente sugiro buscar primeiramente um psicologo que irá avaliar a capacidade de atenção e concentração, bem como orienta-lo quanto ao manejo clinico e quais os encaminhamentos necessários.

Boa noite! Inicie pela psicoterapia e em caso de necessidade você recebera os devidos encaminhamentos com toda certeza.
Olá! Em minha opinião profissional e em minha conduta sempre inicio a avaliação psicológica para detectar a probabilidade do excesso de ansiedade estar produzindo sintomas semelhantes ao do TDAH, mas também oriento que meu paciente procure um NEUROLOGISTA com especialização em TDAH para que o mesmo avalie o caso. Assim, acredito que o paciente sentir-se-á mais seguro que que realmente esta sendo cuidado. Caso seja TDAH a conduta é medicamentosa e a psicoterapia será de apoio e orientativa. Caso seja de fundo emocional, elimina-se a possibilidade do metilfenidato e inicia-se uma psicoterapia mais aprofundada de forma a compreender a causa e supressão dos sintomas. Um abraço
Olá! O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, se basea em uma série de sintomas que caracterizam essa doença. Como citado por alguns colegas acima, quandros ansiosos podem simular um quadro de TDAH. Por isso sugiro que procure algum profissional devidamente familiarizado com o TDAH e demais patologias psiquiátricas.
Para isso pode ser tanto um psiquiatra quanto um psicólogo. Um bom psiquiatra saberá quando não usar a medicação e encaminhar para um psicólogo, em contrapartida um bom psicólogo saberá encaminhar para um psiquiatra caso suspeite da necessidade do uso de medicamentos para controle dos sintomas.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Olá! Sugiro iniciar primeiro com um psicólogo, pois a sua suspeita de TDAH pode estar relacionada com episódios de ansiedade ou melancolia, situações que podem modificar a sua atenção/ agitação. Além disso, existem outros fatores que podem o estar atrapalhando nesse caso, como a qualidade do seu sono e hábitos com eletrônicos. O Psicologo pode lhe indicar um psiquiatra, caso haja necessidade. Boa sorte! Abraços!
Olá!

É interessante você iniciar procurando um psicólogo. Alguns diagnósticos, por vezes, são confundidos ou camuflados por outros. Um psicólogo que possa te ouvir e avaliar seu caso clinicamente dará os encaminhamentos devidos e poderá te ajudar a compreender melhor o que se passa, o que mais incomoda, como incomoda, etc. Uma boa escuta sobre o que acontece com você ajudará a clarear a situação e alavancar sua qualidade de vida.
Olá, sugiro que, se possível, vá tanto ao psicólogo quanto ao psiquiatra para que eles te avaliem e vejam se tem necessidade de buscar um neuropsicologo para confirmar o diagnóstico ou não.
Bom dia ! É importante, primeiramente, iniciar uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o). Caso esta, após um período considerável de sessões, constatar possível TDAH, você será devidamente e responsavelmente orientado (a) ao acompanhamento psicológico "associado" ao auxílio medicamentoso (este último, somente receitado e assistido por médica (o) psiquiatra).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá. Procure primeiramente um psicólogo, este profissional irá investigar os sintomas e avaliar se realmente se trata de TDAH, pois as vezes os sintomas podem estar associados a fatores emocionais, psíquicos... Caso necessário, o psicólogo pode te encaminhar para outros médicos.
Olá, primeiramente recomenda-se que você busque um Psicólogo com enfoque em avaliação psicológica. A avaliação irá conter alguns testes cognitivos e de personalidade que auxiliarão a saber mais sobre os detalhes sobre o seu transtorno e qual nível este se encontra. Ao final da avaliação psicológica você irá receber um laudo e poderá iniciar um tratamento terapêutico, mas também é importante buscar um avaliação neurológica para saber quais pontos sinápticos e cerebrais você possa estar sendo afetado e quais processos psicológicos precisa serem reforçados.
Cuide-se!