Tenho 36 anos e comecei minha vida sexual aos 17. Nunca consegui chegar ao orgasmo com a penetração,

19 respostas
Tenho 36 anos e comecei minha vida sexual aos 17. Nunca consegui chegar ao orgasmo com a penetração, somente no sexo oral, e mesmo assim só consigo com muita concentração, as vezes leva quase 1h pra eu conseguir. Sinto que minha vontade de ter relação vem diminuindo. Isso é grave? O que devo fazer?
É natural que, uma vez que suas relações não são completamente satisfatórias, você acaba perdendo a vontade. Uma psicoterapia pode te auxiliar a entender o que impede que você possa vivenciar plenamente as relações sexuais. No entanto, também indicaria que você procurasse um médico a fim de eliminar qualquer causa orgânica. Boa sorte!

Um processo de análise pode ajudá-la a encontrar respostas para essa dificuldade. É importante você procurar ajuda de um profissional.
O interesse pelo ato sexual depende de uma série de fatores dentre eles destacam-se os hormonais, o libidinal e a história pregressa. Considerando que tudo isso está ok (dentro de um padrão considerado normal), há algumas questões a serem consideradas. Gosto da analogia de que o corpo masculino seria mais parecido com o funcionamento de um fogão a gás e o da mulher ao fogão elétrico. O do homem esquenta rápido, mas esfria rápido e o da mulher demora pra esquentar, mas também para esfriar. Isso significa que para a mulher estar pronta para um sexo prazeroso é necessário um "aquecimento" mais longo, tanto pela via da imaginação, quanto também das preliminares, há que se considerar também a variabilidade das posições. Há uma série de detalhes a serem considerados na sua pergunta, os quais podem ser trabalhados tanto numa análise quanto numa terapia sexual. Creio que é importante refletir se é apenas o sexo que não está tão satisfatório ou se tem algo mais na relação que não vai bem.
é algo que pode ser trabalhado em terapia, tanto para se chegar a conclusão se a dificuldade em ter orgasmo é uma questão psicológica, podendo ser solucionada ou sendo uma questão física, orgânica, conseguir conviver com ela de formam satisfatória.
Olá! A falta de educação e orientação sobre o que é sexo entre humanos é muito comum, o que é lamentável considerando que estamos no século 21. Sendo esse o papel dos pais, educar, o tema sexualidade fica sempre capenga, ou por eles, também, terem suas dúvidas e incertezas ou por terem dificuldades de explanar o assunto em família...Com a orientação adequada de um bom sexólogo e um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental, esse seu, pequeno, problema se resolverá! Paz e Bem!
Acredito que você possa resolver seu problema com a psicoterapia. Todavia não é um caso que possa ser resolvido com uma simples resposta. Acredite nisso e passe a ter uma vida sexual saudável. Um abraço!
O conceito de sexo abrange o estado de bem-estar fisiológico, emocional e psicológico das pessoas envolvidas. Abarca não apenas a penetração vaginal, mas quaisquer tipos de envolvimentos que mobilizam a excitação sexual como sexo oral, anal, carícias sexuais, toques, beijos e outros elementos. Portanto, definir a gravidade da situação baseada exclusivamente no tempo de demora para atingir o orgasmo ou por não ter penetração vaginal é difícil, pois varia de pessoa para pessoa, idade, interesses, parceiro envolvido, tempo e outras questões. Sugiro você buscar ajuda profissional de um psicólogo de preferência da abordagem cognitivo-comportamental para juntos se debruçar sobre essa temática que lhe incomoda e compreender sua vida sexual, a percepção que você tem do sexo, possíveis fatores estressores e as estratégias adequadas para melhorar a qualidade da sua vida sexual. Busque também avaliação médica para verificar a possibilidade de alterações orgânicas. Abraços.
olá! seu caso não é incomum, vários fatores podem contribuir, dentre eles: hormonais ou psicológicos. Procure um sexólogo, com certeza ira lhe ajudar.
Abs
Uma parte fundamental na sexualidade é a capacidade de ser íntima (o), ser capaz de amar, confiar e cuidar de si e dos outros, tanto sexualmente como em outros contextos. A base para intimidade é o autoconhecimento. Nos relacionamentos íntimos poderíamos dizer que confiança, cuidado (zelo) consigo e com os outros, além de aceitação, são aspectos fundamentais para um desempenho saudável. Psicoterapia pode ajudar em muitos casos. Mas lembre-se, você não PRECISA ser "desta" ou "daquela" maneira. Tudo que você pode tentar é ficar mais satisfeita consigo e no contexto de suas relações.
Todas essas dúvidas podem ser uma questão no momento da relação sexual. Que de início não se resume ao coito, a penetração, todo o corpo pode ser uma via para o orgasmo, que bom encontrou seu caminho pelo sexo oral!! Em seu relato parece não ter uma questão ou problema sexual, mas pensar como tem sido as relações interpessoais, de entrega e desejo, cumplicidade e afeto, que são tão importantes nesse momento. Um trabalho analítico poderia ajudar em suas questões e fazer com que se sinta segura nesses momentos.
Ola,
A Anorgasmia esta ligada geralmente a alguns fatores psicologicos e ou Físicos, algumas mulheres porem preferem ter orgasmos sem a penetração e nao se engessam com algum tipo de modo de se fazer o sexo!
É importante estar aberta ao conhecimento do seu corpo e de novas sensacoes.
Na terapia sexual aprende se ao autoconhecimento atraves da dessenssibilização! Um Médico sexólogo podera realizar um exame fisico, e proceder a uma anamnese com voce e seu marido, e com certeza esse quadro sera remido!!
Olá,a sexualidade na visão psicanalitica vai muito além do que até então se conhece.Como nós iniciamos a nossa prática sexual ainda é a nossa maior referencia.Se o desinteresse é especifico não há motivo para preocupação. Caso queira entender o que se passa nesse momento de sua vida,seria oportuna uma boa escuta. Abraço
Primeiro, converse com sua ginecologista e se certifique que sua curva hormonal está ok. Depois, marque com um psicólogo para avaliar seus relacionamentos. A seguir, procure um sexólogo.
Ainda tenho duas ponderações: na vida real, sexo é muito bom; mas menos bom do que o sexo da literatura e do cinema. Como todas as coisas. Temos que ajustar a realidade.
A segunda, é que temos observado uma redução da importância do prazer sexual. Hoje sofremos de um excesso de interesses, e o sexo deixa de ser uma prioridade.
Se cuide!
Olá!
Acho que a psicoterapia,por ser um processo que vê o indivíduo como um todo,pode te auxiliar nesse processo porque podemos estar diante de outras demandas que não só a sexual. Também acho importante descartar alterações físicas com uma opinião médica. Um abraço!
Olá, o seu caso não é o único, na minha prática clínica já trabalhei com essa demanda. Além de procurar esclarecimento médico, para certificar-se que não a nada fisiológico, a terapia pode ser um instrumento de muito esclarecimento frente aos seus sintomas descritos. Boa sorte e não deixe de procurar ajuda profissional!
Em primeiro lugar, é importante que se consulte um profissional na área de psicologia, sexologia , etc.

Mas a homeopatia tem uma tratamento muito eficaz para ajudar na frigidez ou falta de desejo sexual.

Um grande abraço.
Em primeiro lugar recomendo realizar uma avaliação com um médico de sua confiança ou recomendado, seja Clínco ou Urologista, para afastar qualquer dificuldade fisica e orientações específicas.

Através da Psicoterapia você pode chegar ao autoconhecimento, entender que razões mais internas e psico-emcocionais podem estar contribuindo para esta sua insatisfação.

Acredito que isso poderá lhe proporcionar um maior equilibrio para uma vida sexual saudável..

Abraços.
Boa tarde.
A dificuldade em chegar ao orgasmo é uma queixa comum em consultórios de sexologia. O orgasmo é o reforçador que nos leva a querer fazer sexo novamente, ele é o premio do ato sexual, se uma pessoa tem dificuldade ou muitas vezes não consegue chegar ao orgasmo, então ela vai diminuindo o estimulo para o ato sexual. Não é nada grave e tem cura, procure um(a) Psicólogo(a) especialista em sexologia clínica para uma melhor avaliação e tratamento.
Ola querida, terapia sexual e psicoterapia de orientaçao psicanilitica podem resolver. Estou a disposiçao para para ajuda-la.