Tenho 73 anos, sou hipertenso, diabético, sofro de miocardiopatia, portador de fibrilação arterial

3 respostas
Tenho 73 anos, sou hipertenso, diabético, sofro de miocardiopatia, portador de fibrilação arterial e de arritmia, com pausas durante a madrugada, a maior com 3,8 seg. É aconselhável implantar um marcapasso, de que tipo, e com que urgência ?
É preciso avaliar inicialmente a causa dessas pausas. Se é de causa medicamentosa, problemas de tireoide, ou se é por degeneração do sistema de condução do coração, para então definir a necessidade ou não de marcapasso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seu caso é complexo e necessita de avaliação mais detalhada. Ter pausas não necessariamente implica em implante de marcapasso artificial. Uma série de medicações está indicada em casos assim, e elas podem interferir nesse achado pelas suas ações farmacológicas.
Assim, confie no seu médico, e, se não se julgar confiante, busque ajuda de outro profissional experiente e que tire pessoalmente as suas dúvidas.
Em pacientes portadores de fibrilação atrial e miocardiopatia dilatada temos que ter muito cuidado. A fibrilação atrial pode causar pausas de até 5 segundos sem prejuízos para o paciente. Porém devido a dilatação do seu coração uma avaliação da função ventricular e se faz necessária para pensarmos na estratificação de risco de morte súbita cardíaca (situação na qual o paciente apresenta uma parada cardíaca). Portando se torna imperativo definir se é necessário o implante de um CDI (cardioversor desfibrilador interno), um marcapasso ou se não é necessário nenhum dispositivo neste momento. Uma avaliação com um bom cardiologista ou um especialista em eletrofisiologia esclarecerá estas dúvidas proporcionando a você o tratamento correto.
Att. Vitor Fontes

Especialistas

Thalles Primo Coelho

Thalles Primo Coelho

Médico clínico geral

Livramento de Nossa Senhora

Roberta De Alvarenga Batista

Roberta De Alvarenga Batista

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 680 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.