Tenho depressão desde os 12 anos,e hj com 21 ainda apresento os sintomas.Não fazia o tratamento corretamente,se

28 respostas
Tenho depressão desde os 12 anos,e hj com 21 ainda apresento os sintomas.Não fazia o tratamento corretamente,se tornando uma depressão recorrente.Ja utilizei os medicamentos sertralina,imipramina e uso o escotalopran a dois meses e não obtive uma melhora.O q fazer para obter resposta ao tratamento?
Olá!
Sem dúvida buscar ajuda psicológica. A terapia poderá te ajudar compreender as questões que te levam aos sintomas da depressão, não deixe de procurar ajuda.
Outra questão importante é o interrompi mento recorrente do tratamento, os remédios podem ser fundamentais para um resultado positivo, mas é necessário não interromper seu uso sem o devido acompanhamento médico/psicoterapêutico.
Estou a disposição!

Olá, hoje sabemos que a depressão é uma doença multifatorial, o acompanhamento médico e o uso da medicação por si só não são determinantes no processo, é preciso intervenção psicoterápica junto. Até mais,
Olá. O uso medicamentoso para estes casos tem ação exclusivamente nos sintomas, oferecendo alivio aos desconfortos que sente. Porém, a cura efetiva está na mudança dos pensamentos, no fortalecimento da auto estima, e renovação de sentimentos. Desta forma, um acompanhamento terapêutico é imprescindível. O psicólogo poderá ajuda-lo a perceber os comportamentos repetitivos que o levam a potencializar os sintomas e transforma-los para que sejam controlados ou até mesmo evitados. Tente e seja feliz.
Às vezes só o uso da medicação não melhora o estado depressivo, é preciso também procurar um psicólogo para te ajudar a perceber o que está causando essa depressão. Te levar a uma mudança dos seus hábitos do dia a dia e a ressignificação de alguns significados cristalizados.
O tratamento medicamentoso demora um tempo para o Psiquiatra conseguir adequar e prescrever medicamentos que se adequam a você e inclusive controlar os efeitos colaterais que os mesmos provocam. Por isso deve procurar um bom profissional com referências e especialista em contato fiar no tratamento. Outra coisa que tão importante quanto o tratamento medicamentoso é o tratamento Psicológico, para você melhorar seu autoconhecimento e aprender com seus sintomas e conseguir tomar atitudes para aprender a se ajudar e melhorar seu controle emocional entre outros vários fatores que a psicoterapia pode ajudar. Procure um Psicólogo Clínico Especialista (Gestalt terapeuta é uma ótima opção)
Olá. Pode ser que esteja faltando um tratamento psicológico para complementar o tratamento. Sempre há a possibilidade de tentar consultar outros psiquiatras até achar um que acerte a medicação mais eficiente, mas recomendo que procure um psicólogo também.
Oi, além do tratamento com medicação, seria importante você fazer uma terapia. Abraços.
Ola,
como voce não respondeu à essas medicações, as próximas estratégias terapeuticas envolvem:
1. Rever o diagnóstico.
2..Troca de medicamentos por antidepressivos de outras classes
3. Associação de outros tipos de medicamentos
4. Associação de medidas psicossociais como psicoterapia individual, em grupo, atividade física e meditação
5. Neuro-Estimulação.
Vale a pena conversar com seu médico psiquiatra de confiança sobre quais sao as estratégias mais adequadas para o seu caso. Um abraço.
Recomendo que você relate o que está lhe acontecendo para o seu médico, a fim de que as possíveis alterações necessárias na medicação seja feita. Além disso, é fundamental no seu tratamento também o acompanhamento psicológico. Várias pesquisas demonstram que o tratamento medicamentoso tem mais êxito quando é acompanhado por psicoterapia.
Olá! Você faz acompanhamento com psicólogo também? A medicação tem um papel super importante no tratamento da depressão, mas se não for acompanhada de psicoterapia, vai tratar apenas o sintoma, o que muitas vezes não é suficiente para uma melhora do quadro. Procure um psicólogo ou psiquiatra que ofereça psicoterapia. E tente ter paciência com seu processo (sei que é difícil), pois os resultados costumam aparecer a longo prazo.
Os medicamentos desvinculados das psicoterapias nem sempre resolvem. Eles suprem a falta dos hormônios e das soluções que o próprio organismo tem naturalmente. O corpo funcionando em sua plenitude não precisa de nenhum medicamento. Na verdade, os medicamentos podem atrofiar a produção natural de recursos químicos que o organismo gera, e fazer com que os hormônios fiquem preguiçosos e até parem de funcionar. Assim, para usar uma metáfora, o medicamento funciona como o GESSO usado quando um osso foi quebrado, apenas colocando as superfícies ósseas em contato uma com a outra, para que a natureza faça o seu trabalho, mas o que realmente cura são as boas psicoterapias associadas com medicamentos por algum tempo.
Passar a assumir novas responsabilidades com você mesmo. A cura pede esta disposição. Será que já é o momento? Dos 12 aos 21 anos, é um bom tempo. A medicação é um apoio importante. A psicoterapia é outro tipo de apoio, pois é você atuando a seu favor. Para isso é preciso que você sinta força de vontade para mudar. Você já tinha pensado que você é o seu próprio remédio? O psicólogo irá trabalhar isto de modo cuidadoso, claro, favorecendo a sua fala e fortalecendo sua vontade de melhorar.
Olá. Qualquer tratamento medicamentoso requer o complemento da psicoterapia
No seu caso, como é recorrente indica que você precisa conscientizar que pode piorar seu quadro desenvolvendo outros transtornos.
Com saúde não se pode descuidar...
Ainda que seja prolongado e doloroso, o tratamento é necessário.
Tente outras linhas de tratamento mas não fique sozinha.
Primeiro ,você precisa ter confiança no tratamento com o seu psiquiatra.e com a sua psicoterapeuta.Posso auxiliar você nesta questão. Assim que estiver encaminhada irei trabalhar em conjunto com o seu psiquiatra . Com a psicoterapia você melhora o seu autoconhecimento e aprenderá novas maneiras de pensar,sentir e agir. Acredito em você!
Um excelente psiquiatra, corajoso, disse em sua palestra : REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS. O remedio tem sua funcao mas existe a contribuicao excelente da psicoterapia para ajudar voce a mudar o seu modo de pensar. Exemplo: pensamentos negativos geram emocoes negayivas que geram comportamentos negayivos. Faca psicoterapia. Viktor Frankl, famoso mestre, diz : aperfeicoe suas crencas e valores. Karen Horney, a maior psicologa que conheci pelos seus livros diz que nossas doencas emkcionais graves tem origem no ambiente doentio onde fomos educados. O nene sadio percebe que esta num ambiente doente devido a conflitos exageros etc e desenvolve crencas negaktivas e falsas sobre a vida. Todo este lixo gera nossas doencas emocoonais...mas tem cura. A Psicoterapia atual tem uma riqueza de ajuda.
Olá!

Conforme minha experiência, a depressão precisa ser tratada e com a integração de saberes e especialistas. A medicação é uma forma, mas é importante acrescentar:
1. Acompanhamento Psicoterapêutico e Coaching com Psicólogo Coach.
2. Reeducação alimentar com uma Nutricionista
3. Atividade física diária com orientação de um profissional da área
Acredito que a interação desses saberes com suas respectivas atividades orientadas vão lhe dar uma vida nova, saudável e organizada.
Estou à sua disposição. Você merece ser Feliz!!
Olá! O uso de medicação é apenas para melhorar os sintomas. Mas é necessário a terapia com um psicólogo. Para então através da terapia o(a) senhor(a) ir diminuindo a medicação até não precisar mais dela.
Espero ter ajudado
Um abraço
Beatriz Sá
A síndrome depressiva é caracterizada principalmente pela diminuição do prazer de realizar algum tipo de atividade, podendo ocorrer dificuldade psicomotora, tristeza generalizada, distúrbios alimentares, insônia e problemas de concentração, bem como a perda auto-estima, sensação de culpa e pensamentos suicidas .
Estes sintomas geralmente combinam-se entre si.
O indivíduo pode desenvolver uma depressão quando não aplica o esforço para o seu própio desenvolvimento, quando não canaliza para frente e para cima toda a sua capacidade, ocorrendo em consequência, abaixamento do nível mental.
O tratamento resolutivo é a psicoterapia em suas diversas modalidades, preferencialmente as que investigam as atitudes ilegítimas que necessitam de retificação (psicanálises).
O tratamento biológico ( medicamentoso) pode ser instituído, sempre como ferramenta auxiliar em determinada fase do processo terapêutico, objetivando a atenuação dos sintomas.
Olá, a pergunta é se você junto com a medicação fez terapia com um profissional da saúde mental durante este tempo? O medicamento ajuda no tratamento ,mas é a terapia que vai fazer com que a pessoa descubra o que está trazendo todo este sofrimento e ajudá-la a fazer as mudanças necessárias para ter uma vida mais plena e feliz.
Olá. Você não deixa claro se durante esse período houve algum acompanhamento com psicoterapeuta. O fato de interromper também o tratamento medicamentoso agrava o quadro. Procure um psicólogo com leitura psicanalítica e trabalhe as questões que evidenciaram os primeiros sintomas. Um mergulho no inconsciente talvez traga algumas respostas e fortaleça teus processos conscientes e produza um sentido diferente ao que está posto, te favorecendo com uma melhor qualidade de vida emocial e psíquica. Abração
Olá, parece-me que só a medicação não esta ajudando. Seria importante buscar a causa de sua depressão,dessa tristeza que atingiu sua alma desde os 12 anos e ainda continua. Pelo que descreve sua tristeza vem de muitos anos!
O ideal é buscar ajuda psicológica (Psicologo) para fazer uma avaliação. O tratamento medico avalia os sintomas e tb deve ser reavaliado.
A psicoterapia é um espaço potencial que lhe ajudará a buscar suas próprias verdades, levando-a autocura. Psicologa , Cristina
Olá! o tratamento medicamentoso é ineficiente se não for acompanhado por um bom psicólogo Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Paz e Bem!
O tratamento medicamentos sem terapia realmente torna-se ineficaz. Esclarecendo que a depressão e biopsicossocial. Portanto faz necessário o medicanto e acompanhamento com psicólogo para uma melhor qualidade de vida. Att.
O medicamento é uma parte do tratamento que tem objetivo de aliviar os sintomas. O tratamento é um tripé ou seja medicação, psicoterapia e atividade física. Aconselho a Terapia cognitiva comportamental que ajuda efetivar as mudanças comportamentais, as mudanças cognitivas, mudanças de humor consequentemente as mudanças fisiológicas. E uma terapia focal e diretiva.
Percebe-se que a saída da infância trouxe uma dor, e encarar a adolescência trouxe consigo novas perspectivas que você não conseguiu alcançar e o resultado desta transição está durando muito tempo a meu ver. Uma depressão muito prolongada parece que virou um modo de vida. Hábitos e costumes precisam ser revistos com acompanhamento terapêutico e a escuta desta dor que se prolonga a tanto tempo, que com certeza tirou de você momentos alegres que poderia ter vivido e não conseguiu. E agora parece que está determinada a fazer mudanças. Faça isso e chegará a uma solução para alcançar a felicidade. Renove suas avaliações médico-psiquiátrica e psicólogas.
Passamos por depressividade, tristeza, melancolia e outros desconfortos inerentes à existência . Remédio so remedia por um tempo . Existem questões de sua interioridade e biografia que necessitam ser aclaradas e processadas com sabedoria. Esta é uma das propostas da análise existencial. Indo dos sintomas para o nascedouro das angústias afim de trata- las, abrindo possibilidades de novas e melhores escolhas e atitudes na vida.
Visto que somos Seres biopsicossociais, não podemos descartar as questões orgânicas, que requerem medicação, porém, as questões psíquicas e sociais requerem atenção e, quando o tratamento para depressão ocorre com psicoterapia em conjunto à medicação, os sintomas podem melhorar. Sugiro que comente com o psiquiatra que indicou a medicação quanto ao desconforto que permanece e procure, o quanto antes o acompanhamento psicoterapêutico.
O tratamento da depressão em casos mais graves deve ser conjunto: psiquiatra e psicólogo. A depressão refratária, que é aquela que não responde a vários medicamentos tem sido muito estudada e discutida. A combinação de medicamentos tem sido uma das linhas de tratamento. Nestes casos, um medicamento potencializa a ação do antidepressivo. A psicoterapia cognitivo comportamental também é muito efetiva, simultânea ao tratamento medicamentoso.
Um abraço.