Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavr

27 respostas
Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavras, trava tudo me da um branco e não consigo repassar informações em reuniões no trabalho.
Sinto que minha língua se enrrolace e as palavras sumissem da minha mente.
Olá! Puxa, como é difícil viver assim, não é? A ansiedade e o nervosismo podem realmente limitar a tua expressão. Sugiro que busque ajuda especializada, pois crenças limitantes e disfuncionais estão por trás desse comportamento. A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com as tuas emoções e sentimentos e você pode aprender a se expressar e a se comportar de uma forma mais assertiva, sem tantos prejuízos. Fico à disposição. Um abraço!

Geralmente, isto ocorre quando você tem medo de falar algo errado, alguém não compreender o que você está dizendo ou receio de se enrolar com as palavras. Este medo vai crescendo e vai se tornando uma ansiedade, então, quando você se encontra numa situação parecida ou só de pensar neste tipo de situação você começa a se sentir assim. A ansiedade pode crescer com o passar do tempo ao ponto de se transformar num ataque de pânico, que é quando você possui uma fobia (medo falar em público) e se depara na frente dela, ou seja, estar num ambiente em que precisa falar em público ou com alguém.
Isso pode ser tratado na terapia, no início ela vai te auxiliar quando se deparar nestas situações até que com o passar do tempo você perca todas essas sensações de medo.
De acordo com a visão das medicinas orientais, os distúrbios de linguagem normalmente estão associados a desequiíbrio no sistema psicofisioenergético do Coração, que é a "casa da mente". Normalmente essa desordem envolve traumas emocionais na infância ou exposição a situações de estresse intenso. O tratamento com fitoterapia e acupuntura associado com a liberação de cargas emocionais através de terapia verbal tende a apresentar bons resultados em pouco tempo.
Recomendo que procure ajuda profissional e faça uma avaliação pormenorizada (que pode ser interdisciplinar) com profissionais especilizados como: fono, psicólogo, neuro. Pode ser ansiedade ou outro problema como disfunção da linguagem, etc...e merece atenção. Abraço!
Olá.
Parece ser um quadro de ansiedade, relacionado a ansiedade social ou de desempenho. Recomendo que busque ajuda profissional para uma avaliação psicológica e encaminhamento do tratamento apropriado.
Olá. Talvez fosse importante ver o que mais acontece nessa situação. Se as palavras somem e fica difícil articular algo, para onde vai a sua atenção? É comum sentir um nervosismo em situações sociais, principalmente quando você é o foco e sente que deve corresponder ao que esperam de você. O problema pode estar no tamanho que você dá para a expectativa alheia. Se eu acho que meu chefe vai perceber que não estou seguro, posso focar demais em não demonstrar isso, pensar em como estou me comportando, ficar ansioso e... Revelar que de fato não estou à vontade. O ser humano tende a andar em círculos quando quer muito evitar algo. Porém essas coisas não surgem do nada. Às vezes vem lá dos tempos de escola ou ainda de casa. Por isso é importante buscar um psicólogo que possa escutar sua história e ajudar a identificar o que se repete em sua vida e para onde vai sua mente quando vem esse branco na cabeça.
Olá! Como ficamos constrangidos quando algo parecido acontecesse, não é mesmo? Falar em público é um desafio!s O olhar do outro pode nos incomodar, muitas vezes pode existir o medo de ser julgado, depreciado e talvez até sofrer uma rejeição ou exclusão. Você pode aprender novas habilidades psicológicas que te ajudarão a enfrentar tais desafios como a autoestima para se valorizar diante das pessoas, regulação emocional, saber manejar a ansiedade quando exposto às circunstâncias sociais, até mesmo se "blindar" do impacto das opiniões dos outros que não sejam justas.
Procure um psicólogo que trabalhe com a TCC.
Olá!!!Imagino que toda essa situação não é nada fácil, mas você pode aprender estratégias para aprender a lidar com essas situações. O processo psicoterápico irá te ajudar a se fortalecer e trabalhar as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Estou a tua disposição!
Olá! Imagino o quanto deve estar sendo difícil para você conviver com essa situação, que interfere tanto na sua vida pessoal como profissional. Alguns pontos que me vieram diante da sua fala foram: Que tipos de pensamentos surgem quando você se imagina falando o que sente/pensa, e quais sensações e emoções lhe despertam? Houve em sua história de vida situações parecidas com estas que você descreveu que não lhe deixaram registros satisfatórios? Você sente que é muito crítico com as pessoas, ou com você mesmo? Como é para você lidar com o senso de pertencimento, já observou se você tende a se anular para pertencer? Ou que precisa se exaltar? Você percebe se dá a devida importância/valor ao que sente e pensa? Muitas vezes situações passadas podem se fazer presentes no aqui e agora, gerando ansiedade e até mesmo o sentir-se impotente. Sempre indico a meus clientes que tenham consigo um caderno em que possam se expressar livremente, e assim tanto acompanharem seus processos de vida como se organizarem internamente mediante o efeito terapêutico da escrita. O processo psicoterápico também é de grande ajuda para cuidar das necessidades e dinâmicas presentes e assim promover o desenvolvimento das potencialidades da pessoa. Espero ter contribuído de alguma forma. Abraços!
Olá, tudo bem? Acolho sua dificuldade e nem sei imaginar o quanto isso deve estar interferindo na sua dinâmica profissional. É necessário analisar quais pensamentos ocorrem quando você precisa realizar tal atividade e o qual processo você precisou passar no decorrer do tempo que possa ter gerado essas questões. Aparentemente o nervosismo e a insegura de falar algo não tão pertinente lhe limita. Procure um psicólogo para lhe ajudar na sua insegurança. Ganhar assim uma qualidade na sua vida pessoal e profissional. Fico a disposição
Olá.
Olhando por cima me parece ser um quadro de ansiedade, com medo e até insegurança. Recomendo que busque ajuda profissional para uma avaliação psicológica e até mesmo um fonoaudiólogo se for necessário.
Se cuide,
Abraço.
Não é fácil falar em público! Isso mexe coma gente porque não deixa de ser uma situação de vulnerabilidade. Talvez escrever uma espécie de guia e treinar no espelho antes do momento da fala possam ajudar. Além disso, é sempre importante consultar profissionais que possam te acompanhar no processo.
Esquecer as palavras e dar o "branco" são sinais comuns de ansiedade e pode ser seu caso. Cada ansiedade tem suas peculiaridades e a partir dessas peculiaridades é possível oferecer um tratamento específico pra sua situação.

Em uma psicoterapia ou análise você pode encontrar um espaço seguro e sem julgamentos pra investigar quais peculiaridades estão envolvidas nessas situações que você tem passado no trabalho.

Com uma boa avaliação e um bom tratamento acredito que você pode atravessar essas dificuldades!
Possivelmente são episódios de ansiedade devido a algum temor diante do público, medo de ser avaliado é bastante comum.
Um acompanhamento terapêutico poderá te ajudar bastante nessa questão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Pelo o que vc trouxe parece ser um quadro de ansiedade, não sei se já procurou ajuda profissional, mas vale muito a pena procurar. Na psicoterapia vc poderá trabalhar essa ansiedade de performance, além de compreender outras questões como a forma como se vê, o medo de ser julgado ou criticado pelos outros, enfim... trabalhar de forma global e ter uma vida mais leve e se sentir mais seguro para fazer as apresentações ou simplesmente expor o que pensa.
Vale a pena procurar um profissional!!
Abracos da Psi.
Olá,
Você disse que as palavras somem da sua mente e que te trava e não consegue se comunicar, pense desde quando isso começou a aparecer e iniciar a terapia podera te ajudar a entender melhor porque isso acontece na sua vida.
Busque um psiquiatra e um psicólogo cognitivo comportamental que terá provável bom resultado com o tratamento.
Olá esse comportamento pode ter alguma relação ao modo com você lida com os julgamentos do outro, o ideal seria você procurar ajuda de um profissional Psicólogo e aprofundar mais essas questões.
É importante que você busque o auxilio de um psicólogo para ter o diagnóstico e tratamento adequados para a sua dificuldade. A abordagem indicada para tratar esses sintomas é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Vou compartilhar os sintomas do Transtorno de Ansiedade Social

Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (proferir palestras).
O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente;
As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.
As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.
O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural.
O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.
O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O medo, ansiedade ou esquiva não é conseqüência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.

Olá! Eu imagino como deve ser complicado e frustrante passar por essa situação. As informações que você traz, se assemelham à um episódio de ansiedade, sendo assim, seria interessante se você buscasse ajuda psicológica para tratar desses sintomas. A fim de, entender como esse comportamento mal adaptativo se instalou e também para desenvolver algumas habilidades, como de comunicação, interpessoal e de regulação emocional. Fico à disposição! Espero que você encontre auxílio.
Olá! Provavelmente você tem ansiedade, medo de julgamento. A sensação de querer falar sobre algo e não conseguir fazer isso da forma como gostaríamos é altamente frustrante e, infelizmente, acontece com muitas pessoas. Se expressar corretamente é bem difícil, apesar de não parecer. Seria aconselhável procurar algum psicólogo da sua confiança para através do tratamento, melhorar o autoconhecimento e assim sentir-se mais segura na hora de falar e se expressar.
Olá, talvez seja um quadro de ansiedade. Esse relato aparece em pessoas que sofrem com ansiedade de desempenho social. Você fica preocupado e nervoso quando em situações de exposição; tem medo de fazer ou falar algo que o embarace? ou de errar? de ser julgado pelos outros? Já começa a ficar ansioso antes da situação? Tem medo de falhar novamente? Tem brancos? Tem sintomas fisicos de ansiedade? (falta de ar? taquicardia? tensão?) É comum termos branco em situações de ansiedade posto que ansiedade é medo e o medo começa na parte do nosso cerebro que se chama amigdala cerebral, entao nosso corpo é preparado para lutar ou correr (sintomas fisicos da ansiedade), bem como a parte do nosso cerebro que pensa (cortex) acaba desativada para podermos lutar ou correr, por isso os brancos. A Terapia Cognitivo Comportamental o auxilia a lidar com esse processo através de técnicas. abraço
Psicoterapia vai te ajudar com sua autoestima baixa, acredite.
olá. Aprender a controlar a ansiedade no trabalho é um desafio. Mesmo quem convive com sintomas ansiosos há muito tempo, às vezes sem se dar conta de que se tratam de ansiedade, tem dificuldade para acalmar a inquietação quando ela toma conta.

Há diversos fatores atrelados à vida profissional que podem causar ou aumentar a ansiedade existente. O medo de errar, o perfeccionismo, a falta de confiança ao interagir com os outros e a dificuldade para gerenciar o estresse oriundo de situações corriqueiras são preocupações recorrentes. Com o passar do tempo, essas preocupações podem elevar os níveis de ansiedade de maneira desproporcional e começar a causar prejuízos na carreira.Quando ansiosos, os profissionais têm dificuldade para se concentrar totalmente no trabalho que estão executando.

Por isso, os pensamentos passeiam, trazendo questões relacionadas e não relacionadas com a vida profissional para o trabalho, e até atropelam uns aos outros. Dependendo da situação, esses pensamentos podem ser mais intensos e criar cenários catastróficos antes mesmo de algo acontecer.

A preocupação excessiva acaba refletindo no corpo físico através, por exemplo, da aceleração dos batimentos cardíacos, hiperventilação, enxaqueca e tremores pelo corpo, entre outros sintomas. Não hesite em buscar a ajuda de um profissional. Então, quando excessivos, os sintomas ansiosos podem ser indícios de alguma condição de saúde mental. Sem o auxílio de um profissional, dificilmente as pessoas conseguem lidar com essa situação.

A terapia pode te ajudar a entender a origem da ansiedade e identificar gatilhos no ambiente profissional, como reuniões, necessidade de agradar, acúmulo de responsabilidades e até certos indivíduos que causam mal-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Boa tarde, como está?
São vários os pontos que podem estar rodeando e atuando nessas questões que te incomodam, é importante pensar e elaborar mais sobre o que tem dificuldade de expressar e falar, quais grupos com quais pessoas e em quais momentos. Pensar como é para você estar nessa posição de falar algo para outro, qual a importância e o peso de alguns momentos viver isso, entre outras formas de poder sair dessa encruzilhada e lidar com essa situação de uma outra forma que não seja prejudicial para você.
Espero ter ajudado em algo, fico à disposição.
Acredito que deve ser muito difícil par avocê lidar com tudo isso. A terapia pode te ajudar a aprender a se expressar melhor, assim como entender melhor sobre ansiedade e inseguranças que podem estar causando esses bloqueios em você.
Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e lidar com questões emocionais envolvidas nesse processo. Abraço.