Tenho fobia social, e com o tempo desenvolvi claustrofobia. Tenho também muito medo de andar de avi

28 respostas
Tenho fobia social, e com o tempo desenvolvi claustrofobia.
Tenho também muito medo de andar de avião.
Melhorei um pouco da ansiedade social mas antes já fui muito prejudicado por isso, causando impacto na minha vida profissional e acadêmica.
Gostaria de saber: é possível controlar os medos a partir de uma auto meditaçao? Ouvi falar em mindfulness, mas nao sei até que ponto isso seria eficaz em termos de me controlar em uma crise.
Bon dia , primeiro encontrar um bom profissional que trabalhe essas metas claras, como cognitivo ou comportamental, Para poder fazer uma boa avaliação. Fico a sua disposição tem Goiânia no INSITUTO DE PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL.

Boa tarde
Acredito que o acompanhamento psicológico pode ajudar a entender suas ansiedades. Já a meditação seria uma uma ferramenta pra auxiliar no seu dia a dia. Abraços
Boa tarde, completando as respostas dos colegas, o acompanhamento psicológico comportamental pode auxiliar nos seus medos e ansiedade, principalmente na identificação do que elicia estes comportamentos e quais as consequências que os mantém. O mindfulness ou atenção plena é uma ferramenta que pode auxiliar na redução do estresse, ansiedades, capacidade de concentração, segundo pesquisas pode ser eficaz sim, mas recomendo procurar um profissional qualificado para esta prática. Espero ter ajudado! Abraços...
Boa tarde, baseada na minha experiencia, todos esses medos podem ser superados com a terapia EMDR e/ou Brainspotting porque trabalham com regulação cerebral. Procure algum psicologo ou psiquiatra que trabalham com essas linhas neurobiológicas e encontrará um grande alivio e liberação do medo.
Olá! A medicação irá ajudar a minimizar os sintomas. A causa da fobia pode ser trabalhada em psicoterapia. A abordagem cognitiva comportamental tem se mostrado mais eficiente no tratamento. Por meio dessa abordagem conseguirá identificar, modificar e controlar os pensamentos que iniciam todo o ciclo de sintomas e medos ligados a fobia. Procure um psicólogo.
Acho válido vice buscar alternativas para poder sair da ansiedade e claustrofobia, mas é de fundamental importância fazer um acompanhamento psicoterapeutico com um psicoterapeuta Comportanental para tratar a causa de forma adequada.
Olá! A Terapia Cognitivo Comportamental é muito eficaz para o tratado das fobias. É necessário fazer uma reestruturação cognitiva nesses pensamentos e crenças disfuncionais que você tem. Estou à disposição.
Olá! Penso que, para casos como o seu, a Terapia Cognitiva Comportamental aliada as técnicas de reprocessamento de memórias seriam muito eficientes. As técnicas de reprocessamento são: EMDR, Brainspotting e Abordagem Integrada da Mente (AIM). Todas essas técnicas de reprocessamento incluem aspectos do mindfulness, o que ajuda muito. Pense nisso. Grande abraço. Sandra Romão
A medicação ajudará a diminuir a ansiedade por meio da regulação dos neurotransmissores. Já a psicoterapia mediada por um bom psicólogo irá trabalhar as causas que estão fomentando esses medos e a ansiedade social. O Mindfulness é uma técnica de atenção plena que pode ser um fator coadjuvante para diminuir a sua ansiedade, baseado na respiração e foco na mesma. Abordagens como EMDR direcionado a traumas e fobias é um Excelente tratamento assim como a terapia Cognitivo-comportamental.
Boa noite!!
Acredito que existem varias técnicas que podem ajudar , a meditação a mindfulness já ajudou alguns pacientes !!
Acredito que a psicoterapia ,a meditação e principalmente as técnicas da terapia cognitivo comportamental ajudará bastante !!
se precisar de algo estou a disposição pra conversar numa entrevista !!
A Terapia Cognitivo Comportamental tem uma ótima eficácia no tratamento de Transtornos de Ansiedade em geral segundo a literatura científica. O Mindfullness realmente pode auxiliar mas dentro de um processo de tratamento. Fico a disposição para atendimento online. Abraço!
O acompanhamento psicológico é muito importante , algumas abordagens como a Cognitivo-comportamental , EMDR, Mindifulness, apresentam ótimos resultados , procurar um profissional nestas especialidades é o primeiro passo, além do psicólogo , tb auxílio psiquiátrico , vai ajudar muito com a ansiedade .Nosso cérebro em determinamos momento precisa de um aporte químico , para conseguir responder aos estímulos do meio. O trabalho conjunto produzirá qualidade de vida e ganhos no manejo com questões que geram tais comportamentos e reações emocionais limitantes ! Meditação tb é uma opção muito boa , mas ainda sem vc trabalhar questões muito particulares que desencadeiam , o afastamento e o medo de interações sociais , os efeitos positivos desta prática acabam se perdendo ! Não tenha restrição em procurar profissionais nas áreas já expostas acima , os ganhos serão permanentes e o manuseio com efeitos gatilhos vão gerar mais equilíbrio quando tais situações ocorrerem! Espero ter ajudado!
Olá! Sem dúvida alguma, meditação é o que há de melhor para a mente. Contudo, é preciso ter o mínimo de condições para isso. Neste sentido, a Terapia EMDR associada ao Gerenciamento da Dor (dor total, o que inclui as dores interiores), pode te ajudar a dar passos claramente mais largos na direção ou acesso ao alívio. Há tratamento. Dê o primeiro passo. Um abraço.
Ola! Tudo o que fazemos pra nos sentirmos melhor é sempre muito bem vindo. Entretanto oriento-o a procurar por ajuda com um profissional da psicanálise/psicologia, para entender os seus medos e o que se esconde através deles. Os medos e ansiedade são apenas sintomas do desconhecido que habita em você. procure por ajuda psicológica!
Olá! A ansiedade Social é o medo do julgamento do outro, estar exposto a situações temida por um fato traumático. Sugiro buscar ajuda profissional para esclarecimento dos sintomas e trabalhar na terapia com técnicas expositivas para a melhora do paciente.
Atenciosamente.
O tratamento adequado é por meio da psicoterapia, e as demais possibilidades de intervenções devem ser utilizadas de maneira complementar caso exista a necessidade, podendo o próprio profissional auxiliar nesta questão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 50
Como disse o colega , podem existir comorbidades, que sao dois ou mais tipos diferentes de transtornos produzindo sintomas . Por isso é importante um diagnóstico . Cada transtorno deve ser tratado de forma especifica . Diferentes formas ou ferramentas são utilizadas na psicoterapia, para tratar os sintomas. Entre elas o Mindfulness que é um exercício de domínio da atenção, comprovadamente eficaz e muito usado atualmente como coadjuvante para a maioria dos transtornos simples.
Olá!
A meditação, mindfulness, são ferramentas utilizadas por terapeutas holísticos, e só eles podem falar com fidedignidade, porém, as ferramentas que cita não exclui uma avaliação psicológica, pois, sendo feita a avaliação você poderá direcionar um tratamento mais eficaz, continuando em paralelo com a meditação e o que mais desejar. Procure um psicólogo(a) ou psicanalista, acredito que te ajudará com suas dúvidas.
Olá! Geralmente, que tem um tipo de fobia, costuma desenvolver outras, como você relata; este é um mecanismo de proteção do seu sistema nervoso. Mas tem cura. Mindfulness ajuda bastante a controlar os sintomas, mas quando você para de praticar, eles costumam voltar. Sugiro buscar terapeutas especialistas em traumas e/ou terapias de processamento (Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente, EMDR etc.), pois estes tratamentos são bem específicos e diretamente voltados para casos como o seu.
Olá! O Mindfulness é bastante validado pela ciência e apresenta ótimos resultados se aplicado de forma complementar ao tratamento. Mas o objetivo do mindfulness não é eliminar a ansiedade e sim te ajudar a estar presente, se conectar com o agora, perceber as suas emoções e sensações. Para o tratamento da fobia social é essencial um acompanhamento psicoterapêutico para que você entenda quais são as crenças e regras que mantém o comportamento e, através das ferramentas utilizada na terapia, você vai trabalhar os pensamentos e comportamentos que matém o afastamento social e desenvolver habilidades para ter um melhor desempelho social.
Olá! A abordagem cognitiva comportamental tem se mostrado muito eficiente no tratamento. Por meio dessa abordagem conseguirá identificar, modificar e controlar os pensamentos que iniciam todo o ciclo de sintomas e medos ligados a fobia. Procure um psicólogo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! A Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Mindfulness e Aceitação, apresenta bons resultados. A prática de mindfulness, constitui uma inovação na prática clínica e representa um acréscimo no arsenal de técnicas terapêuticas disponíveis. A técnica de mindfulness, ajuda os pacientes a conscientemente focar em seus pensamentos e emoções sem julgamentos a priori, a fim de atentarem-se no aqui e agora e não desgastar-se “como deveria ser”. Esta conscientização e clareza da experiência facilita a desvinculação de pensamentos negativos, além de propiciar relaxamento e redução do nível de estresse. Mas como disse acima, ela vem como um acréscimo nas técnicas terapêuticas na prática clínica. Na Terapia Cognitiva-comportamental, por meio de técnicas psicológicas, a pessoa com fobia social aprende a praticar o autogerenciamento, de forma a controlar o nível de ansiedade durante a situação, bem como a identificação de distorções cognitivas, fundamental para que o indivíduo avalie objetivamente seus pensamentos, de forma a construir uma nova perspectiva da situação. Essas técnicas colaboram para as pessoas superarem seus medos, e o treinamento de habilidades sociais ajuda a pessoa a sentir-se mais confortável com outras pessoas, em situações que envolvem a socialização. Portanto, nesse sentido o tratamento ajuda a pessoa aprender a lidar com situações que antes causava sofrimento. Espero ter ajudado. Abraço!

Olá, o Mindfulness e as técnicas de respirações ajudam nas crises de ansiedade, mas só elas não. Procure um psicólogo. A linha terapia cognitivo comportamental são muito eficazes para casos tipo o seu. Um abraço, fico à disposição! Letícia de Paulo
Bom dia a meditaçao mindfulness é uma excelente ferramenta para lidar com a ansiedade sim, mas atrelado a isso você deve também buscar um psicólogo para te ajudar a entender a causa de tanta ansiedade. Procure ajuda
Olá! A meditação pode lhe auxiliar, assim como outras atividades que promovam a qualidade de vida. Não obstante, o ideal é que você faça terapia, esse é um importante recurso indicado para qualquer fenômeno psicológico.
Bom dia. Um ansiolítico e um antidepressivo podem sim ajudar, mas não recomendo se auto medicar. Recomendo buscar um psiquiatra para verificar qual a melhor medicação para o seu caso. Reforçando que, a medicação + terapia compõe uma boa dupla para te ajudar a melhorar o que está comprometendo sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
A auto meditação, especialmente usando técnicas de mindfulness, pode ser uma ferramenta útil para ajudar a controlar os medos e ansiedades associados à fobia social, claustrofobia e medo de voar. No entanto, é importante lembrar que a gravidade desses medos pode variar de pessoa para pessoa, e o que funciona bem para alguns pode não ser tão eficaz para outros.

Mindfulness e Meditação: Mindfulness é uma prática que envolve estar plenamente presente no momento presente, aceitando os pensamentos, emoções e sensações sem julgamento. Pode ajudar a reduzir a ansiedade, pois ensina a observar os pensamentos e sentimentos sem se deixar levar por eles. Práticas de mindfulness podem ajudar você a se sentir mais no controle e a lidar melhor com as crises.

Se você está enfrentando medos que estão prejudicando sua qualidade de vida, considerar a combinação de auto meditação e um profissional da área da saúde, pode ser a melhor abordagem para alcançar o controle e a melhoria que deseja.
Olá. Tratar questões psicólogicas não se faz através de um único método, é um processo, que envolve várias ações. Mindfullness seria uma ferramenta dentro desse processo. Abraço.