Tenho gastroplastia, técnica sleeve, e agora estou com refluxo gástrico, para a correção do refluxo

3 respostas
Tenho gastroplastia, técnica sleeve, e agora estou com refluxo gástrico, para a correção do refluxo é necessário fazer a gastroenteroanastomose?
Sim. Uma das possíveis complicações do sleeve são sintomas de refluxo e o tratamento resolutivo seria a gastroenteroanastomose/ transformando a cirirgia num bypass, procedimento que normalmente já é optado em pacientes obesos que tem sintomas de refluxo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O refluxo no Sleeve muitas vezes desaparece após o emagrecimento. Se você já tem mais de 2 anos de cirurgia pode ser que precise corrigir hernia de hiato. Gastroenteroanastomose e bypass para mim não resolve seu problema, vai continuar tendo refluxo ainda. Medicamentos podem ajudar a controlar o refluxo. Procedimento endoscópico com radiofrequência também pode ajudar nesse caso.
Olá, a técnica da gastrectomia vertical (Sleeve) idealmente não deve ser indicada para pacientes que apresentem diagnóstico pré-operatório de doença do refluxo. Com este tipo de técnica ocorre um aumento da pressão intra-gástrica podendo ocorrer piora dos sintomas do refluxo.
Caso seu refluxo tenha surgido após a cirurgia, deve-se avaliar se há complicação deste ao nível do esôfago. Uma endoscopia simples traz informações disto podendo dirigir o tratamento. Casos iniciais podem ser direcionados para tratamento medicamento. Casos mais graves de refluxo podem requerer a transformação do Sleeve em outra técnica, como por exemplo o bypass gástrico (gastroenteroanastomose). Neste caso um cirurgião bariátrico capacitado em cirurgia revisional deve ser consultado.
A avaliação pré-operatória pormenorizada e a discussão da técnica cirúrgica são fundamentais, não existindo melhor cirurgia para o tratamento da obesidade, e sim o procedimento adequado e individualizado para cada paciente.

Especialistas

Juan Távora Mello

Juan Távora Mello

Cirurgião do aparelho digestivo

Niterói

Agendar uma visita
João Paulo Martins

João Paulo Martins

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Recife

Agendar uma visita
Lucas Alano Sffair

Lucas Alano Sffair

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Cachoeirinha

Agendar uma visita
Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Gastroenterologista

São Paulo

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Gastroenteroanastomose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.