Tenho mania de ficar mordendo/mastigando a língua desde pequena sem perceber, e isso sempre acontece

25 respostas
Tenho mania de ficar mordendo/mastigando a língua desde pequena sem perceber, e isso sempre acontece quando estou mto concentrada em alguma coisa como estudando ou assistindo TV, não chega a machucar e 80% das vezes não chego nem a perceber, só reparo quando alguém pergunta sobre.
Gostaria de saber o que poderia ser isso.
Olá...
Essas mordidas involuntarias pode está associada a ansiendade.
Pensando no desgaste que este hábito pode provocar nos musculos que envolve a boca, e percebendo o quanto esta pratica tem lhe causado desconforto, é importante buscar uma avaliação com psicólogo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa Noite tudo bem? Penso que deve considerar o quanto isso é prejudicial em sua vida.. Se sim procure um psicoterapeuta para trabalhar questões contextuais, como desenvolver atenção plena, compreensão dos gatilhos e controladores de ansiedade. Forte abraço!
Boa noite! Considero arriscado sugestionar um possível "diagnóstico", com base na situação referida. Existem várias possibilidades para a realização desta ação de mastigar a língua, que por vezes, se dá de forma inconsciente. Existem muitas variáveis a serem analisadas, junto à você, para que se possa obter uma aproximação de possíveis motivações; isso demanda tempo e análise. Várias pessoas podem viver situações parecidas com a sua porém, para cada uma, haverá uma motivação , significado e/ou importância diferente.
Caso se interesse, recomendo que inicie uma análise pessoal individual, que possivelmente lhe trará benefícios.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá! O que pode estar ocorrendo com você é um tique, que muitas das vezes é de caráter involuntário, e pode trazer prejuízo social. Você precisa fazer uma avaliação com um médico psiquiatra ou psicólogo para saber se tem síndrome de tourette. Pode entrar em contato com Astoc, que é uma associação de apoio às pessoas com síndrome de tourette e transtorno obsessivo compulsivo.

Boa sorte!
Abraço
Parece um tic nervoso, mas acho que sua pergunta é pq vc faz isso.
Para saber somente em terapia pois pode ser por qualquer coisa.
Att.
Eduardo
Olá! Como este é um comportamento que você relata que realiza desde criança, é importante entender quando ele surgiu na sua vida e qual a função dele naquele momento para poder ter uma ideia do que poderia ser. A terapia poderá te ajudar a compreender e partir disso traçar um plano de tratamento.
Concordo com a opinião da psicologa Fabrícia Vieira, precisa voltar a infância para se dar conta quando tudo isso começou, é importante a psicoterapia e se for possível encontre alguém que trabalhe com Brainspotting pode te ajudar a fazer uma boa varredura na tua infância.
Todo comportamento tem função, caso contrário, naturalmente deixa de existir. Se buscar apenas livrar-se dele e não da causa primária, este comportamento tende a ser substituído por um novo, atualizado conforme sua maturidade, habilidades e repertórios comportamentais, cujo risco poderá ser de aumentar a dificuldade de identificação bem como de mascarar a necessidade (função) original. Busque um terapeuta de sua confiança para apresentar seu caso.
Forte abraço.
Aparentemente Você apresenta Transtorno do Movimento Esteriotipado. Não é um comportamento inconsciente, embora possa parecer assim. É bem possível que sinta algum nível de prazer relacionado com a prática. Como não se fere fazendo isso, depende do quanto socialmente isto te incomoda. Se incomodar muito, Você pode tratar disso em análise psicanalítica com ou sem apoio de medicamento. Seria interessante uma primeira sessão para avaliar melhor o grau do desconforto. Abs
Comece buscando assistência de um médico clínico geral, que poderá orientar o devido encaminhamento e indicar qual o melhor profissional para essa demanda.
Entendo que esse comportamento, lhe cause alguns incômodos, principalmente quando ocorre na frente de outras pessoas, pode ser um tipo de Transtorno de controle de impulsos, como as pessoas que distraídas arrancam fios de cabelo ou roem compulsivamente as unhas.
Parece que esteja ligado a ansiedade, vale a pena avaliar nos momentos mais graves de ansiedade, se esse comportamento se faz presente
Sugiro que você esteja presente no presente, no aqui no no agora, ou seja esteja presente no que estiver fazendo, quando perceber-se mordendo, corrija-se mentalmente.
Busque um Psicologo, para ajudá-la com a Ansiedade, com o tempo, o sintoma deverá diminuir.
Espero que tenha lhe ajudado, estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Como você mesmo falou, essa "mania" é um transtorno de conduta adquirido, se isso não a incomoda não tem porque se preocupar, se estiver interferindo na sua vida oriento que, procure um psicólogo ou fonoaudiólogo para te orientar como pode superar esse transtorno.
É importante a contextualização da queixa junto com o Psicólogo para que durante o trabalho terápico seja possibilitado o encontro do fator desencadeador desse comportamento que vem à tona em devidos momentos que você percebe.
Olá. Esse seu comportamento pode ter como causa uma série de fatores. Precisaria ser avaliado o quanto isso tem prejudicado sua vida.
Att. Pedro Sater
Esses movimentos involuntários podem estar associados à ansiedade, TOC, e precisam ser tratados porque depois migram também
para outras partes mentais como
pensamentos negativos e obsessivos. Procure uma avaliação psicológica para não ter esses tics que podem prejudicá-la agora é futuramente.
Olá!
Respondendo sua pergunta, você se refere a "ficar mordendo/mastigando a língua desde pequena sem perceber", certo?
Lhe pergunto quantos anos você tem atualmente e se já buscou ajuda profissional?
É importante buscar um Psicólogo, para fazer um processo de avaliação e compreender o quanto esse comportamento lhe incomoda. Assim será possível fazer diagnóstico mais preciso, lembrando que vai depender de sua idade para diagnosticar, e assim criar um plano de tratamento para você, se esse for o seu desejo. Espero ter lhe ajudado. Abraço.
O fato de verbalizar que familiares ou pessoas próximas relatam estes acontecimentos, já demonstra que te trás desconforto. A ansiedade em demasiado intensa, pode gerar estranheza em alguns comportamentos. Quem sabe seja a hora de buscar fazer uma psicoterapia e tratar o que for necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sugiro terapia dos esquemas.
Olá. Provavelmente é ansiedade, mas sugiro que você procure um psicólogo para entender porque você faz isso. Atenciosamente
Bom dia! Esse ato tem relação direta com a ansiedade. Busque ajuda de psicóloga (o) para encontrar a raiz dessa ansiedade.
Olá! Essa mania pode está relacionada a ansiedade. Seria interessante você procurar um Psicólogo e dar início ao processo terapêutico. O autoconhecimento, os pensamentos, a identificação e manejo desses comportamentos, poderão ser auxiliados pelo psicólogo e assim você mesmo encontrará todas as respostas. Uma vez que existe uma inquietação ou um conflito interno, já é motivo para um acompanhamento psicológico. Será um prazer te ajudar. Estou disposição! Abraço!
Esses padrões comportamentais "diferentes" podem estar ligadas a questões psicológicas, você pode tentar observar o que te leva a ter esse comportamento e tentar "controlar". Um trabalho com profissional especialista vai te ajudar nesse caminho de descoberta.
Olá! Veja, esses movimentos podem estar associados a ansiedade, stress, então seria indicado procurar um psicólogo para que essa sua questão seja acompanhada. A descarga motora (morder a língua) de estados humor (como ansiedade e stress) pode ser uma saída a curto positiva, porém zero por cento efetiva.
Olá! De acordo com seu relato não temos como lhe dar um diagnóstico preciso! Se vc diz ser desde a infância precisa de acompanhamento com um profissional da área Psi para que trabalhe com você situações da infância que não foram bem elaboradas por você! Espero ter ajudado! Lembre-se que as coisas que acontecem em nossa vida e que nos causam estranhamentos devem ser tratadas para vivermos melhor! Cuide-se!
Penso que faz sentido pensar em um mecanismo para lidar com ansiedade, estresse, se defender, enfim, somente com uma investigação mais detalhada para poder entender melhor.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.