Tenho Síndrome da Fome Noturna que me gera obesidade e tristeza. Neste caso qual especialista é melh

10 respostas
Tenho Síndrome da Fome Noturna que me gera obesidade e tristeza. Neste caso qual especialista é melhor para me acompanhar: um psiquiatra, um nutrólogo ou um endocrinologista?
Depende de cada caso. Estes problemas geralmente são da área psiquiátrica, porém associar nutricionistas, nutrólogos ou psicólogos pode ser útil em muitos casos. Endocrinologistas só são necessários se seu problema estiver relacionado a algum problema glandular/hormonal.

A doença sobrepeso/obesidade tem que ser abordada ao mesmo tempo com vários profissionais. Cada um vai contribuir com uma parte. Então aconselho psiquiatria para diminuir a vontade de comer à noite, um psicólogo (para trabalhar sua relação com a comida), um nutricionista para a dieta é um endocrinologista pra fazer toda a parte hormonal.
Que vc consiga essa ajuda!
Olá!
Neste tipo de situação é necessário um acompanhamento interdisciplinar entre o profissional da nutrição e da psicologia,poiso tratamento se dá por ambos profissionais.
Para tratar esse tipo de problema acredito necessário consultar um endocrinologista, nutricionista, a psicoterapia. Entre as possíveis escolhas de psicoterapia sugiro o Brainspotting que ajuda a auto regulação cerebral e pode te ajudar a superar a tristeza e regular a fome. Procure um profissional dessa área.
Olá,no caso da tristeza ser de ordem emocional,a fome de ordem fisiológica, gerando baixo autoestima por causa do sobrepeso,o indicado seria procurar ambos profissionais q trabalham com essas questões.
Bom dia, o interessante seria você buscar ajuda em uma equipe multidisciplinar, pode ser uma compulsão alimentar e o psiquiatra pode lhe dar uma medicação para ajudar a "controlar esta compulsão", e juntamente uma terapia, para que possa identificar o porque desta compulsão? O que você pode estar preenchendo com a comida, e se possível a ajuda de um nutricionista ou endocrinologista
Olá! Minha sugestão para você é buscar auxílio de uma equipe multidisciplinar: psicólogo, médico, nutricionista e outros, com o intuito de acompanhar o caso com detalhes a cada uma dessas áreas. O nutricionista poderá ajustar sua rotina de alimentação e propor opções mais saudáveis para os episódios noturnos. O psicólogo irá te auxiliara a compreender a origem deste comportamento, emoções e sentimentos e buscar estratégias sobre lidar com no cotidiano. Já, o psiquiatra poderá lhe prescrever uma medicação, se necessário para auxiliar neste controle. Busque auxílio desta rede profissional para lhe dar suporte e cuide-se! Abraço.
Desde quando você tem isso? Quando começou? Havia algum sofrimento importante na sua vida (ou na vida de pessoas significativas pra você) quando isso começou? Estas perguntas podem ajudar a entender a possível necessidade de um psicólogo. Psiquiatra, nutrólogo e endócrino serão de grande ajuda para controlar os sintomas. Mas é na psicoterapia que podemos chegar às causas e soluções a partir da raiz da questão. Sugiro buscar em sua cidade profissionais que trabalhem com AIM (Abordagem Integrada da Mente), Brainspotting, EMDR ou Experiência Somática.
Olá,
Neste caso, buscar o auxílio de mais de um profissional faz-se necessário. Cada especialidade fará uma parte para que em conjunto se tenha uma melhora neste transtorno.
Aconselho a busca por psiquiatra, psicólogo, nutricionista e endócrino. Com todos esses profissionais, terás uma relação melhor com a comida e poderá verificar possíveis causas hormonais relacionadas ao transtorno.
Estimo melhoras.
Olá! Acredito que terá bons resultados se tiver um tratamento com os seguintes profissionais: nutricionista (orientação e acompanhamento de uma alimentação saudável), psiquiatra (medicação para auxiliar no controle da ansiedade e demais sintomas envolvidos na compulsão) e psicólogo (ajudar a no processo de autoconhecimento, de modo a compreender a causa do transtorno, identificando e modificando os pensamentos distorcidos e comportamentos envolvidos, auxiliando a diferenciar a fome física da fome emocional, ensinando técnicas para controle da ansiedade e compulsão, além da atuação para melhoria da autoestima).