Tenho SOP, tomo elani ciclo 21, e não percebo melhora em relação hisurtismo. Com o passar dos anos

3 respostas
Tenho SOP, tomo elani ciclo 21, e não percebo melhora em relação hisurtismo. Com o passar dos anos os pelos aumentam de tamanho. Li sobre o assunto e vi que esse anticoncepcional não tem um componente que ajudaria melhor no tratamento, já tomei espirinolactona e tbm não vi resultado.O que fazer
Boa tarde! A troca do anticoncepcional, tratamento das doenças associadas a SOP (que podem piorar a Síndrome e com isso o excesso de pelos) juntamente com tratamento dermatológico são possibilidades nesse caso. Mas se está piorando ou o hirsutismo é grave, é necessário excluir outras causas endócrinas deste distúrbio. Bom final de semana!

Olá. Obrigado por escrever. O Elani tem em sua formulação a Drospirenona, que é a mesma coisa que Espironolactona, um diurético poupador de potássio. Sugiro voltar sua atenção aos contraceptivos contendo Ciproterona. Não podemos nomeá-los aqui, mas você poderá achá-los. São antigos e funcionam razoavelmente bem na SOP. Mas, de uma forma muito simples, veja bem: 1-você é solteira e apenas deseja regular a menstruação sem se preocupar com gravidez? 2-você é casada e deseja regular a menstruação e também evitar gravidez? 3-você deseja regular a menstruação para engravidar? A cada pergunta a resposta e a conduta serão diferentes. Só um médico (ginecologista ou endocrinologista) pode ajudá-la. A pílula encaixa-se na segunda situação. Pense bem e procure orientação. Vá com calma, mas não perca tempo. SOP parece pouco, mas não é. Pode levar, com o tempo, a complicações absolutamente indesejáveis e até severas, e é evitável.
Olá,

Como sua pergunta é específica sobre o hisurtismo (excesso de pêlos em áreas que habitualmente não é comum ter) vamos tentar ajudá -lá.
O progestágeno contido no Elani ciclo é a Drospirenona (tem ação antimeneralocorticoide e uma ação menor antiandrogênica). Então terá menor retensão de líquido e também algum benefícios na redução de pêlos, oleosidade da pele e etc devido esta ação antiandrogênica (androgenios principais testosterna e androstenediona). A espironolactona tem esta ação antiandrogênica e por isso auxilia no tratamento. Outros anticoncepcionais que contenham ciproterona é também uma boa alternativa.
Mas, se você vem percebendo ausência de melhora e até piora é importante excluir outras doenças que podem cursar com hisurtismo, feito isto uma boa alternativa seria associar ao tratamento clínico um tratamento dermatológico (extração dos pêlos a laser) ou outro método indicado pelo colega dermatologista.

Espero ter ajudado.

À disposição.