Tenho TAG e tomo há 13 dias cloridrato de sertralina. Nos primeiros 7 dias aumentou minha ansiedade,

8 respostas
Tenho TAG e tomo há 13 dias cloridrato de sertralina. Nos primeiros 7 dias aumentou minha ansiedade, mas no 8º eu já me sentia melhor. Entretanto, desde ontem eu piorei outra vez. Muita ansiedade, palpitação e insônia. Isso é normal, melhorar e piorar assim, de uma hora pra outra? Obrigado.
Vc está se adaptando ao remédio, se ficar na dependência do remédio, para se curar, o seu psicológico vai bloquear o efeito do remédio e vc vai se ver tomando mais remédio, o meu conselho é junto com o tratamento medicamentoso vc buscar uma psicoterapia.

A parte emocional do ser humano é cheio de altos e baixos. A medicação auxilia na parte neuroquímica do cérebro para amenizar os sintomas, mas pode haver oscilações sim e talvez seja necessário seu médico rever a dose e o medicamento. Mas, é sempre bom buscar a causa para os sintomas, ou seja, qual o motivo de tanta ansiedade e angústia. Um tratamento psicológico ou psicanalítico seria complementar ao medicamentoso. Abraço.
Como psicanalista diria que você está em angústia. Os medicamentos aplacam a angústia, mas não tratam a causa. Apenas para começar, pesquisariamos desde quando você está assim? O que aconteceu? Você já passou por momentos como esse antes na sua vida? O que você faz? Gosta de fazer o que faz? Com quem se relaciona, amigos, trabalho ,família. É um trabalho no qual você fala de si, de sua história, ao mesmo tempo em que se escuta e vai entendendo muitas de suas questões, vai se dando conta de que sabia e nem sabia que sabia, e pode escolher resolvê-las. Essa é uma explicação muito simplista, mas o mais importante é você perceber que a responsabilidade pelo tratamento é sua e não do medicamento.
Olá! Pelo descrito você está na fase inicial do tratamento, em que essas oscilações podem ser decorrentes tanto do fato do seu organismo estar se adaptando as medicações como das mesmas ainda não estarem na dosagem adequada. É importante manter o seu psiquiatra informado sobre as oscilações. Porém, para estabilidade do quadro seria interessante você procurar um acompanhamento psicológico para conseguir identificar e tratar as emoções e situações que podem ter desencadeado os sintomas. O sintoma em si é uma maneira do corpo mostrar para o indivíduo que algo ali não vai bem. Pense nisso. Boa sorte!!!
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é resultante de fatores muito anteriores a gama de sintomatologias que o paciente apresenta. Por esta razão, existem diversas formas de tratá-la e, não somente transferir essa responsabilidade para as medicações:
1-Inicie algum tipo de atividade física.
2-Esteja em processo Psicoterapêutico para compreender que nem sempre podemos prever e controlar as coisas ao nosso redor.
3- Alguns alimentos podem potencializar sua Ansiedade como cafeína, termogênicos....evite-os!

A Ansiedade nos faz querer um controle de modo exacerbado, sem antes entendermos o que há conosco, de fato. Como toda medicação, seu corpo terá um período e adaptação à mesma, o que é normal.
Olá! Você ainda se encontra na fase de adaptação da medicação, logo essas flutuações de ansiedade são bastante comuns.

Contudo, vale lembrar que o tratamento medicamentoso é potencializado com o acompanhamento psicoterapêutico com profissionais que sejam competentes nessa linha de trabalho.

A medicação irá ajudar inicialmente com os sintomas do TAG, mas o processo psicoterapêutico levará a superação do transtorno.

caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda, fico à sua disposição.
Olá! Cada organismo reage de maneira diferente ao tratamento medicamentoso e oscilações podem acontecer até que seu organismo se adapte com a medicação. É importante observar estas oscilações e conversar com seu médico, pois talvez seja necessário adaptar a dosagem. É muito importante também que tenha um acompanhamento com Psicólogo ou Psicanalista para que possa ter um suporte para entender e lidar com suas angústias e ansiedades.
Abraço!
Psicóloga Cristina Leandro
Quando surgem os sintomas, como nesse caso os de ansiedade, muitas vezes é necessária além da medicação um acompanhamento psicoterapico.
Isso porque é com o tratamento psicoterapico com um profissional qualificado que se fará possível o tratamento para a cura dos sintomas.
Somente a busca da compreensão dos sintomas se faz possível a possibilidade da sua cura, o que necessariamente leva tempo e dedicação para o tratamento psicoterapico.