Tenho toda a sintomalogia de que tem TDAH, qual o médico devo procurar: Psiquiatra ou Neurologista?

5 respostas
Tenho toda a sintomalogia de que tem TDAH, qual o médico devo procurar: Psiquiatra ou Neurologista?
Geralmente a procura maior nestes casos são na área de psiquiatria. Porém, caso haja necessidade, os profissionais irão fazer encaminhamentos para outras áreas, se julgar necessário. Algumas disfunções são tratadas com equipe multidisciplinar.

Ambos profissionais tem competência para efetuar o diagnóstico. Mas o ideal eh que você faça uma avaliação neuropsicológica. Trata-se de uma bateria completa de testes de atenção, linguagem, funções executivas, etc que além da clínica dos sintomas podem testar em que grau apresenta os sintomas. Boa parte dos neurologistas e psiquiatras pedem a avaliação neuropsicológica para fechar o diagnóstico de TDAH. Procure um profissional de sua confiança e se possível passe pela avaliação. Além disso a avaliação neuropsicológica pode lhe ajudar na reabilitação do quadro e melhora nós sintomas do TDAH.
Você poderá procurar ambos. Normalmente o neurologista é o mais procurado. A partir da consulta com o especialista ocorrerá o encaminhamento ao neuropsicólogo que fará a Avaliação Neuropsicológica. Nosso cérebro é responsável por diferentes funções mentais: capacidade de concentração, memória visual, auditiva e verbal; capacidade de planejamento, abstração e categorização; habilidades viso motoras; linguagem expressiva e receptiva; senso de relações espaciais e habilidades construtivas,; raciocínio lógico -sequencial e várias outras. Assim, quando uma ou mais dessas funções está prejudicada, comprometendo o funcionamento da pessoa no seu dia-a-dia é solicitado o exame.
A bateria de testes a qual é submetido o paciente fornecerá um perfil das funções comprometidas ou não. A partir daí um relatório é enviado ao médico solicitante que dará seguimento ao tratamento que se fizer necessário.
Olá
Qualquer um desses profissionais tem a capacidade para o diagnóstico, porém é extremamente importante que você faça psicoterapia, o diagnóstico e o uso de medicamentos não irá a desenvolver as habilidades necessárias para a mudar a relação desses sintomas com a sua vida diária. Em alguns casos, o uso de medicamento não é necessário caso esteja fazendo psicoterapia.
Ambos profissionais tem capacidade para diagnosticar. No entanto, acredito que mais importante que buscar um diagnóstico é colocar palavras sobre esses sintomas. Entender as origens, causas... buscar na sua história o que pode ter desencadeado esses sintomas e quais significações possuem a você. Para que possa ter um autoconhecimento e encontrar sua própria forma de lidar com esses sintomas.
Como já mencionado, nem todos casos precisa do uso do medicamento. Recomendo buscar um psicólogo ou psicanalista.