Tenho um filho de 12 anos que apresenta grande dificuldade de entender o que lê, sendo assim prejudicado

23 respostas
Tenho um filho de 12 anos que apresenta grande dificuldade de entender o que lê, sendo assim prejudicado em todas as disciplinas, todos os dias me aborreço pq ele n quer estudar e só entende se eu ler e explicar. Super agitado , perde tudo esquece de tudo. O que devo fazer?
Bom dia. Você precisa buscar uma avaliação com o neuropediatra (anamnese e exames específicos), com um psicólogo (anamnese com os pais, bateria de teste com a criança e avaliação do contexto escolar) e avaliação fonoaudiológica. Somente em posse dessas avaliações é que o tratamento deverá ser indicado. Abraço.

Primeiramente é preciso compreender melhor o contexto escolar. Ele gosta de ir na escola? Como é a relação com a professora? O que ela tem a dizer sobre o desenvolvimento do aprendizado da criança? Uma psicóloga pode ajudar a compreender o caminho escolar que percorreu a criança e entender o que a está impedindo de aprender neste momento. A partir disso, a profisisonal pode planejar intervenções futuras adequadas para o caso.
Procure por profissionais de sua confiança, avaliação é feita por uma equipe multidisciplinar, maçom psicologo, neuropediatra, fonoaudiólogo e pedagogo, assim, possibilitando um diagnóstico correto e, a partir daí, começar um tratamento específico para o caso de seu filho.

Abraços
Boa tarde. O diagnóstico em casos de dificuldade na leitura deve ser feito por uma equipe multidisciplinar.
Olá,
Primeiramente precisamos entender se a criança sempre apresentou essa dificuldade na escola, em casa se perceberam se ela possue as mesmas dificuldades em aprender ou a interpretar, o primeiro passo é procurar um neurologista e explicar o que está acontecendo e assim a criança ser encaminhada para realizar alguns exames para identificar se existe alguma coisa na parte orgânico, após os exames tudo fica mais claro para dar continuidade e procurar os profissionais que seja correto para dar continuidade.
Procure uma avaliação neuropsicológica, já que através dela você poderá ser melhor orientada quanto a encaminhamentos para outros profissionais, receber orientação adequada para escola e família, identificar habilidades e dificuldades do seu filho e ajudar em um diagnóstico.
Então ele pode sim ter uma dislexia, um desenvolvimento atrasado ou ate mesmo uma hiperatividade somada a um ambiente escolar nao satisfatório, mas para saber ao certo o que está acontecendo precisa marcar uma consulta com o psicólogo pode ser mas simples do que está pensando, estou a disposição prazer
Olá! Acredito que você pode buscar um psicopedagogo que fará uma análise e contextualização mais abrangente dos aspectos cognitivos bem como irá te orientar em como lidar com essa dificuldade de maneira produtiva e sem reforçar comportamentos negativos ou tendo por consequência sua irritabilidade e prejuízo da relação de vocês dois. Em paralelo, buscar a psicoterapia se torna eficiente para que seu filho tenha um espaço dele, para que possa se sentir totalmente acolhido em falar sobre si, bem como se compreender no entendimento do que ocorre consigo mesmo. Espero ter ajudado. Abço
Olá, bom dia.
Como seu filho se sai com vídeo games? Ele aprende rápido? Também tem dificuldades?
Isso pode ser um termômetro rápido. Veja como ele se sai em assuntos do interesse dele. Talvez o maior problema seja não querer estudar, mas vale buscar uma avaliação profissional.
Forte abraço
Boa noite, a senhora já falou tudo, seu filho entende quando você lê e explica, isto pode se explicar com dificuldade de concentração, que pode ser originada por vários fatores, portanto é necessário realizar uma avaliação psicológica para saber se tem alguma dificuldade que impede o processo regular de aprendizado e depois encaminha-lo ao profissional adequado para ajuda-lo. espero ter ajudado.
ola, sugiro procurar ajuda psicologica e em segundo plano, psiquiatrica, caso seja constatado TDAH ou alguma outra patologia!
Nestes casos duas coisas precisam andar paralelas. Um neurologista para avalição dos aspectos neurológicos e um psicólogo para aplicação de alguns testes psicológicos.
Seu filho necessita urgente de uma avaliação em vários aspectos que o envolve, para quê dessa forma, possa encontrar o fator que está causando este prejuízo em sua vida. Busque ajuda de um profissional de saúde mental.
Olá! Como está?
Lamento pelo seu aborrecimento e pelo estresse em sua rotina.
Todavia, é importante ressaltar que, pelo informado, não é algo que esteja sob a vontade do seu filho; ele não faz isso porque quer.
É imprescindível que seu filho passe por uma boa avaliação neuropsicológica e médica. Após essas avaliações será possível iniciar o tratamento e, consequentemente, reduzir a sua sobrecarga e permitir que seu filho tenha um desenvolvimento saudável e adequado.
Um cordial abraço.
Ele pode fazer uma avaliação neuropsicologia com psicólogo ou fono.
Partir daí traçar linhas de atendimento necessárias, partir dos resultados.
Olá, seria interessante a avaliação de um fonoaudiólogo de confiança, para investigar a possibilidade de alguma questão. Pelo relatado, talvez um acompanhamento com psicanalista ou psicólogo pode ajudá-lo. A entrada na adolescência é um período geralmente conflituoso, onde há mudanças corporais, maior busca por reconhecimento dos colegas, desse modo, pode ser interessante a procura por um psicanalista ou psicólogo para que ele possa falar sobre suas questões.
Um psicólogo com experiência clínica comprovada vai lhe ajudar no melhor direcionamento
Importante uma Avaliação Neuropsicológica, o psicólogo poderá avaliar , investigar essa falta de atenção se pode ser algo simples ou um quadro de TDAH. O profissional poderá saberá se precisará de um laudo de um Neurologista.
Olá... É muito importante procurar um psicólogo para uma escuta qualificada. É preciso entender a forma de aprendizado da criança, e isto envolve uma serie de situações, desde o ambiente que o menor está inserido, questões neurobiológicas, dentre outros fatores que precisa ser avaliado.
Com a escuta, o psicólogo pode encaminhar para o profissional que julgar necessário, este pode ser, um psicopedagogo, fonoaudiólogo ou neuropediatra.
Abraços!
Para uma avaliação mais abrangente, inclusive na aréa pedagogica, consulte um Neuropsicopedagogo, assim saberá direcionar a todos os especialista envolvidos em um diagnóstico acertivo.
Se ainda não procurou um médico neuropediatra procure o mais rápido possível. Não deixe passar mais tempo, afinal ele já tem 12 anos.
Olá!
Concordo com as indicações para profissionais de diversas áreas para um diagnóstico!
De toda forma parece importante levar em consideração quanto a escola tem sido frustrante ao seu filho. As dificuldades de aprendizagem acabam trazendo a falta de vontade de estudar! Não desista, ele precisa de apoio, que os pais apostem nele, que entendam que algo está se passando além da capacidade de gerenciar. Isto será importante quando tiverem diagnóstico para que ele se empenhe num tratamento!
Primeiro, é importante que você procure ajuda profissional para avaliar o seu filho. Um profissional da área da saúde poderá avaliar o seu filho e indicar o melhor tratamento para ajudá-lo a melhorar a sua compreensão da leitura. Além disso, é importante que você incentive o seu filho a ler e a praticar a leitura diariamente. Você pode começar com livros de interesse dele, para que ele se sinta motivado a ler. Além disso, você pode incentivá-lo a ler em voz alta, para que ele possa praticar a leitura e a compreensão. Por fim, é importante que você seja paciente e compreensivo com o seu filho, pois isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e motivado a aprender.