Tenho um filho de 17 anos que esta perdido na escolha da profissão! ja tentei varias vezes estimula

23 respostas
Tenho um filho de 17 anos que esta perdido na escolha da profissão! ja tentei varias vezes estimula lo para que busque informações sobre as profissões , mas nao vejo evolução. gostaria de saber sobre o teste vocacional, como é feito e o quanto é o investimento.?
É interessante fazer uma avaliação do que seu filho está esperando (expectativas) sobre a atual momento de vida da "Escolha Profissional", como o colega Eduardo explicou: há inúmeras abordagens além de testes psicológicos e a O.V não define profissão, mas contribui com o processo de escolha, que muitas vezes, pode partir da dúvida. Converse com ele sobre isso. Espero ter ajudado!

Eu trabalho com orientação vocacional usando entrevista estruturada de O.V. e dois testes de orientação vocacional. Faço tudo em 3 ou quarto encontros custando tudo em média 800 reais já está incluído entrevista devolução com laudo.
Olá!

O primeiro passo para ajudar o seu filho é realizando o agendamento com um profissional, para que seja compreendido a dinâmica do seu funcionamento, interesses, após o primeiro encontro a aplicação de instrumento de avaliação comportamental, mapeando os seus principais talentos e de que forma ele pode potencializá-los, assim como entrevista semi-estruturada e aplicação de mais dois inventários, geralmente para este trabalho, realizo com o estudante entre 4 a 5 encontros, com a devolutiva para que ele se aproprie das suas potencialidades e tenha conhecimento dos pontos que precisam ser desenvolvidos. Espero ter contribuído, caso tenha alguma dúvida adicional, estou à disposição. Um abraço!
O desinteresse dele é só quanto à escolha profissional ou está sem ânimo para nenhuma outra atividade? Fique atento a um possível quadro depressivo, que deve ser avaliado por um profissional da área.
Seria importante fazer a Orientação Profissional e de Carreira, que além de abranger a parte vocacional vai ajudar a se posicionar diante de alguma dúvida mediante a carreira, respondendo a sua pergunta o efeito após ter feito os testes ele estará mitigando as possibilidades de que tipo de profissional ele pode escolher dentro de seus talentos, desejos e quais profissões que lhe trariam um retorno financeiro e satisfatório. Com respeito ao investimento isso depende do profissional e quais testes e outras ferramentas serão usadas.
Olá, compreendo sua preocupação. A Orientação Vocacional (O.V) pode variar bastante em termos de método e preço dependendo de cada profissional. Eu, por exemplo, não cobro um valor específico para esse trabalho, mas sim o valor da consulta individual, e a quantidade varia. É difícil dizer um número exato de consultas, mas normalmente o jovem será beneficiado e perceberá resultado logo nas primeiras consultas. É especialmente importante que o jovem queira participar da O.V. Se ele tiver muita resistência, talvez uma opção seja grupos com essa temática, alguns psicólogos oferecem esse trabalho. É importante saber que a O.V. não define a profissão, ela revela potenciais e promove a iniciativa. Mesmo se o jovem tiver resistência, você poderá fazer uma consulta com o profissional para receber orientações de como pode conduzir estrategicamente essa questão. Se me permite uma dica valiosa: a direção é o jovem descobrir algo que ele goste. Em paralelo, deve haver regras, limites e incentivo.
Olá boa noite, nessa idade é normal a dúvida quanto a profissão. É importante nessa fase ter o apoio da família, pois a pressão pode gerar conflitos internos e futuramente causar danos emocionais. A orientação vocacional ajuda, mas deve ser levado em conta outros fatores. Geralmente o custo é em torno de 800 a 1000. Bjs e boa sorte para você e seu filho.
Cada profissional trabalha a sua maneira em relação aos valores e instrumentos utilizados em sessão. Mas em geral, o programa de Orientação Vocacional/Profissional deve individualizado e voltado para as necessidades do orientando! Para saber ao certo como será o trabalho, na consulta inicial conversamos sobre o cliente, suas expectativas e crenças a respeito das profissões que tem em vista (mas muitas vezes não há nenhuma...rss). A partir destas informações conseguimos saber quais testes e exercícios serão utilizados e podemos dar uma estimativa de quantas sessões serão necessárias. O valor cobrado é por sessão.
Estou trabalhando no momento em Caraguatatuba e faço Orientação Vocacional através de Aconselhamento e alguns testes de Capacidade Intelectual, de Interesses e de Personalidade.
A duração aproximada desse processo é de 10 sessões.
O estudo da personalidade e as entrevistas são fundamentais para se chegar a um resultado.
Olá! A escolha de uma profissão vai muito além do padrão de idade. É importante saber o que faz com que o seu filho aja desta forma. Trabalho este tema com adolescentes por meio da abordagem psicodinâmica. Não utilizo testes, mas realizo um trabalho de autoconhecimento que é a base para se iniciar qualquer escolha na nossa vida. Um abraço
O teste vocacional é muito útil quando o indivíduo não fez a sua escolha profissional. Ele é aplicado em consultório, geralmente dura 60 minutos. A análise dos resultados apontam três grandes áreas que o testando pode optar. Sobre os valores, são testes acessíveis, porém conforme o Conselho de Psicologia não podemos publicar valores. Procure um psicólogo para uma avaliação.
É muito comum para o adolescente ter dúvida na hora da escolha profissional. O mais indicado é que o adolescentes passe por um processo de orientação profissional/vocacional com um psicólogo e não apenas faça um teste vocacional, pois o teste não foi feito para dar uma resposta objetiva.
Hoje a psicologia compreende que a orientação profissional clínica é um processo de desenvolvimento e precisa ser realizado de forma a dar independência para o indivíduo.
Existem diversas formas de se fazer este processo, depende muito das técnicas e instrumentos que o profissional utiliza. Posso te falar sobre o método que eu utilizo. Proponho geralmente um trabalho com 7 a 10 encontros, para um processo individual, contando com entrevista inicial com os pais ou responsáveis e com o adolescente; encontros do processo; e devolutiva. A quantidade de encontros pode variar, pois cada adolescente tem seu estágio de escolha. Alguns já têm alguma ideia em mente enquanto outros precisam de acompanhamento desde a preparação para a escolha.
Os valores também podem variar dependendo da localidade que você se encontra. Os valores citados pela colega são orientação do Conselho Federal de Psicologia e geralmente são seguidos.
O que pode variar sobre o valor é a diferença entre um processo de orientação individual ou em grupo, pois o grupo tem quantidade de encontros pré determinado e pode ter um valor um pouco mais acessível. Se precisar de mais informações estou a disposição.
Espero ter ajudado.
Olá,
Um teste vocacional por si só não irá resolver o problema do seu filho. O ideal é fazer uma avaliação profissional com um psicologo especialista nessa área. Ele irá fazer entrevista e descrição das habilidade e competências dele juntamente com o teste vocacional para assim colaborar com o melhor caminho a seguir.
Boa tarde, meus colegas já deram varias dicas sobre a ajuda do teste vocacional, porém é importante observar se ele esta preso a outros interesses, por ex ao celular, computador, aos varios jogos nos quais muitos jovens se prendem e não conseguem se desligar, observe se é o caso dele e procure ajuda de um psiquiatra e psicologos que são mais especializados para trabalhar com adolescentes.
Olá. A forma como a Orientação Profissional é realizada varia de um profissional para outro, mas em geral é feita com entrevistas, questionários e testes psicológicos. Basicamente falando, a ideia é trabalhar com autoconhecimento para que a pessoa possa tomar uma decisão mais consciente, mas esse processo é bastante complexo e envolve vários aspectos da vida. E com relação ao valor, varia muito de um profissional para outro. De acordo com a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos o valor varia entre 160,50 e 275,15 cada sessão, mas no mercado você poderá encontrar valores bem diferentes desses indicados.
Olá. Dúvidas sobre a escolha profissional é comum, e passar por uma orientação vocacional pode ajudar a identificar interesses, habilidades, bem como questões relacionadas a personalidade do jovem que façam sentido para o seu futuro profissional e de vida de uma maneira geral. Cada profissional trabalha de uma forma, e os valores também podem variar. No meu caso, trabalho com entrevista, ferramentas e testes psicológicos validados, e principalmente discussão durante todo o processo, pois com certeza envolve autoconhecimento e atitude ativa do jovem.
Olá,
Os testes vocacionais não são mais utilizados deforma individual, já ha algum tempo. O que se tem trabalhado atualmente é com a orientação profissional, neste caso é feito um trabalho bem mais completo que vai muito alem de simplesmente olhar uma possível vocação, e sim como fara sua escolha, observando suas habilidades, comportamentos, interesses e maturidade para escolha, e por fim as questões emocionais que afetam esta escolha.
Quanto a valores variam bastante.
Procure por um psicologo que faça este tipo de trabalho.
A orientação profissional é a melhor indicação neste caso. Nela serão avaliadas as características pessoais do indivíduo, são discutidas as profissões possíveis e a junção de ambos para melhor encaixar o perfil a escolha.
Procure ajuda de um psicólogo para mais informações.
O processo da escolha profissional é um processo de identidade do indivíduo. Suas expectativas em relação a si próprio, seus gostos, as habilidades que já desenvolveu até o momento, a profissão das pessoas que lhe são significativas, as imagens registradas no seu mundo interior relacionadas as profissões, a percepção que tem de suas condições materiais, seus limites e possibilidades, seus desejos, tudo aquilo que deseja negar, tudo aquilo que deseja afirmar, enfim, todo seu mundo interno é mobilizado para a escolha profissional.
A escolha é difícil mesmo. O processo de orientação é um processo de duração limitada, com o objetivo de levar o individuo a se conhecer, possibilitando uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo.
O processo individual é composto a quatro/cinco encontros com duração de 50 min:
-Entrevista estruturada;
-Aplicação de testes psicológicos;
-Devolução individual;
A avaliação vocacional ajuda bastante na escolha profissional pois fará um link entre a personalidade do individuo e as carreiras que mais se ajustam a esta personalidade. A orientação é feita através, da anamnese, entrevista e testes psicológicos.
Olá, algumas questões precisam ser avaliadas, Procure um profissional de Psicologia para que o ajude da forma devida.
Penso que o seu filho se beneficiará de um processo de orientação profissional, mais abrangente e integrado do que apenas o resultado de um teste. Vai ter oportunidade de se conhecer melhor, aprender sobre si mesmo, interesses, habilidades e valores, além de explorar possibilidades e recursos do ambiente. Procure um psicólogo que seja especialista nessa área.
Recomendo que o seu filho faça uma orientação vocacional completa com psicólogo. Trabalho há 20 anos com adolescentes e a minha orientação acontece em 8 sessões, onde aplico varios testes, entrevistas e pesquisas, ao final é emitido um laudo com as observações feitas e a profissão indicada, todo o processo fica em torno de 1.400 reais.