tenho um marido depressivo. Ele nao quer ajuda e nem tomar remedios. para poder ajudar ele, uma terapia

17 respostas
tenho um marido depressivo. Ele nao quer ajuda e nem tomar remedios.
para poder ajudar ele, uma terapia de casal ajudaria ? cada dia que passa as crises vem mais forte. Eu nao sei o que faço? preciso de ajuda!
Ola! O estado emocional de seu marido, através de sua rápida descrição, evidencia que ele precisa de ajuda profissional. Caso ele seja resistente para ir diretamente a um psiquiatra tente levá-lo a um terapeuta. De algum ponto terá que iniciar esse processo com ele. Recrute pessoas importantes pra a relação de vocês pra evidenciar a necessidade do cuidado com a saúde mental e emocional! Abraço

Bom dia
Pode ser uma tentativa que de resultado, pois com isso você conseguiria levar ele a terapia e com isso diminuir a resistência em aceitar ajuda e ele pode então querer fazer o tratamento individual, que é o indicado para o caso de depressão.
Olá, a depressão é um sintoma que não tem uma única causa,apresenta diversas características como insonia, agressividade, pensamentos ruins, perda da atividade, entre outros, portanto, é difícil para quem vive está condição, tomar uma iniciativa ou procurar ajuda por si mesmo. Em muitos casos não se sabe o que fazer. O apoio da (o) companheira (a) é fundamental, inclusive para encontrar a ajuda necessária. Procurar um profissional psicólogo (a) e psiquiatra faz-se necessário. Contudo, a terapia de casal é um caminho positivo diante da dificuldade que seu marido apresenta. Um dos objetivos da terapia é desenvolver uma comunicação entre o casal e desta maneira favorecerá para melhor forma de tratamento.
Muitas vezes o início do atendimento pode vir do familiar pedindo ajuda. O apoio e acompanhamento qdo o início é difícil, fica bem mais fácil.
Você diz que as crises estão piorando. Uma crise é sinal evidente de falta de compreensão. Ou seja, a gente entra em crise quando está atravessando alguma situação que a nossa compreensão não dá conta. Tanto faz se é uma situação factual ou concreta, ou uma situação que acontece "apenas" dentro da nossa mente. A terapia ajuda a expandir a mente para que ela dê conta da situação, e a expanção mental acontece por meio do fogo transformador da compreensão.
O caminho para melhorar o seu casamento é a psicoterapia,
Um forte abraço,
Léa
Conquiste ele para fazer uma terapia de casal com um profissional vocacionado e competente. Um psicologo especializado em Psicoterapia tem ajuda. Se um dia voce o conquistou voce hoje tambem pode conquistalo. Eu torco por voce. A vida de casal pode melhorar.
A evolução do paciente depende da disponibilidade ao tratamento. Neste caso percebo, através da tua descrição, que seu marido está resistente. Sugiro que convides ele à terapia de casal e se não houver desejo por parte dele então busque ajudá-lo fazendo você mesma pscoterapia. A psicoterapia oferecerá a você condições para lidar com esta situação de modo mais adequado e sem tanto sofrimento.
Abraço!
Indico terapia individual com EMDR que utiliza reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos para tratar traumas que podem estar causando a depressão.
A terapia de casal pode ajudar sim, porém se ele está resistente, o processo pode ser difícil. O que pode ser feito é um atendimento a domicílio, para que ele tenha um primeiro contato com a terapeuta e iniciar o seu tratamento individual, visto que vc já sinalizou que a demanda é a depressão dele.
Abraços! !
Boa noite. A terapia de casal pode funcionar e quebar a resistência dele. Tente e se não coseguir procure terapia para você ficar fortalecida emocionalmente e conseguir aos poucos convencê-lo de que precisa de ajuda. Boa sorte.
Boa noite!!!! Muito legal da sua parte em tentar ajuda-lo mesmo estando ciente que o mesmo não manifeste interesse em querer ser ajudado. A terapia de casal ajuda muito quando ambos estão de acordo em iniciar a terapia. Caso o seu marido já tenha sido diagnosticado com depressão, sugiro que converse com ele mais uma vez e esclareça a sua necessidade frente a relação de vocês. E caso, ele concorde, sugiro um(a) psicólogo(a) que possa avaliar e orienta-los da melhor forma. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!

Dra Taisi Mousse.
Olá, pela sua descrição, percebo q há forte resistencia por parte de seu marido. Se for o caso, acompanhe-o ao inicio do processo até q ele aceite e consiga fazer o tratamento individual. Nao esquecendo q no caso dele requer acompanhamento psicologico e psiquiátrico.

Abraço
Querida, boa noite.
É compreensível que esteja sofrendo nesse momento.
A não aceitação do tratamento de pessoas que amamos, principalmente tão próximo, gera desconforto e tristeza.
Parabéns pela força de vontade e determinação em ajudar seu marido.
Tenho certeza que a terapia de casal vai tocar nos dois e quebrar um pouco da resistência dele.
Será bom para você também, já que lidar com alguém em depressão é pesado tanto quanto sentir a depressão.
Grande abraço
Olá!! Para que ele aceite se tratar, a Terapia de casal pode ser um ponto de partida, mesmo não sendo o mais recomendado para o caso dele. O ideal é a Psicoterapia individual e medicação com Psiquiatra, pois ele precisa trabalhar todas as questões individuais e controlar os sintomas com medicação. Tente a terapia de casal e ao longo do processo é possível que ele fique mais consciente de suas questões e faça adesão ao tratamento correto.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
É realmente difícil quando a pessoa não quer se tratar. É uma situação triste pela pessoa e por aqueles que estão a sua volta também sofrendo. A terapia de casal não é a mais indicada para o caso dele, mas pode ser uma estratégia válida para diminuir a resistência à terapia individual. Convém apontar que independente do sucesso em levar ele a se cuidar é importante que você procure ajuda para si também, já que pelo pouco relatado dá para perceber que está sofrendo significativamente. Sendo assim, cuide-se, procure um psicólogo e comece a sua psicoterapia.
A depressão provoca uma deformação transitória na personalidade do enfermo que agindo sobre as pessoas com quem convive , provoca desequilíbrios num processo que denominamos contágio psíquico.
Como você sofre diariamente esta influência, sua personalidade já foi afetada e no momento o casal já necessita de ajuda psicoterápica, objetivando promover as devidas correções.
Caso ele não concorde você deve recorrer a uma psicoterapia individual.
Corrigindo as atitudes ilegítimas você passará a exercer influência retificadora sobre ele, influenciando-o a rever a posição diante do seu quadro clínico, que provavelmente necessitará inicialmente de uma abordagem dual, onde o método psicológico( psicoterapia) é associado ao biológico (farmacoterapia)
Boa noite!

Uma possível saída é pedi-lo para ir à uma sessão de psicoterapia ou psiquiatria. Não fale em tratamento inicialmente, mas especificamente de uma sessão. "quero te pedir para ir em apenas uma sessão, você não será obrigado a voltar, nos dê ao menos essa chance". Existem casos de depressão mais severa que infelizmente a pessoa não acredita que possa ser ajudada por meio algum. Também pode tentar convencê-lo a receber a visita de um psiquiatra ao invés de ir até a ele. Alguns médicos fazem esse trabalho (ao menos para fazer o primeiro contato).
Abs