Tenho um medo compulsivo de doenças, principalmente do câncer, sou extremamente ansiosa e já fiz tratamento

5 respostas
Tenho um medo compulsivo de doenças, principalmente do câncer, sou extremamente ansiosa e já fiz tratamento mas nao adiantou, quel poderia ser a causa e gostaria de saber se existe algum exercicio ou o que posso fazer eu mesma para melhorar isso?
Sugiro uma psicoterapia de orientação psicanalitica para chegar `a causa de sua ansiedade e sintomas para então poder elaborar e melhorar, adquirindo uma melhor qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade é uma inimiga constante, é preciso um trabalho sério e eficaz com um profissional de sua confiança. Precisamos cuidar da nossa mente, se isso não acontecer ela pode sempre estar no futuro (que causa a ansiedade) ou no passado ( que causa a depressão e melancolia), deixar os pensamentos no presente é sempre a melhor opção para uma vida psicológica mais saudável. os sentimentos são necessários para nossa vida, mas devemos ficar atentos para os excessos para mais ou para menos, procure ajuda e encontre o melhor caminho!
A ansiedade gera medo porque a pessoa está sempre pensando no futuro, pre-ocupada. Fazer relaxamento, caminhada, exercícios aeróbicos baixam o nível de cortisol e adrenalina liberando endorfina e hormônios que diminuem a ansiedade.

No seu caso por ter medo compulsivo de doenças é necessário tratar a hipocondria,.Durante o processo terapêutico trabalha-se as dificuldades e aparece a causa do problema que causou o transtorno.

Muitas vezes é necessário entrar com terapia medicamentosa associada a terapia psicológica.

A terapia cognitiva é muito rápida e assertiva neste tratamento.

Att
Medo e ansiedade comumente caminham juntos. O medo é a sensação instintiva de recuar frente algo que seja ameaçador, já a ansiedade se manifesta muitas vezes como um gatilho para evitar essa sensação buscando precaver-se do que pode se manifestar como ameaça.
O que acaba sendo desagradável é a sensação de estar constantemente alerta mesmo não estando diante de um perigo concreto, por exemplo, como você relata, o medo de ter câncer ainda que não haja nenhum indício ou sintoma da doença.

Certamente poder fazer um trabalho junto a um psicólogo para poder compreender e trabalhar esse medo te beneficiaria. No caso de exercícios para lidar melhor com a ansiedade te indicaria práticas de respiração e algum tipo de atividade física que costumam ser eficazes na diminuição dos sintomas.

Espero ter te ajudado! Abraço.
Você tem medo de doenças com sintomas? Vai ao médico e não encontra nada? Ou somente preocupação excessiva ? Pode ser o que chamamos de hipocondria que se estende um pouco além das pessoas que vivem buscando medicamentos sem uma avaliação ou prescrição médica. Ansiedade tem tratamento com resultados muito satisfatório, procure um bom especialista para avaliar melhor e ter um bom diagnóstico. Existe sim bons exercícios de respiração com yôga, pilates mas precisa pesquisar um profissional em educação física para orienta-la. Sozinha pode fazer atividades como caminhadas ao ar livre, natação. Boa alimentação e beba bastante água de boa qualidade. Boa sorte!

Especialistas

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Psicólogo

Maricá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 388 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.