Tenho uma forte vontade de me isolar de todos, sempre me acho desinteressante, acho que as pessoas n

31 respostas
Tenho uma forte vontade de me isolar de todos, sempre me acho desinteressante, acho que as pessoas não vão de fato gostar de mim, sempre me acho inferior. Devo buscar ajuda?
Olá,
sim, é de fundamental importância você procurar fazer uma avaliação psicológica com o intuito de trabalhar todo esse contexto relatado e através dessa avaliação você será encaminhada para fazer uma psicoterapia, que será de grande valia.
Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As relações sociais fazem parte da vida. Se você trás essa questão aqui parece que já causa sofrimento psíquico em você. Procure um psicólogo e veja o que mais pode surgir além desse recorte. A terapia irá propiciar um lugar de fala, escuta e acolhimento. Um cuidado profissional e ético. Pense sobre essa possibilidade. Cuide-se. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, o isolamento pode impactar significantemente sua vida, pois somos seres sociais.
Reflita: quais são as evidências de que você é realmente desinteressante e que as pessoas não vão gostar de você? Será que isso é real ou será que é fruto de pensamentos distorcidos devido a crenças disfuncionais e baixa autoestima?
Um bom psicólogo certamente te auxiliará nesse processo de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima.
Um abraço!
Olá! Busque ajuda sim, vai te fazer bem. Algo na sua experiência no convívio social te ensinou que não é seguro se relacionar, é importante identitificar a origem e ressignificar. Fique bem!
Sim. Deve buscar ajuda. Procure conversar com alguém que você confia, sobre essa necessidade de ficar sozinha. E busque ajuda profissional. Através da terapia você vai aprender a ter uma visão mais positiva sobre você, sem precisar tanto dessa aprovação dos outros. Vai trabalhar sua autoestima(amor proprio), e autoconhecimento. Espero que fique bem!!
Estou a disposição.
Olá! Você deve estar vivenciando uma fase difícil, com baixa estima e falta de confiança em si mesmo. Podemos avaliar que deva estar num quadro depressivo. Portanto, é necessário sim buscar ajuda de um psicólogo para que no processo terapêutico, consiga superar esses sentimentos negativos e conquiste sua autoestima, bem como confiança para tomada de decisões seguras e assertivas.
Você já deu o primeiro passo que é perguntar sobre o assunto.
Agora é agendar uma consulta. Estou à sua disposição. Torço por você! Forte abraço!
Olá, como vai? Tendência ao isolamento; sentimento de inferioridade; autocrítica que produz estagnação, paralisia e interpretações negativas sobre si e sobre o futuro invariavelmente alavancarão sofrimento psíquico e repercutirão negativamente na vida, de maneira geral. Seria bastante válida a avaliação de um profissional da psicologia para te auxiliar a identificar traços de personalidade e se há a presença de um quadro que produza efeitos mais incapacitantes nesse momento. Quando não estamos bem e conseguimos identificar isso, cabe nos ajudar e procurar ajuda. No mais, precisamos do contato uns com os outros, veja a possibilidade de estar mais próxima de quem lhe dá apoio, em quem você confia e lhe faz bem. Fique bem. Abçs, Jaqueline.
Com certeza, já está sendo muito corajoso em iniciar essa busca. Ao longo das nossas experiências criamos pensamentos e crenças que dificultam nossos relacionamentos e causam baixo autoestima. Escolha um terapeuta que se sinta seguro e conseguirá compreender e mudar esses pensamentos e sentir mais seguro. boa sorte
Olá! Com certeza! Deve buscar ajuda de um Psicólogo e dar início ao processo terapêutico. O autoconhecimento, os pensamentos, a identificação e manejo dos comportamentos, poderão ser auxiliados pelo psicólogo, trabalhando todas questões que estão te causando sofrimento psíquico. Uma vez que existe uma inquietação ou um conflito interno, já é motivo para um acompanhamento psicológico. Será um prazer te ajudar. Estou à disposição! Abraço!
Busque um profissional da saúde mental, um psicólogo com abordagem na TCC, Quando tomamos conhecimento que algo do comportamento está diferente, devo de imediato procurar ajuda profissional para um suporte psicológico.. As vezes a pessoa toma iniciativa de usar medicação que um parente, um amigo toma, que com certeza não condiz com sua realidade. Se faz necessário procurar um profissional da saúde mental, para investigar e ajudar você a sair deste sofrimento.
Boa noite!
Certamente a terapia torna-se fundamental para que possa trabalhar questões referentes ao seu fortalecimento interno, sua baixa auto-estima e consequentemente lidar melhor com o que te incomoda no momento e acreditar mais em seu potencial.
Olá!
Parece bem importante buscar ajuda de um profissional de psicologia se esta noção de si mesmo traz sofrimento. Poder se reavaliar a partir da tua história de vida é uma grande possibilidade de trocar as lentes que te enxerga e avalia!
Te convidamos para uma consulta: Telemedicina - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, sim deve buscar ajuda pra que consiga aos poucos melhorar esses pensamentos depreciativos e com toda certeza vai ajudar você a lidar melhor com outras questões no dia a dia.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Partindo do pressuposto de expressar com a materialidade da letra, de que sem a palavra não há ausência de sintoma e de que a tentativa de fazer palavra não é vã ao mesmo tempo que não é completa. Penso que falar seja a única forma da gente tentar se ouvir e melhor compreender para que possamos adentrar em nossas antíteses, dialéticas e estranhezas.
Sim,com certeza,sem auto-estima e sem auto-confiança a pessoa ficara presa em seus próprios pensamentos,auto-conceitos,perdendo oportunidades de socializar,relacionar afetivamente e de trabalho.
Boa noite ! Vc descreve sinais de um sentimento de inferioridade que está afetando sua auto-estima . Esse comportamento de se isolar é uma defesa contra o sofrimento por vc se julgar inferior. Busque ajuda sim, vc merece ter uma vida mais leve e se ver de forma mais positiva. Seria um prazer poder ajuda-la. Grande abraço
Boa tarde. Se”achar”, prova que não tem certeza. Se comparar com outras pessoas, lhe torna sempre inferior pensando dessa forma. Procure um psicólogo cognitivo-comportamental ou de base comportamental dialética para lhe ajudar a lidar com seus sentimentos de menos valia
Olá! Espero que esteja tudo bem.
Alguns desses sintomas descritos refletem em um complexo de inferioridade, o não se sentir merecedora de estar em alguns ciclos sociais, sentir que está incomodando ou que as pessoas não estão interessadas em você.
É importante buscar ajuda para compreender as raízes disso e ir mudando aos poucos a visão que tem sobre si mesma, um trabalho com resgate da auto estima pode ser feito, uma resignificação desses sentimentos.
Ajuda psicológica sempre é bem vinda, especialmente se estiver em sofrimento.
Estou a disposição para qualquer coisa.
Sem dúvida alguma você precisa de uma ajuda psicológica. Precisa urgentemente de uma consulta presencial ou online com um psicólogo com a abordagem TCC Terapia Cognitivo Comportamental. Todos estes teus pensamentos distorcivos estão causando sofrimento. Não fique sofrendo.
Abraços
Paulo
Olá! Espero que esteja bem.
É importante que procure ajuda de uma/um profissional de Psicologia que possa auxiliá-la a lidar com essa questões. Por meio da psicoterapia encontrará a escuta e acolhimento necessários!
Estou disponível para atendimento, presencial e virtual!
Abçs
Olá! Que bom que consegue expressar e tem consciência dos seus sentimentos em relação as pessoas e a si. Buscar ajuda pode sim melhorar e organizar esses sentimentos que já estão te prejudicando nas relações interpessoais: evitando/se isolando, comportamento que reforça seus pensamentos, podendo gerar emoções desagradáveis. A psicoterapia cognitiva comportamental vai te ajudar a analisar os pensamentos que não ajudam, identificar emoções e construir novas estratégias de comportamentos, assim como posterior a Terapia dos Esquemas vai ajudar a identificar esquemas disfuncionais assim como as origens e intervenções para te ajudar a se conhecer, ambas auxiliam no processo de mudanças a curto e longo prazo.
. Boa sorte no teu tratamento!
Claro que deve. Esse sofrimento ligado à questão do sentimento de menos valia que temos de nós mesmos e do modo como supomos que o outro nos olha e nos julga, é algo extremamente complexo e que precisa de ajuda psicológica especializada.O chamado Complexo de Inferioridade tem muitas origens possíveis. Uma delas é o modo como o sujeito vê seu desejo ser legitimado por si mesmo e pelos outros. Esse sentimento persistente de inferioridade pode igualmente estar relacionado a idealizações excessivas de si e do outro: quanto mais elevados são os ideais que perseguimos, mais a distância entre nós mesmos e nossos ideais nos aponta para uma aparente, fictícia inferioridade; ademais, quanto mais colocamos o outro num altar de consagração, num pedestal, mais nos subjugamos ao desejo dele. A suposta inferioridade pode estar ligada ainda a experiências em que nos sentimos privados do amor que, grande ilusão, esperávamos que deveria vir de figuras sobre as quais colocávamos muitas expectativas, como mães, pais, parceir@s. Finalmente, o sentimento de inferioridade pode ocultar seu oposto: um complexo de superioridade alimentado por falas que, principalmente em nossa infância, nos diziam que éramos pessoas muito especiais. Essas expectativas ilusórias, que transformamos em nossas, quando confrontadas com a dura realidade da vida, nos faz sentir pessoas inferiores, não em comparação com os outros, mas com os ideais inflados que assumimos como nossos. Procure um Psicólogo Clínico ou Psicanalista e inicie um tratamento sério que os resultados virão no médio e longo prazos.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá,
Espero que esteja bem.
Acredito que fazer um acompanhamento psicológico pode ser bom pra você.
Desenvolver seu autoconhecimento, melhorar sua auto estima, diminuir cobranças e autocríticas.
Pensar de maneira mais positiva sobre si mesma vai te ajudar na hora de se aproximar de outras pessoas.
Estou a disposição.
Fique bem.
Olá, é importante buscar ajuda quando percebemos que algo não vai bem conosco.O ser humano é um ser de grupos é assim que sobrevivemos. Entretanto, há pessoas que gostam mais de se socializarem já outras, nem tanto, e isso é natural, somos diferentes em nossas subjetividades. Duas questões quanto ao isolamento devemos considera:primeiro isolamento é sintoma de alguns processos de adoecimento; segundo quais os impactos ou de que forma, o isolamento prejudica ou causa sofrimento para você e para as pessoas que querem estar com você. É importante entender o que está acontecendo, por isso, a ajuda profissional é relevante. Atualmente existem acompanhamentos psicológicos on-line você pode fazer as sessões de atendimento da sua casa ou de outro local que achar viável. Qualquer dúvida fico a disposição.
Atenciosamente, Lucimar Silva.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 80
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como vai?
Na medida em que vamos nos desenvolvimento vamos criando referências de nós mesmos através do olhar do outro: os pais, irmãos, amigos simbolizam quem nós somos. Quando vivenciamos questões que nos esvaziam dessas referências positivas, podemos nos sentir incapazes de promover ou adquirir o afeto do outro, isso significa que quando somos criticados, censurados ou rejeitados tendemos a acreditar no que as pessoas dizem e isso pode fazer com que nos vejamos de maneira inadequada (prejudicando nossa autoimagem).

Seria bem interessante que você procurasse auxílio psicológico para lidar com essas questões, pois pode ser que ao se sentir inferior você passe a se isolar, como sinalizado, pra evitar situações sociais onde você poderia se comparar a outras pessoas se sentindo mais inferior ainda (por exemplo).

Obviamente, minha resposta é parcial e superficial, orientada apenas ao fragmento de informação que você dispôs, dessa maneira procurar atendimento psicológico pode lhe auxiliar a buscar recursos para lidar com essa percepção de autoimagem que pode estar prejudicada.

Abraço,
Olá! eu acredito que você deve sim. Sentir todos esses sentimentos costuma ser doloroso e contribuem para você evitar se aproximar das pessoas. E a falta de laços com outras pessoas, de relacionamentos pessoais, acaba por adoecer e enfraquecer a pessoa. É algo importante e uma das coisas que a terapia faz é te auxiliar a mudar a maneira como você é em seus relacionamentos com os outros. Abraço!
Olá! A terapia é uma ótima opção para o autoconhecimento e para você entender e modificar sua crença de inferioridade. Faça terapia. Um abraço.
Sim, a falta de autoconhecimento faz com que você tenha esse sentimento de que ninguém vai gostar de você. Dessa forma, é importante que faça um acompanhamento psicológico para te ajudar. Se cuide!!
O processo de socialização é muito importante para um bom desenvolvimento mental. Afinal, somos seres sociais. Essa vontade grande de se isolar das pessoas pode ser algo passageiro indicando uma tristeza ou até o início de uma possível depressão .Ademais, você relata alguns pensamentos de desvalor relacionados à baixa autoestima. Esses pensamentos podem estar influenciando nesse seu comportamento de se isolar. Um psicólogo cognitivo comportamental pode te ajudar nessas questões.
Acredito que seria importante a procura de um psicólogo ou psicanalista, tendo em vista que você traz a relação deste isolamento com um sentimento de inferiorização.
A terapia do esquema é bastante indicada para o que descreve. Esquemas são padrões emocionais e cognitivos autoderrotistas iniciados em nosso desenvolvimento desde cedo e repetidos ao longo da vida. Na terapia do esquema, você tem a oportunidade de entender dois esquemas ligados ao seu caso: defectividade/vergonha e isolamento social. Além de entender a origem desses esquemas na sua vida e de que forma eles se manifestam hoje, com a terapia poderá implementar mudanças a fim de desativá-los.

Especialistas

Cristina Mostardinha

Cristina Mostardinha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Mochnacs de Arruda

Caroline Mochnacs de Arruda

Psicólogo

São Paulo

Verônica Capella

Verônica Capella

Psicólogo

Rio de Janeiro

Hanna Pinheiro Rocha Felix

Hanna Pinheiro Rocha Felix

Psicólogo

Itabuna

Eliane Oliveira

Eliane Oliveira

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.