Tive depressão durante 1 ano, com pensamentos suicidas e me machucando. Passei com uma psicologa, com

11 respostas
Tive depressão durante 1 ano, com pensamentos suicidas e me machucando. Passei com uma psicologa, com o tempo ela me disse que não era preciso continuar com o tratamento e acabamos parando. Porém, sinto como se tivesse recaídas, como se toda aquela coisa que sentia estivesse aqui ainda. É possível?
É fundamental que voce consiga identificar o fio condutor de sua depressao. Considero que a depressao é um sintoma de algo que precisa ser investigado e cuidado. Alem disto, o fato de se machucar é uma situacao séria e delicada. Um bom psiquiatra pode ajudar a controlar estes pensamentos e desejos.
Sugiro retomar o aconpanhamento com psicologo e psiquiatra. Bons profissionais, juntos, podem ajudar bastante na sua compreensao sobre o que esta sentindo.

Ola! Sim, é possível e provável que isso aconteça. Penso que o acompanhamento de um psicólogo é de fundamental importância para que você consiga controlar/extinguir tais sintomas e comportamentos. O acompanhamento de um psiquiatra também é importante para auxiliar nesse tratamento até que, através da terapia, você se sinta estruturada. Estou à disposição. Abs
Sandra Romao
Olá! Sim, é possível que tudo volte ou mesmo que nunca tenha ido embora definitivamente. A depressão é uma doença insidiosa, os pensamentos negativos podem se tornar um hábito de difícil alteração. Recomendo retomar o processo psicoterápico e consultar um psiquiatra também. A atuação destes dois profissionais em conjunto e alinhados num projeto terapêutico tem maior eficácia.
Não deixe de procurar ajuda novamente.
Abraços
Sugiro que retorne a terapia integrando com um psiquiatra o quanto antes.
Olá!
As recaídas são possíveis sim. Se estiverem ocorrendo com muita frequência busque novamente a psicoterapia porque esta irá lhe ajudar a se restabelecer.

À disposição
Estimada, recomendo que procure médico psiquiatra para avaliar sintomas, reaver diagnóstico, concomitantemente profissional psicólogo, especialista em Saúde Mental e ênfase Terapia Cognitivo-Comportamental para melhor entendimento dos seus pensamentos disfuncionais que desencadeia que culminam na manutenção de sintomas negativos.
Juntos profissionais poderão pensar estratégia terapêutica para melhor desenvolvimento e melhor prognóstico! Procure profissionais da sua confiança e inicie quanto antes seu tratamento!
Abraço!
Olá. Sim é possível ter recaídas assim como qualquer pessoa mesmo que esteja saudável no momento, pode vir a desenvolver depressão. Algumas pesquisas demonstram que alguma pessoas podem apresentar maior vulnerabilidades a depressão que outras. Mas não significa necessariamente que sejam imunes. Depressão é uma doença que acarreta prejuízos na saúde do sujeito. Seria importante você buscar ajuda do psicólogo e do psiquiatra caso seja necessário o uso da medicação. O psicólogo irá te auxiliar nesse processo através do acolhimento e no uso de técnicas que te ajude a fortalecer e lidar com o sofrimento de forma a elaborar os impactos em sua vida. Abraços
Olá! Sim, é possível. E seus sintomas atuais são sinais de que deve procurar novamente um bom psicólogo (da abordagem que vc mais se identifica) e fazer um acompanhamento com um Psiquiatra (pois em alguns casos é preciso da introdução de medicação). O trabalho conjunto do Psicólogo e do Psiquiatra é importante em casos de depressão mais sérios em que há pensamentos acerca de suicídio. Não deixe de buscar ajuda profissional! Desejo melhoras!
Atenciosamente, Ana Carolina
Você deve procurar a terapia novamente. Uma vez que retornaram seus sintomas e que você não sente bem. Deve sobretudo se pautar em você . Deve procurar outro terapeuta para ver se a situação se repete e ter uma noção clara se deve mesmo parar ou não. Provavelmente não foi suficiente o tempo de terapia, para tratar de suas questões. Retorne a terapia e conte o que aconteceu.
É possível ter recaídas, sim. Você relata que o Psicólogo encerrou o tratamento, mas geralmente é o paciente que por conta própria se dar alta porque melhorou. Isso é perigoso e pode levar a prejuízos na evolução clínica, principalmente quando esta decisão não é compartilhado com o profissional. Porém o profissional tem a responsabilidade e a obrigação de deixar tudo isso claro para o paciente. Além disso ele deve prever estes comportamentos no curso do tratamento e prepar o paciente para a alta, e para identifica e enfrentar as recaídas. O processo terapêutico não pode ser interrompido de forma abrupta, mesmo se esta atitude fizer parte das metas do tratamento, mesmo assim este deve ser previsto, abordado, e esclarecido. O encerramento deve fazer parte do planejamento, assim como a previsão de recaídas, e quando deve ser o retorno do paciente. Você deve procurar um profissional de sua confiança e ficar atenta a forma como o tratamento deve ser conduzido e encerrado. Se cuide! Abraç
Não tenho condições de avaliar o trabalho da psicóloga que te acompanhou, mas é provável que (mesmo tendo recebido alta) esteja em novo episódio depressivo. Sentir os mesmos sintomas não é o esperado em um quadro de alta clínica de depressão, mas isso pode indicar que você está sob condições similares às que levaram ao episódio depressivo anterior. Procurar auxílio profissional é indispensável! Nesse ínterim, trabalhar sobre os pensamentos é um ponto essencial dentro de psicoterapia, mas isso não basta: será que não haveria algo em seu ambiente cotidiano ou em seu estilo de vida que te predispõem à recorrência da depressão? Questões nutricionais, físicas e sociais são fundamentais na remissão completa e construção de uma vida da depressão. Recomendaria um psicólogo analista do comportamento: o protocolo de ativação comportamental é padrão ouro em pesquisas sobre terapia para depressão e os resultados são estáveis a longo prazo.