Tive uma conjuntivite adenoviral e agora tou com infiltrados na cornea, a questão é que não quero

4 respostas
Tive uma conjuntivite adenoviral e agora tou com infiltrados na cornea, a questão é que não quero fazer uso de colirio a base de corticoide pois tenho medo dos efeitos colaterais dessa medicação, se eu não usar esse colirio os infiltrados podem piorar?
Caso os infiltrados ou nubéculas (pois parecem nuvens) não sumam, existem outras opções de anti-inflamatórios não esteróides.
Alguns casos persistentes resolvem com ablação superficial da cornea(PTK)

Lembrando que os efeitos colaterais de colírios de corticóides são mais comuns quando usados como automedicação sem controle médico.. No caso do uso indicado por tempo limitado por 1 a 3 semanas em esquema de "desmame", redução progressiva da dose, é bastante seguro e eficaz.
O tratamento padrão para os infiltrados subepiteliais estéreis que ficam na córnea em alguns casos de conjuntivite adenoviral é com colírio de corticóide mesmo. O tratamento deve ser acompanhado pelo seu oftalmologista de confiança, se ocorrer algum efeito colateral, pode ser manejado com o tratamento adequado, converse com o seu médico, sempre levando em consideração o risco-benefício.
Lembrando que os infiltrados podem ocasionar baixa de visão permanente, então se o oftalmologista prescreveu o colírio, acate a sua decisão, em prol da sua saúde ocular.
Se você tiver dúvidas sempre retorne ao seu médico, fortaleça a relação médico-paciente.
O tratamento padrão è sempre com corticoide em acompanhamento com seu oftalmologista.